Usina de Letras
Usina de Letras
98 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->DEIXE COMO ESTÁ -- 08/06/2005 - 23:48 (Elias Gonçalves Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

DEIXE COMO ESTÁ

Sugestão a um colunista, do jornal “ A Tribuna “, que classificou a possível implantação de cotas para negros na Universidade Federal do Espírito Santo de “imbecilidade, nefasto, patético, oportunista e demagogo” e pede aos leitores que dêem sua opinião sobre o tema.

Você me pede que dê opinião sobre o assunto. Eu não vou fazê-lo. Ao contrário, quero de propor um exercício.
Na primeira parte da sua tarefa, você deverá passar na UFES em dia de aula e dar uma volta pelo estacionamento e anotar a placa de 30 veículos ( Corolas, Audis, Citroens, Peugeots, Ferraris, etc ) e, em seguida, a sua missão será descobrir quantos desses carros pertence aos negros que ali estudam.
Na tarefa seguinte, ainda no Campus da UFES, escolha aleatoriamente 20 salas-de-aula e conte os negros de cada turma. Não precisa levar calculadora científica, HP12C e nem mesmo aquelas de R$ 1,99. Você poderá contar nos dedos, como nos velhos tempos. Sugestão1: Não escolha os chamados cursos de elite ( Direito, Medicina, Odontologia, Engenharia, Psicologia ), pois você corre o risco de não precisar usar nem os dedos dos pés.
A tarefa seguinte é mais simples. Consiste em você identificar as 5 maiores empresas da Grande Vitória em quantidade de empregados. Você deverá telefonar para o setor de Recursos Humanos dessas empresas e descobrir quantos negros ocupam cargo de gerência ou exerce algum tipo de chefia.
A próxima tarefa é a mais difícil e com certeza você precisará de uma boa calculadora. Vá a Penitenciária Agrícola de Viana e faça a proporção de negros para brancos naquela instituição. Fique à vontade para fazer o mesmo nos outros presídios.
A sua última tarefa será tranqüila, porem nada confortável. Como ninguém é de ferro, você deverá fazer um passeio pelo Shopping Vitória. Pesquise em 15 lojas e identifique quantas pertencem a negros e a quantidade de atendentes negros que cada uma tem nos seus quadros. Também aqui você poderá estender a sua pesquisa para a quantidade de lojas que desejar. Se estiver se perguntando onde estarão os negros nos shoppings, dê uma rápida espiada não “guetos”
( depósitos, equipes de limpeza, motoristas, entregadores e, talvez, nas equipes de seguranças ).
Sugestão2: utilize o estacionamento do shopping, pois se fizer diferente, terá que enfrentar um flanelhinha, possivelmente negro, que lhe oferecerá seus préstimos e não lhe dará a oportunidade de se negar a aceitá-lo.
Você está com fome? Sente-se na praça de alimentação e coma alguma coisa. Não fique procurando por negros nesse ambiente. Eles não “gostam” de freqüentá-lo.
Sua tarefa acabou. Você pode ir para casa. Não precisa olhar na cor da pele dos operários da construção civil, dos que moram debaixo dos viadutos e nem nas crianças ou jovens que vão tentar te vender uma bugiganga ou pedir dinheiro nos semáforos. Só peço que nesse deslocamento você tenha cuidado. Você poderá ser vitima de um seqüestro-relâmpago e existe grande probabilidade desse crime ser praticado por um negro que noutros tempos não teve uma escola para freqüentar. Chegue em casa, tome um bom banho e, se possível, durma o sono dos inocentes .

Última sugestão: Se eu fosse você, utilizaria essa coluna para fazer uma campanha no sentido de que, não somente a UFES, mas os Darwins, Nacionais, FDVs e UVVs da vida escancarassem suas portas para os negros e pobres desse País.
Abraços.


Elias Gonçalves Dias




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui