Usina de Letras
Usina de Letras
257 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TURMA TEIXEIRA DE FREITAS - HISTÓRIA E SAUDADES -- 22/02/2012 - 21:54 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012





TURMA TEIXEIRA DE FREITAS - HISTÓRIA E SAUDADES



 




 Francisco Miguel de Moura*



 



Há acontecimentos editoriais que, não obstante tenham passado pela mídia sem perturbá-la, não deixam de ser até mais valiosos do que os badalados. Tudo por conta do conteúdo duradouro que produzem. Necessário é que se lhes ofereça uma opinião, uma notícia, algumas palavras de agradecimentos e de louvor aos seus organizadores/editores/autores. Falo da edição da “Revista Turma Teixeira de Freitas”, do Acadêmico Desembargador Nildomar da Silveira Soares, comemorando com sua turma da Faculdade Nacional de Direito, Rio de Janeiro, as bodas de ouro (1961-2011), do acontecimento. Trabalho muito bem elaborado e cuidado editorialmente, podemos dizer que é um monumento histórico da espécie – coisa que não é comum. Não é possível citar aqui o nome dos ilustres colegas de Nildomar da Silveira Soares, para nossa alegria, membro da Academia Piauiense de Letras. Por alto: a revista anota livros publicados por colegas e professores dele; foram colocadas homenagens aos maiores juristas da época como Evaristo de Morais Filho e Hermes Lima, por exemplo. A revista compõe-se de 139 páginas, em papel de primeira qualidade e apresentação gráfica impecável. Amplamente ilustrada com fotos das personalidades que faziam a Faculdade Nacional de Direito; monumentos, igrejas, ruas; cópia de preciosos documentos que testemunham os acontecimentos políticos, jurídicos e educacionais da época; fotos da Faculdade, da Biblioteca e outros onde a turma de 1961 (115 formandos ao todo, representando quase todos os Estados do Brasil),  viveram aqueles venturosos anos de estudo e festas da mocidade. A tudo isto, juntou os mais importantes e belos pronunciamentos dos paraninfos e demais figuras que participaram do acontecimento. A publicação conta também com belos poemas e canções de alguns dos colegas que eram dados às artes.




No frontispício da apresentação da Revista, Nildomar abre com esta frase lapidar: “A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor”, que mostra muito bem a atmosfera de amizade, solidariedade e compreensão reinante naquela turma de Direito da Faculdade, comprovada durante cinco décadas. E isto só pode deixar muitas saudades. Saudades que Nildomar aqui faz muito bem em relatar.




Prosseguindo, o apresentador Nildomar da Silveira Soares comenta: “Com muito amor no coração, decidi realizar um sonho, editando no meu distante Piauí, para a festa dos 50 anos de formatura pela querida Faculdade Nacional de Direito, hoje com 120 anos de fundação da Universidade do Brasil, Turma 1961, no Rio de Janeiro, esta Revista comemorativa de tão significativa efeméride. Será ela distribuída a título de cortesia, aos colegas e familiares presentes ao encontro. Pretendi produzir este trabalho, resultado de cuidadosa compilação, não por dever ou por compromisso assumido, mas apenas por verdadeiro amor à Turma, imprimindo, na sua conclusão, certa pressa, pois sei que tenho mais passado que futuro, embora não me revolte com o envelhecimento, pois é ele o único meio de viver muito tempo. Durante estes 50 anos, Deus me ofereceu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva, porém Ele, ouvindo minhas orações, prometeu e concedeu-me muita força para cada dia, consolo para as lágrimas e luz para o caminho. Não devo e não posso nada reclamar, como acredito seja, igualmente, o comportamento dos queridos colegas da gloriosa Turma de 1961”.




Aqui, por falta de espaço, encerro o pequeno trecho da apresentação da “Revista Turma Teixeira de Freitas”. Mas termino esta minha homenagem a Nildomar da Silveira Soares, amigo e colega do tempo de Banco do Brasil e da Academia Piauiense de Letras, repetindo a citação que fez do Padre Fábio de Melo: “Quem quiser levar a rosa para a sua vida, terá de saber que com ela vão inúmeros espinhos. Mas não se preocupe... A beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos...”


_____________________


*Escritor, Membro da Academia Piauiense de Letras, da União Brasileira de Escritores e da International Writers and Artists Association (IWA - Estados Unidos)


margin: 0;
border: 0;
padding: 20px 0 5px;
text-align: left;
font-weight: bold;
">
Poderá também gostar de:




margin: 0;
border: 1px solid
555;
padding: 2px;
width: auto;
height: auto;
">
 





margin: 0;
border: 1px solid
555;
padding: 2px;
width: auto;
height: auto;
">
 





margin: 0;
border: 1px solid
555;
padding: 2px;
width: auto;
height: auto;
">
 





margin: 0;
border: 1px solid
555;
padding: 2px;
width: auto;
height: auto;
">
 



display: block;
float: left;


border-bottom: none;



margin: 0;
padding: 6px;
text-decoration: none;
text-align: left;
cursor: pointer;
">



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui