Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Flores -- 24/03/2005 - 02:04 (Valdea Sianna) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Com esta Palestra ganhei o Título de Honra ao Mérito da AJEB, fica no Rio de Janeiro.
Vamos a ela:
Palestra proferida na Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil AJEB – RJ.
Em, 24 de maio de 2004.

FLORES


Eu não poderia falar das Flores sem me reportar à planta que a produziu.
A planta foi um presente de Deus para que nós seres humanos pudéssemos vir a ter a vida no seu contexto universal mediante o aparecimento da “Mãe Natureza” com todo o seu esplendor, harmonia e amor, dando-nos a vitalidade climática tão necessária.
A criação Universal...
“...Dentre as diferentes combinações dos elementos (oxigênio, hidrogênio, azoto e carbono} compõem a infinita variedade das substâncias . Sem essas combinações cessa esse ciclo, para recomeçar quando elas de novo se apresentarem.
Uma vez que são os mesmos os elementos constitutivos dos seres orgânicos e inorgânicos; que se formam incessantemente, em dadas circunstâncias, as pedras, as plantas e os frutos, podemos concluir daí que os corpos dos primeiros seres vivos se formaram, como as primeiras pedras, pela reunião das moléculas elementares, em virtude da lei de afinidade, à medida que as condições da vitalidade do globo foram próprias a esta ou àquela espécie.
A semelhança e forma e de cores, na reprodução os indivíduos de cada espécie, pode comparar-se à semelhança de forma de cada espécie de cristal. Justapondo-se sob a ação da mesma lei, as moléculas produzem conjunto análogo. (diz-se dos órgãos que têm a mesma função, mas de origem diversa).
Existe na matéria orgânica um princípio vital. Ao se formarem, os seres orgânicos assimilaram o princípio vital, e esse princípio se desenvolveu em cada indivíduo, por efeito mesmo da combinação dos elementos, tal como se desenvolvem, dadas certas circunstâncias, o calor, a luz e a eletricidade. Combinando-se sem o princípio vital, o oxigênio, o hidrogênio,o azoto e o carbono unicamente teriam formado um mineral ou corpo inorgânico; o princípio vital modificando a constituição molecular desse corpo, dá-lhe propriedades especiais. Em lugar de uma molécula mineral, tem-se uma molécula de matéria orgânica”. (A Gênese, Allan Kardec).
Como todo ciclo vital o nascimento das flores nos trouxe a harmonia tão desejada e cultuada desde tempos remotos até os dias de hoje pelo seu resgate ainda não muito conscientizado pelo homem, mas de certa forma divulgado entre nós.
Flor = é um órgão de reprodução das plantas fanerogâmicas (planta que tem os órgãos sexuais aparentes).
Para que o reino vegetal pudesse ter vida essa tão exuberante mãe desbravou tempos longínquos nos oferecendo a sua energia oriunda da combinação química, entre outros elementos, produzida pela ação da luz, do calor e de água. Estiolem-se e morrem, desde que lhes faltem esses elementos. A absorção de um ar vicioso e de substâncias deletérias as envenena.
A partir daí criou-se uma atmosfera favorável ao nosso habitat. Então vemos que desde o começo do mundo a “Mãe Natureza” nos embala com sua proteção e nós filhos ingratos o que fazemos com ela? O que lhe damos como compensação de tanto zelo, carinho e vida em abundância com suas inúmeras filiações a nos proteger?...
Sim, falar de flores, nos embala nesse clima, e não é fácil reportar aqui em tão pouco tempo uma filosofia de vida destinada a sua existência...
Porém, eu vou me concentrar apenas em uma particularidade que ela nos apresenta em nosso habitat natural.
As flores representam para nós uma fonte de liberação da energia da natureza e que têm contribuído muito para a saúde, tanto quanto para a culinária, ornamentação e bem estar ambiental. Muitos são os estudos e descobertas de sua utilidade nesse campo promissor de nossa harmonia oriunda de suas cores e matizes, fornecendo-nos um ambiente saudável, e próprio para uma maior harmonização e equilíbrio emocional.
Existem estudos de várias correntes e experimentos com nosso organismo em relação a estes enigmas e inusitados temas. Como exemplo posso citar a jornalista , Rose Aielo Blanco, especialista em jardinagem e ecologia, dentre outras coisas ela fala sobre o céu, terra e homem em harmonia – há mais de 5 (cinco) mil anos, mestres chineses perseguem este objetivo, observando e interpretando as leis da natureza. De geração para geração, o conhecimento tem sido transmitido por uma linguagem repleta de parábolas, símbolos e imagens ricas em significados, que protegem esse povo de outras culturas. Ela nos diz que traduções de livros chineses são proibidas, pela afirmação do estudioso chinês Paulo Lin. Ele conta que por isso o que há sobre o assunto em outras línguas são traduções feitas por chineses que moram em outros países. E justifica: “por ter sofrido muitas agressões de outros povos ao longo da história, o chinês tornou-se muito fechado”.
E foi por meio de arquitetos em visitas aos Estados Unidos, então, que há apenas alguns anos chegou ao Brasil a filosofia Feng Shui. “Seu principal propósito é harmonizar o ambiente e o homem que o habita, unindo o céu e da terá”, explica a paisagista e terapeuta holística Sandra Siciliano, que estuda o assunto buscando um entendimento integral dos fenômenos; e considera o corpo e a mente como um todo indivisível.
O Feng Shui atua na carreira profissional, na espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, nos fazendo criativos e em relação aos nossos amigos.
Para harmonizar ambientes algumas ferramentas são essenciais, no nosso caso, destaca-se as cores das plantas - pois as cores nos influenciam a tal ponto que já existem várias correntes analisando-as conforme o ponto de vista de cada uma, podemos também nos identificar com a precisão e sustentação dessa tese.
Essa influência pode ser direta ou não no ser humano como calmante ou excitante- atração ou repulsão – equilíbrio ou desequilíbrio, ao ponto de salientar traços femininos e masculinos que devem estar em harmonia em relação as plantas também. E explica: “Há plantas bastante femininas, como a rosa, a camélia, a azaléia. Por outro lado existem espécies masculinas, como o cravo e o girassol, por exemplo. E diz ainda, que “as plantas funcionam como uma espécie de ponto de acupuntura para a casa, já que liberam o fluxo de energia”.
Apesar que no Brasil as dicas do Feng Shui sejam uma novidade, há tempos muita gente vem gozando de seus benefícios, mesmo sem saber.. E Sandra Siciliano comenta o fato, dizendo ser comum bons arquitetos, paisagistas e decoradores já terem, instintivamente, noções de harmonia de cor e forma. E diz mais: esta
Filosofia Feng Shui chegou para “assinar” a teoria de que ambientes agradáveis, harmoniosos e, principalmente, ricos em espécies vegetais, agem positivamente no humor e nas sensações das pessoas. Paulo Lin afirma: “ o paisagismo protege a casa de coisas não visíveis. Por isso, podemos dizer que, de certa forma, ele é um pouco divino”.
• Vocês já pararam para pensar que espécie de magia envolve as flores?
• Que mistério se liga tão fortemente às emoções humanas?
• Por que as plantas – especialmente as flores- estão presentes em todas as ocasiões onde a emoção humana está em evidência?
• Será que ao presentearmos com flores estamos de certa forma desejando um efeito sobre o estado emocional de alguém?
• E será que podemos favorecer certos sentimentos num ambiente ao decorar o local com determinadas flores ou plantas?
A busca por respostas a essas perguntas levou os autores a uma viagem muito interessante e a descobertas ainda mais surpreendentes.
Os estudiosos jamais cessarão de encontrar respostas a perguntas pertinentes em relação a questões de cura, provenientes das plantas, flores e afins...
Em relação a simbologia das plantas- destacando as flores, como símbolos da natureza, da vida, de pureza, de paz, de riqueza, de sucesso, de bem-estar, de alimento, de energia, de cura, de amor, de qualidade de vida; são o climas do ciclo da vida vegetal; a demonstração máxima de beleza da natureza, em exuberância de formas, cores e perfumes sem iguais.
É o mundo maravilhoso das flores.
Tanto quanto já conhecemos a famosa obra “Ninféias” retratando flores aquáticas do jardim de Monet, artista plástico impressionista que encantou o mundo com suas pinturas, que são a expressão do próprio cultivo por ele mesmo em uma extensão de beleza, harmonia, paz e amor nunca visto, por uma variedade de plantas e flores naturais.
Também, podemos citar as plantas e flores artificiais que imitem uma simbologia mágica com a beleza de suas formas, pela harmonia de suas cores e pelo visual de seus arranjos feitos pela mão do homem que é um artista nato desse artesanato, simbolizando as fores com efeitos surpreendentes para o emocional de quem pode apreciá-los e mesmo recebê-los como presente. A satisfação que se faz sentir é tão forte quanto se tem de emoção impregnada na obra pela intenção de agradar e fluidicamente desejar o bem de quem os confeccionaram como quem os recebem.
Falando dos mistérios das flores e respondendo a pergunta feita acima, na pesquisa verificou-se que as flores traduzem uma mitologia e mística de início/meio/fim do processo da vida pela polinização e fecundação que dá continuidade, multiplicidade e melhoria das espécies/variedades existentes e que virão a existir. Graças a este fenômeno da vida vegetal, as flores carregam consigo mitologias e misticismos através de histórias, lendas, bruxarias e simpatias; assim augurando significados por tipos de flores, cores e perfumes.
As flores são um instrumento, um meio, uma forma, um modo, um gesto, enfim um recurso emocional ímpar, inusitado, inteligente, esperto, vip, chic – que tem de melhor no auxílio e reforço nas relações interpessoais no âmbito social, familiar, humano, educação, trabalho, negócios e lazer. As flores são procuradas, aceitas, contempladas e apreciadas de forma universal por todas as raças, sexos, idades, credos e formas de vida.
Como efeito calmante, revitalizador de energias, sensações de companhia, não dando espaço para a solidão conforme o modo de se relacionarem com elas e criarem esse contato pessoal/vegetal intransferível existente entre seres vivos...
Como conclusão pertinente de toda pesquisa ressaltam-se os seguintes pontos:
Ter flores: é ter Paz e harmonia, seja em casa ou no seu trabalho. Viver com flores e plantas ornamentais/aromáticas envasadas e principalmente flores de corte, é viver com o dom da natureza e da vida, traduzido em amor e bons fluidos, pois as flores dão um toque de beleza e elevação para qualquer ambiente. Elas elevam o astral e a qualidade de vida das pessoas que nele transitarem, visitarem ou estarem trabalhando/morando.
Dar flores: é dar emoção e beleza. É transmitir calma e harmonia através de suas cores e aromas. Quando damos flores, poupamos palavras, pois as flores sabem dar a mensagem. As flores são seu cartão de visita mais completo, pois além de belas são suavemente perfumadas. Dar flores é cultivar um dos mais elevados hábitos de bem-viver, de bem-servir, de ser útil; de ser desejado, de chamar a atenção, de se diferenciar.
Receber flores: quando recebemos flores, somos tomados de um conjunto de emoções e sensações maravilhosas como surpresa, beleza, elevação, distinção, alegria, júbilo, requinte e bem-estar. As flores são expressão carinhosa de respeito. Podem representar vários motivos para explicar sua presença, quando as recebemos quer em forma de maço, ramo, buquê, arranjo e mesmo envasada.
Os pesquisadores ainda nos ensina que como Dica de Etiqueta, devemos agradecer sempre direta e imediatamente à pessoa que nos enviou (dedicou) as flores. Mesmo não concordando com o fato ou a circunstância, demonstremos sensibilidade e educação no agradecimento, contendo nossa eventual repulsa e/ou contrariedade. Agradecer não quer dizer concordar, insiste o autor dessa dica de etiqueta; que consentir, aceitar é da sua vontade e sentimento pessoal... Isto sim, diz ele, já é o segundo momento/lance do jogo... das relações e das mensagens.
Para finalizar, tenho a dizer que: o ser humano ainda, tem muito que descobrir com relação a essa espécie “divina” e enigmática, surpreendentemente milagrosa como solução para a hipotrofia (deficiência da nutrição) e que possa substituir as substâncias desastrosas para o nosso organismo e funções vitais...
E vamos receber essas benções que nos chegam desse seio de nossa mãe natureza que quer nos saudar mesmo com aquelas plantas e flores não tão exuberantes em beleza, mas em utilidade até para a cura de nossas imperfeições cultivando-as, conscientizando-nos da sua importância vital para o nosso Planeta Terra que hoje vive o drama ecológico e ambiental do desmatamento de sua flora. Vamos preservar as nossas matas agrestes, a nossa reserva florestal urbana e tudo o que nela existe, mesmo que seja uma plantinha nascida no mato ou uma florzinha tenra, alguma utilidade ela tem por ter nascido ali naquele lugar...
Eu ouvi dizer em uma entrevista que Roberto Carlos vive conversando com as plantas e as flores que ele cultiva com muito carinho... Também, pudera com tanta sensibilidade e vigor que emana do Roberto, é evidente que a troca é recíproca.
Eu estou fazendo a minha parte! E você está fazendo a sua? De vez em quando planto uma plantinha, vejo nascer uma florzinha e...
Então, uníssono venceremos porque em todos os tempos que se passaram e que estão por vir só com UNIÃO a ignorância será extirpada da imperfeição universal, que hoje ainda é bem acentuada, no trato do meio ambiente em que vivemos, nesse habitat natural.
Em uma só voz...
Viva a “Mãe Natureza” com todo o seu esplendor!
Viva a flor que desperta em nós o mais nobre sentimento... O AMOR!

Valdea Sianna
maio/2004
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui