Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->E A VIDA CONTINUA -- 17/05/2005 - 17:08 (JOÃO BOSCO LOMONACO MENDES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
É realmente complicado o que existe dentro do homem. Na sua cabeça. Na alma. No coração. Sentimentos. Raciocínio. Reações. Porque nem essas ele revela com a facilidade esperada.

Na maioria das vezes, primeiro se advinha o que com ele se passa. Através do comportamento. Gestos. Modo de olhar. De reagir. Em situações comuns. Ou incomuns. O corpo fala. É título de obra. Muito bem feita, por sinal. Que muito nos diz e ensina.

Depois, se a pessoa se deixa aproximar, a gente tenta romper barreiras. Brinca. Manifesta bom humor. Tenta abrir a porta. A própria. E tenta bater na dela. Sentir a ressonância. Oca? Ou sólida? Depende da reação às primeiras atitudes. Brincadeira bem aceita com resposta bem humorada. Acolhimento quase certo. Batida de ressonância sólida. O tapete se desdobra ao caminhar.

Perguntas. Respostas. Curtas. Mais longas. Reticências. Gostos. Desgostos. Formação. Não se perguntam qualidades. Procura-se senti-las. Através do testemunho. Que se pode sentir verdadeiro, ou não, através do diálogo que se estabelece. Defeitos se escondem. Sinceridade? Por mais que você a tenha, sempre duvida da contrapartida. Porque fatos começam a acontecer. Ou deixam de acontecer. E dificilmente não serão objeto de análise. Boa. Ou não. Depende do seu estado de espírito quando deles toma conhecimento. Explicações. Existem? Pode ser.

E a vida, que parecia ter acolhido novo e promissor abrir-se, continua. Na monotonia cansativa de sempre. Decepção? Não. Realidade. Só. Mais nada.

E tem-se que abraçar a realidade, pena de não se ser feliz. Triste de quem não se adapta. É sofrimento, na certa. Porque o aceitar é fundamental.

É como aquela história do perdão. Todo mundo só pensa que a virtude está no perdoar. Mas o verbo tem que ser vivido também na forma reflexiva. E na passiva. Perdoar-se. E ser perdoado. Senão o relacionamento é falho. E sempre se fica devendo algo a alguém.

O aceitar conjuga-se e vive-se de igual maneira. Na voz ativa, na reflexiva e na passiva. Aceitar. Aceitar-se. E ser aceito. Se as conjugações interagem, com certeza haverá felicidade.

Importante é viver o presente. Porque o passado já se foi. O futuro ainda não é meu

E a vida continua...


BeMendes (direitos reservados)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui