Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->AOS GUERREIROS DA JUSTIÇA -- 02/01/2005 - 23:14 (Rodrigo Mendes Delgado) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AOS GUERREIROS DA JUSTIÇA


Assim como os cavaleiros templários possuem um tempo de treinamento para que possam exercer seu mister, qual seja, a defesa dos fracos em nome de Deus, assim também vós, guerreiros da justiça, também possuístes um tempo que foi dedicado ao treinamento, para que então estivésseis aptos ao exercício de seus misteres.
A grande verdade, inegável e inquestionável, é que este tempo de preparação está em seu fim. Foi uma longa jornada. Anos de preparação e treinamento. Muitos os percalços, os tropeços, as trepidações. Inúmeras as dúvidas quanto à certeza de se estar trilhando o caminho certo. Muitos os ideais, os sonhos. Grandes e inesquecíveis mestres dos quais foram discípulos.
Uma jornada que propiciou tempo e oportunidades para que fizesse realidade às palavras proficientes de Sócrates, conhecerem-se a si mesmos. Vossos anseios, vossos desejos.
E agora, após tantas lições, dos mestres e da vida, estão aptos ao exercício da mais alta missão empreendida pelo homem desde o seu surgimento no Universo: A BUSCA PELA JUSTIÇA.
Este o vosso mister, a vossa sagrada missão, buscar a justiça incansavelmente, a cada dia, a cada momento. Vós sois cidadãos e guerreiros do mundo. Por onde encontrarem a injustiça, ergam a cabeça, lembrem das sacrossantas lições que vos foram ministradas durante anos a fio, empunhem a espada e lutem. Lutem com todas as vossas forças, com toda a vossa alma. Fazei de cada batalha uma batalha única, a ser travada com toda honra e com toda glória. Tenhais sabedoria. Estudais como se fosseis viver eternamente, mas vivais cada momento como se fosse o último. Não temais o inimigo, pois um guerreiro da justiça nada teme. Superais vossos defeitos e vicissitudes a cada nova batalha. Que os erros do hoje não se repitam no amanhã, e que a glória do hoje se perpetue para sempre.
Não ousem jamais lutar por uma causa que apenas na aparência pareça justa. Quando em verdade possui em seu bojo interesses escusos e injustos. Já dizia o sábio Plutarco: “o mais alto grau de injustiça é não ser justo e, todavia, parecê-lo”.
A cada batalha deve o guerreiro da justiça fazer uma análise da luta que travou, perguntando a si mesmo: “Travei a boa batalha?”. Se a resposta for positiva, lutais para melhorar, se a resposta for negativa, lutais duas vezes mais para sereis melhores.
A maior honra é morrer lutando, pois o verdadeiro guerreiro da justiça prefere morrer em pé, lutando, a viver mil anos de joelhos. Lutais por aquilo em que acreditam, pelos sonhos, pelos ideais, pela vida, pela Justiça. Pois, isto é o que vós sois, cavaleiros e amazonas da Justiça. Vós, a partir de hoje, carregais em vossos ombros a inafastável, grandiosa e nobre missão de erigir os pilares da nova sociedade. Mais justa, humana e fraterna. A Justiça será o santo Graau em busca do qual devereis dedicar toda a vossa existência.
O mundo deposita em vós a confiança e a certeza de que travarão a boa batalha. Que lutarão por um mundo mais digno, mais igualitário, mais humano, mais fraterno. A grandiosidade de um guerreiro não reside apenas no fato de obter de forma exitosa todos os seus intentos, mas de envidar todos os esforços possíveis, imagináveis e sobre-humanos para consegui-los. Não há batalhas que sejam mais dignas de serem travadas, ou batalhas que sejam menos dignas, o que há são batalhas mal travadas por guerreiros desleixados, sem sonhos, sem amor, sem alma de lutadores. Muitas vezes são as batalhas mais singelas que trazem os maiores e melhores resultados, e que criam os maiores e melhores guerreiros.
Em verdade vos digo, que a melhor e mais poderosa de todas as armas é o Amor. Lutais com e pela vida. Lutais pelas crianças do hoje, pois são os guerreiros do amanhã; pelos idosos, que foram os guerreiros do ontem e os maiores mestres do hoje; lutais pelas mulheres, pois que são as responsáveis pela geração dos guerreiros, seres que possuem em seu bojo o germe da divindade, da criação; lutais enfim, por toda a humanidade, independentemente, de raça, cor, sexo, religião, formação política ou filosófica, pois vós sois todos irmãos. Filhos de um mesmo tronco, ramificações de uma mesma raiz. A luta de vós possui um significado sem precedentes. Incomensuravelmente, gigante por sua própria natureza e essência: a construção de um mundo justo.
Portanto, a partir de agora e para todo o sempre concito-vos, convoco-os, conclamo-os a empreender a mais majestosa, a mais grandiosa, a mais sagrada de todas as batalhas da história da humanidade, a luta pela Justiça. Deixais com que vossas almas eclodam e liberem toda a energia, toda a força que corre por vossas veias desde a formação do Universo. Tenhais a certeza, de que foram forjados para esta batalha, desde a origem do Mundo. Vós sois os guerreiros celestiais. Vós sois parte inextrincável da criação. Então, criem! Construam, sem medo, o mundo do amanhã. Ajudais a escrever as novas páginas da história da humanidade, munidos da mais sagrada das penas, a Justiça.
Portanto, sigais guerreiros da Justiça, arquitetos da Acrópole da humanidade, vos que sois, a partir de hoje, pilastras da nova sociedade, cavaleiros e amazonas da luz. Erijam e construam a mais magnífica e inigualável obra de toda a humanidade: a sociedade dos justos.
Luteis a cada dia com mais bravura, com mais coragem, com mais garra, com mais amor, com mais sonhos e que, no fim da vida, possam dizer: FIZ O QUE PUDE.
A vós guerreiros do hoje e mestres do amanhã:
BOA SORTE!








Rodrigo M. Delgado.



TEXTO-ORAÇÃO ESCRITO EM HOMENAGEM AOS FORMANDOS DA 2ª TURMA DO CURSO DE DIREITO DAS FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS - FAI - ANO DE 2001.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui