Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50626)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Aos Amigos leitores, freqüentadores da USINA DE LETRAS. -- 12/04/2005 - 01:13 (Valdea Sianna) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ENSAIOS...
TÍTULO: Aos Amigos leitores, freqüentadores da USINA DE LETRAS.


NOTIFICAÇÃO IMPORTANTE

PROGRAMAÇÃO DE ASSUNTOS GRAMATICAIS, DICAS PARA TORNAR A APRENDIZAGEM MAIS ATRAENTE E AO ALCANCE DE TODOS.

Convidei para coordenar esta PROGRAMAÇÃO a FILÓLOGA, PESQUISADORA E REVISORA DE TEXTOS - DIONILCE SILVA DE FARIA. Niteroiense, escritora e poetisa. Já publicou os seguintes livros: “É FÁCIL APRENDER PORTUGUÊS”, “160 DICAS GRAMATICAIS DE DIONILCE”, O MINUTO DO VER e O AMOR FAZ MILAGRES .
Seu site: www.conexaorio.com/portuguesfacil

CIRCULAR DE PROGRAMAÇÃO
sobre assuntos educacionais...

A nossa LÍNGUA PORTUGUESA precisa de amigos para não sentir-se só. A solidão fará dela um tesouro enterrado nos escombros da nossa própria ignorância e acomodação. Viva a Língua Portuguesa! Teremos uma árvore frondosa cujos frutos são saudáveis, saborosos e não são caros, pertencem a todos que dela buscam aprender um pouco mais.
Esta programação será publicada, aqui, todos os fins de semana, como ensaios... E ficará à disposição dos interessados pelo tempo que se fizer necessário.
Desde já, agradecemos a oportunidade e o interesse de vocês. Poder contribuir para a satisfação e engrandecimento cultural, juntando o útil ao agradável. Em se tratando de cultura gramatical sempre foi nosso compromisso com nossa formação Educacional. A Professora Dionilce é cultora da língua portuguesa, pedagoga, pós-graduada em Tecnologia Educacional, licenciada pelo MEC. Muito versátil e inteligentemente habilidosa nesse assunto vai nos ensinar algumas “DICAS GRAMATICAIS”, “brincando com as letrinhas” ...Como? Aguardem !


por Valdea Sianna, em 04 de abril de 2005.
Técnica em Assuntos Educacionais
MEC-UFF


Esclareça as suas dúvidas, lendo as dicas abaixo:

Tema : Niterói
• Cataplasma – masculino ou feminino ?
R.: feminino
Massa medicamentosa aplicada diretamente sobre a pele ou entre dois panos.
Em Niterói, Cidade Sorriso, a cataplasma é usada para aliviar dores no corpo.
• Companhia (certo). Compania (errado).
Companhia – ação de acompanhar, trato íntimo.
Preciso de sua companhia para ir à festa comemorativa do aniversário de Niterói, no dia 22 de novembro.
Companhia - significa também sociedade comercial ou industrial formada por acionistas.
As companhias de seguros em Niterói pagam corretamente as suas contas.
• Porcentagem (certo). Percentagem (certo).
Fração por cento de qualquer coisa.
A porcentagem de água no leite, em Niterói, é quase nula .
• Monstro
Substantivo no papel de adjetivo é invariável.

Tema : Páscoa


• Distrair Destrair
(certo) (errado)
Ex.:As crianças vão se distrair com os coelhinhos da Páscoa .
• Angélico Anjélico
(certo) (errado)
Ex.:O ar angélico dos jovens expressava pureza na celebração da ressurreição .
• Rescindir Recindir
( certo) (errado)
Rescindir = anular
Ex.: Os diretores resolveram rescindir o contrato com a empresa que ia organizar a festa da Páscoa .
• Malgrado Mau grado
(apesar de) (má vontade)
Ex.: Malgrado o pouco recurso financeiro, todos os presentes da Páscoa não foram de mau grado .
• Disenteria Desenteria
(certo) (errado)
Disenteria – infecção intestinal .
Ex .:Comeram tanto chocolate que tiveram disenteria naquela festa pascoalina .
• Montanhês Montanhez
(certo) (errado)
Montanhês – vem de montanha ( substantivo), por isso é com “s”.
Ex.: Ele ressurgiu dos mortos, como o amanhecer montanhês.

Hífen – emprega-se hífen nas palavras derivadas de nomes próprios compostos, que indicam lugar :
belo - horizontino, porto- alegrense , mato- grossense, rio- grandense- do- norte , espírito-santense,etc.

Professora Dionilce Silva de Faria.

por Valdea Sianna, em 12/04/2005.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui