Usina de Letras
Usina de Letras
225 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->PAULO BETTI ESCREVE SOBRE O ENCERRAMENTO DAS FILMAGENS DE CA -- 29/07/2003 - 23:38 (Douglas Lara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

PAULO BETTI ESCREVE SOBRE O ENCERRAMENTO DAS FILMAGENS DE CAFUNDÓ

Douglas, quarta feira passada encerramos as filmagens de Cafundó em Curitiba, numa cena com Francisco Cuoco, Renato Consorte ,Abraão Farc e Tupaceretan ( ator paranaense).
Na cena Cuoco foi um bispo que está assustado com a popularidade de João de Camargo.
Abrão Farc foi um juiz que também está indignado. Tupaceretan é um major defendendo João assim como Renato Consorte, que foi um ministro que defende João usando o argumento de que Allan Kardec é branco, frances e diz que "receber espíritos é uma coisa normal." Renato Consorte acompanhou com carinho o projeto. A mulher do ator, Joze, é professora da Puc, negra, esteve em Sorocaba nos anos 60 e fez com os estudantes de medicina, um trabalho sobre o lider carismático da Àgua Vermelha.
As filmagens duraram 8 semanas. Mais de 2000 pessoas, entre técnicos e artistas, mais figurantes, estiveram envolvidos nos trabalhos.As filmagens foram em Ponta Grossa, Paranagua, Lapa e Curitiba. A historia se passa em Sorocaba, mas foi nas cidades acima que conseguimos uma equação de cenários preservados e distancias compatíveis.Paranagua e Lapa representaram lindamente a Sorocaba de 1900.
De Sorocaba foram dois onibus cedidos pela Breda. Parentes, alunos e vizinhos da Vila Leão.
Esteve presente também nosso popular Miroldo, que foi atração no set de filmagem contanto histórias sobre sua carreira futebolistica .(Miroldo jogou no Guarani e no Operário de Ponta Grossa). Alguns alunos do Instituto participam do filme com pequenos papéis e também de Sorocaba, além desse locutor que vos fala, estiveram a Cassiane, na produção, o Tru, nos transportes, a atriz Geisa Campos e o figurinista Cassio Brasil, que, premiadissímo, está trabalhando com Jô Soares.
De Sorocaba também são duas "revelações" do filme. Os meninos Wesley Manoel e Francisco Leão, o primeiro é do projeto "Quilombinho" do Clube 28 de Setembro e o segundo é aluno do Instituto Vila Leão. Eles fazem , respectivamente, Natalino ( que adulto é interpretado por Alexandre Rodrigues, o Buscapé de "Cidade de Deus ") e Alfredinho, o menino cujo martirio cria o mito que vai iluminar João de Camargo. Os dois foram perfeitos em seus papéis.
Wesley contracenando com Lazaro Ramos (João de Camargo) de igual para igual e Francisco dominando perfeitamente sua égua, empinando e cavalgando nos horizontes dos campos gerais. Os dois tem participação de destaque no filme. Aguardem.
Resta um dia de filmagem em São Paulo, na praça e Catedral da Sé.
A primeira etapa consumiu 2.800.000,00 ( noticia do Estadao falava em 4 milhões, estava errada.)
Agora vamos atras de dinheiro para a edição, sonorização e acabamentos.
O filme ficou lindo. Sou suspeito, é claro, mas a equipe estava muito harmoniosa e Nho João de Camargo cuidou para que chovesse quando tinha que chover e fizesse sol quando era necessário.
Além de tudo, quando íamos chutar a bola fora, ele fazia com que ela resvalasse num adversário e entrasse no gol. Além de tudo, todas as bolas que batiam na trave acabavam entrando .
Resumindo o filme foi dirigido pelo Clovis Bueno e por mim, mas guiado por Nho João.
Se quiser saber mais noticias www.cafundo.com.br
abração,
Paulo Betti
===
http://www.sorocaba.com.br/acontece
===
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui