Usina de Letras
Usina de Letras
59 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10355)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->No Ângulo (I) -- 06/06/2005 - 13:15 (Carlos Frederico Pereira da Silva Gama) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL 4 X 1 PARAGUAI
Bonitinho, mas ordinário

Parreira finalmente montou sua seleção dos sonhos.
Ao invés dos 3 zagueiros de Felipão e do 'número um' de Zagallo, um 4-5-1. Resta saber o que falta para que a seleção tenha um futebol digno dos sonhos que desperta no torcedor (o Paraguai, como seus uísques, foi um pseudo-adversário, desprovido de sua referência Cardozo e numa tarde bastante frágil de sua defesa).

Robinho não atuou como atacante, foi deslocado para o meio, na direita, batendo cabeça com Zé Roberto, trocando figurinhas com Ronaldinho Gaúcho. Este último solta faíscas por todos os palmos de grama que encontra - não há estratégias que comportem tamanha improvisação incontida. Robinho se mostrou, como companheiro, ser bem mais que fogo de palha, mas o lado esquerdo do meio-ataque brasileiro se tornou um latifúndio improdutivo. Kaká foi o único do 'quadrado' que virou quinteto capaz de girar e se deslocar por todo o meio de campo, atuando como o catalisador, o grande 'encaixador' de jogadas que se tornou no Milan. Zé Roberto permanece o 'ausente mais presente' da seleção, premiado com buracos do tamanho do Chaco de um Paraguai combalido. Continua produzindo muito calor e pouca luz, bem como Emerson (mas este só está lá para isso mesmo, né?).

Há carência de um jogador pensante no meio-campo brasileiro - alguém capaz não apenas de improvisar (já temos aos montes), mas de planejar jogadas, dando aquela força para a dinâmica tão ausente dos esquemas estáticos que Parreira tanto aprecia. Um Zidane, um Nedved - um técnico dentro de campo. Ricardinho, do Santos (até quando?) se afigura como a melhor alternativa disponível. Ainda por cima, grande volante, bom chutador, e jogador de espírito coletivo.

No mais, a distribuição dos craques é o grande impeditivo para se atingir o futebol de sonhos - coisa que Luxemburgo já descobriu, no Real Madrid. Com Robinho destacado para o lado direito do meio-campo, a seleção 'bate cabeças' na direita, desperdiça a esquerda (ave Roberto Carlos, que supre parcialmente essa deficiência vindo de trás) e seu miolo central se dedica apenas à, digamos, destruição de jogadas a cargo de Emerson.

Há falta de tutano no miolo criativo da seleção. Acorda, Parreira! A Argentina vêm aí...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui