Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Onde estão os pregadores?Pregar... -- 15/01/2005 - 15:24 (elvira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Este verbo, tão energético, fez-me recuar no tempo e relembrar a época em que estudei a história de Jesus Cristo e suas pregações, não em vão, mas quase surdas, por vários motivos a-temporais, como podereis depreender, baseando-n(V)os na experiência e no conhecimento do pragmatismo deste ser biológico, a quem denominamos, Homem!
Foram precisos muitos anos para a sua pregação/palavra/verbo, ter efeitos...alguns dos quais, humildemente considero de hipócritas!
Relembro o Padre António Vieira que a dado momento prefere pregar aos peixes porque'Nunca pior auditório. Ao menos têm os peixes duas boas qualidades de ouvintes: ouvem e não falam.'
Ora estas duas nobilissimas atitudes/qualidades, serão de ter em conta no percorrer da nossa caminhada.Ouvir e não falar...há muitos momentos da nossa vida que o devemos fazer, filtrando acabamos por nada dizer, porque podemos piorar a situação.Julgo primordial fazermos a síntese e só depois manifestarmo-nos, pois, se não estivermos preparados para ouvir, não estamos preparados para falar, correndo o risco de sermos declarados boçais de último grito.Por isso, os mestres da sabedoria, recolhem -se, cansados da indiferença, do egoísmo, da frase corriqueira'Não me importo que o meu irmão morra, o que quero é que a minha vida corra'.
Por isso é que já não há pregadores...(tese 1)o Homem/receptor cansa-se de ouvir, o Homem/receptor quer logo manifestar-se tal é a corrida contra o tempo, o Homem/receptor, só quer ouvir(torna-se verdadeiramente receptor) quando já não controla sozinho o seu universo narcísico...e depois,transforma-se...para esses, há uma parte ínfima que tenta pregar, tal qual Jesus Cristo, acreditando que a Sua Palavra, enfim, resulte em ataraxia, empatia,fusão,equilíbrio...Paz!? Palavra viva!
O optimismo é ultra necessário no pregador, pois, afinal das gotículas é que se forma o oceano!Justificado, porém é incompreensível não haver tantos pregadores!Afinal,o Homem está menos herege, menos mau, menos pecador?(Tese2)
Parece-me que as revistas, a net com os seus blogs, com os seus chats, actualizaram o obsoleto pregador.Assim, no lugar de estar no alto do púlpito, ou da montanha, proferindo a sua oratória (intraduzível para a grande parte), eles estão por aí, falando de igual para igual, ajudando,desajudando,barafustando,criticando...e ouve-os quem os quer ouvir!Convenhamos que assim é menos constrangedor, fechar a janela, ou deixar de ler os comentários, do que ter de estar mais de horas a ouvir 'descascas'.Esta é outra visão e deixa-me mais sossegada, porque só 'enfia a carapuça quem quer'!E graças a Deus que também somos mais cultos!No entanto,para o caso destas teses não terem cabimento, advirto que é sempre melhor ouvir do que falar...demais!

Elvira:)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui