Usina de Letras
Usina de Letras
121 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Mas, o que é ética? -- 04/12/2004 - 01:23 (Rodrigo Mendes Delgado) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MAS, O QUE É ÉTICA?

Dando seqüência às nossas digressões sobre a ética, necessário se torna que saibamos o que vem a ser a Ética, justamente para que equívocos e excessos sejam evitados.

Como ressaltado anteriormente, ética significa caminho. Portanto, é como uma trilha a ser percorrida para que um dado objetivo seja atingido. Sem método não há bons resultados. Muitos confundem a ética com a moral. Em realidade a moral é o objeto de estudo da ética e não a ética em si. Em verdade um preceito moral pode conduzir a um proceder ético ou antiético. A moral se traduz nas regras costumeiras adotadas pela sociedade em dado momento histórico. Essas regras consuetudinárias (costumeiras) são estabelecidas para o bem da sociedade, para a manutenção de sua coesão e harmonia.

Mas, existem as regras moralistas que, ao invés de colaborarem para a harmonia são a gênese de muitos conflitos. Regras moralistas são apenas o resultado do capricho de grupos minoritários, que tentam se impor pela força e pela arrogância. E compete à ética detectar a moral e afastá-la do moralismo, que pode ser definido ainda como o estado patológico da moral. Assim, a ética é um comportamento crítico, de análise e síntese da realidade fenomenológica que nos rodeia. A ética nos remete às noções de bem e mal, de justo e de injusto. A discussão sobre o bem e o mal é milenar e acompanha o homem desde a aurora de sua capacidade de pensar e refletir sobre o mundo que o rodeia.

Assim, a ética, como método e ciência é parte da filosofia, a ciência suprema do pensar, do refletir, do discutir, que tem por objeto a moral, ou seja, as regras consuetudinárias estabelecidas por certo núcleo social, em dado momento histórico, tendo por objetivo, referidas regras morais, a manutenção da harmonia social, bem como da paz e da ordem.

A Ética é de transcendental importância para a sociedade, posto que, somente por meio da reflexão, da crítica, se pode constatar se uma dada regra moral serve ou não para o núcleo social no qual foi criada e no qual produz seus efeitos. De tempos em tempos a sociedade tem que reciclar sua maneira de pensar e enxergar o mundo, caso contrário corre o risco de quedar nas trevas da ignorância e do retrocesso. O mundo muda constantemente, e, via de conseqüência, a sociedade deve mudar, sob pena de conspurcar a evolução já conquistada e retroceder às eras priscas da barbárie e da selvageria.

Ser ético é colocar as regras vigentes em discussão, aquilatando e equacionando sua viabilidade e pertinência. Se as regras postas em discussão se mostrarem impertinentes, devem ser mudadas. Se as pessoas mudam, a sociedade deve mudar, se a sociedade muda, o mundo igualmente, estará mudando. As pessoas e o mundo mudam constantemente, independentemente de nossas vontades. Somente a sociedade tem a opção de mudar ou permanecer no retrocesso. O mundo possui regras próprias de movimento, de execução de suas funções físicas, químicas, geológicas, climatológicas e etc, o indivíduo igualmente, tem vontade própria, pensa e sente. É na sociedade que os problemas ganham forma, posto ser a mesma constituída de várias mentalidades e, inegavelmente, nem todos se encontram nos mesmos estágios evolutivos da compreensão da realidade, portanto, necessário se torna mais cuidado, carinho e paciência nas mudanças, pois as mesmas, quando se operam, transformam a vida de um número indeterminado de indivíduos.
Somos responsáveis por aquilo que fazemos ao nosso semelhante. A ética visa justamente, a análise do comportamento e do impacto que este comportamento terá na vida das outras pessoas que também vivem e compõem o cenário social no qual vivemos.

Agir exige reflexão. Agir por impulso é colocar de lado a razão e a reflexão, e quando se age por impulso, as coisas geralmente tendem a sair do controle. Que possamos pensar mais antes de tomar decisões, pois, decisões há que mudam os rumos de nossas vidas permanentemente. Como dizia o escritor Saint-Exupèry: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.



Rodrigo Mendes Delgado
Advogado



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui