Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Nazi informação -- 03/12/2004 - 16:21 (Bruno Rezende Palmieri) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Você, eu e muitos outros, dia após dia, depois da leitura dos jornais, chegamos à inevitável conclusão de que não estamos entendento absolutamente nada sobre nós mesmos, sobre o mundo, sobre nosso grupo social...
É dispensável longa digressão para descobrir a causa deste 'imbroglio'. Não é preciso reler Freud na obra Mal estar da civilização. Desnecessário reler Marx, Adorno ou La Boettie.
Temos conhecimento de sobra acerca do conceito de alienação, formulado por Marx em seus Manuscritos Econômicos e Filosóficos e no Capital. Antes dele Montaigne, La Boettie e o próprio Hegel haviam lançado incisivas questões a respeito. Conhecemos a amplitude do conceito de indústria cultural, que emerge do pensamento de Adorno. Ainda no que concerne à alienação, ninguém menos que Adam Smith teceu importantes considerações, ao analisar o emprego maciço das máquinas, em plena revolução industrial. Chaplin, também o fez, no imortal Tempos Modernos, em período mais recente.
O que nos deixa perplexos, contudo, é constatar, pura e simplesmente que a linguagem empregada para informar não é a mesma que utilizamos para ler e compreender os fatos.
Há um tremendo abismo entre a realidade que nos esbofeteia os sentidos e raciocínio e as inúmeras
'versões' publicadas através das diversas mídias.
Em outras palavras, as notícias transmitidas em
'tempo real' estão cada vez mais atrasadas e deturpadas, relativamente ao que na verdade acontece.
Os reais problemas que enfrentamos e as profundíssimas conseqüências dessa enlouquecedora velocidade existencial nos tornam obsoletos, de forma instantânea - mas os papéis sociais e a ética correspectiva subsistem.
É isso! Conseguiram adulterar o próprio tempo. E não há linguagem capaz de traduzir ou interpretar esse açodamento letal. Não existem métodos para nos colocar 'pari passu' de cada acontecimento.
O pano de fundo de tudo isso é um controle nazista subliminar do tráfego e veiculação de informações. Feita a seleção prévia, as informações são divulgadas em ritmo vertiginoso, impossibilitando qualquer filtro e análise.
Estamos sendo atropelados pelo turbilhão inexorável de eventos, ocorrendo com rapidez insuportável.
Em um de meus escritos dizia: tudo é tão rápido que acontece quando já acabou. Hoje, logo ao despertar, vejo que tinha razão...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui