Usina de Letras
Usina de Letras
109 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->E a verdade vos libertará... -- 26/11/2004 - 01:06 (Rodrigo Mendes Delgado) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
E A VERDADE VOS LIBERTARÁ...



As pessoas correm atrás da verdade todos os dias. Inúmeras pessoas já me perguntaram o que é a verdade. __ Diga a verdade! __ Conte o que quero saber! __ O que é a verdade?

Todos almejam a verdade que os libertará, tal qual Cristo exortou seus contemporâneos: “Conhece a verdade e a verdade vos libertará”. Mas, será que as pessoas estão prontas para a verdade? Será que suportariam ouvi-la e, ouvindo-a, entendê-la e, entendendo-a, seguí-la? No mito da caverna de Platão, seus habitantes mataram o que havia se libertado dos grilhões das trevas e havia visto além das sombras projetadas na parede e, vendo e entendendo, pagou com a vida por ter tentando dizer aos outros que tudo não passava de uma ilusão e que a verdade estava lá fora. Muitos foram perseguidos e mortos em nome da verdade. Mas, não foi a verdade que os matou, mas sim, a ignorância humana, que não possui limites ou barreiras, não conhece compaixão nem fronteiras. Einstein disse certa vez: “Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens”.

A grande verdade é que não suportamos a verdade, pois ela nos arranca do comodismo hipócrita e nojento no qual vivemos, e nos obriga a pensar, a questionar a realidade que nos cerca. E a realidade, com a devida permissão, pode ser muito nojenta. Pessoas mentem, enganam, corrompem e exploram. Perderam a fé, a compaixão e o amor. Nos transformamos num grande vazio existencial, temos sido um grande vazio existencial. Sinceramente, cremos que as pessoas não estejam prontas para a verdade. Se as pessoas souberem a verdade terão consciência de que bens não trazem felicidade, de que o mundo é muito maior do que a ilusão que criaram para si mesmas, de que o sexo pelo sexo não afasta a solidão, mas tende a ampliá-la ainda mais, que compaixão tende a nos tornar muito mais fortes do que o bárbaro instinto da vingança. Irão perceber que o Sol queima se ficarem muito tempo expostas a ele, que quando agimos com decência e responsabilidade, isso não nos deixa mais ricos financeiramente, mas nos aproxima mais de Deus e nos torna mais humanos e fraternos. Talvez a grande verdade seja a de que não queremos saber a verdade. A verdade dita pela metade, camuflada, dita por meio de rodeios, de forma ilógica e sem nexo não é verdade, mas ilusão que nos lança ainda mais nas profundezas da ignorância, da incerteza.

Almejamos algo para o qual não estamos preparados. É como se estivéssemos com sede e, ao recebermos a água não a tomássemos, justamente por temermos o resultado. Ficar na ignorância é cômodo, pois nos torna pessoas mais cômodas, mais insensíveis, mais insensatas, mais insanas.

A mentira é a pior insanidade já inventada pelo homem, pois ela consiste em conhecer a realidade tal qual ela é e se apresenta, mas dizê-la e propagá-la de uma forma completamente distorcida e equivocada.

Há dois mil anos atrás os homens não estavam preparados para as verdades que Cristo disse. Hoje, dois mil anos depois, as pessoas ainda não estão preparadas para a verdade, e a cada dia que passar, mais despreparadas estarão, pois mais apegadas a um mundo material e ilusório ficarão.

Portanto, temos a dizer que a verdade é o instrumento que poderá remover a cegueira que se encontra em nossos olhos, nos obstando de compreender a realidade que nos cerca, entretanto, devemos ter cuidado, pois nem todos estão prontos para ouvi-la e entendê-la e, principalmente, seguí-la.





Rodrigo Mendes Delgado

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui