Usina de Letras
Usina de Letras
61 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Nelson Rodrigues* -- 14/09/2004 - 19:46 (Lucas Tenório) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Cronista, dramaturgo e romancista, Nelson Falcão Rodrigues nasceu no Recife, a 23 de agosto de 1912. Filho do jornalista Mário Rodrigues, aos 13 anos de idade começa a trabalhar em jornal. Em 1929, vai morar no Rio de Janeiro, onde viveria até sua morte, a 21 de dezembro de 1980. Era considerado o mais importante autor do teatro brasileiro contemporâneo - sua peça 'vestido de Noiva' (1943) é tida como um marco do teatro nacional.

Escreveu a primeira peça ('Mulher sem Pecado') em 1941. O primeiro romance ('Meu Destino é Pecar') foi publicado em 1944. A reunião dos seus contos, sob o título 'A Vida Como Ela É', foi publicada em 1961, em dois volumes. Jornalista polêmico, amado ou odiado, defendia publicamente a ditadura militar instalada no Brasil em 1964 (que, aliás, prendeu e torturou um dos seus filhos) e se rotulava 'o único reacionário assumido do País'.

Duas das personalidades que mais atacava em suas crônicas, durante o regime militar, eram o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, e o pensador católico progressista Alceu Amoroso Lima. Escreveu frases que ficaram famosas, como, por exemplo: 'a seleção brasileira de futebol é a Pátria de chuteiras', 'a pior solidão é a companhia de um paulista', entre outras.

A crítica divide o seu teatro em três fases: peças psicológicas, peças mitológicas e tragédias cariocas. Sua vida pessoal foi marcada por uma série de tragédias que ele transformou em contos, peças de teatro e romances. O primeiro episódio aconteceu em 1915, quando o seu pai teve que abandonar o Recife, fugindo de ameaças por conta dos artigos que escrevia. Em seguida, Nelson Rodrigues perdeu o irmão Roberto, assassinado aos 21 anos de idade, na redação do jornal A crítica, que o pai fundara no Rio de Janeiro.

O motivo do crime foi uma notícia sobre adultério e a assassina foi a adúltera que, na verdade, pretendia matar o dono do jornal. Mário Rodrigues, o pai, ficou deprimido e morreria dois meses depois. Tuberculoso, Nelson Rodrigues internou-se várias vezes, uma delas juntamente com o irmão mais novo, Jofre, que não resistiu e morreu aos 21 anos.

Por conta de uma hemorragia intra-ocular, ficou parcialmente cego. A próxima tragédia seria a morte do irmão Paulinho, soterrado junto com esposa e filhos quando o apartamento onde moravam desabou. O filho Nelsinho ficou sete anos na prisão, durante a ditadura militar. E a filha de Nelson Rodrigues, Daniela, nasceu cega, surda e muda. Sua obra completa é composta por 17 peças de teatro, 09 romances e centenas de contos e crônicas.

Principais obras:

teatro:

'Mulher sem Pecado' (1941); 'Vestido de Noiva' 91943); 'Álbum de Família' (1945); 'Anjo Negro' (1946); 'Dorotéia' (1947); 'Valsa Número Seis' (1951); 'A Falecida' (1953); 'Senhora dos Afogados' (1954); 'Perdoa-me por me Traíres' (1957); 'Os Sete Gatinhos' (1958); 'Boca de Ouro' (1959); 'Beijo no Asfalto' (1960); 'Bonitinhas mas Ordinárias' (1961); 'Toda Nudez Será Castigada'(1965); 'O Anti-Nélson Rodrigues' (1974); 'A Serpente' (1979). romance: 'Meu Destino é Pecar' (1944); 'Escravas do Amor' (1945, sob o pseudônimo de Suzana Flag); 'Minha Vida' (1946, idem); 'Núpcias de Fogo' (1947); 'A Mulher que Amou Demais' (1949, sob o pseudônimo de Mirna); 'O Homem Proibido' (1951); 'A Mentira' (1953); 'Asfalto Selvagem: 'Engraçadinha dos 12 aos 18' e 'Engraçadinha depois dos 30' (1960/61); 'Elas Gostam de Apanhar' (1964); 'O Casamento' (1966); contos: 'A Vida como Ela É' (2 volumes, 1961);

crônicas:

'Memórias de Nélson Rodrigues' (1967); 'O Óbvio Ululante' (1968); 'A Cabra Vadia' (1970); 'O Reacionário' (1977).

Frases famosas:

Adultério - 'O adultério não depende da mulher, e sim, do marido, da vocação do marido. O sujeito já nasce marido enganado.'

Amor - 'Todo amor é eterno e, se acaba, não era amor.'

Beleza - 'São incompatíveis a beleza e a felicidade. E se a mulher bonita é feliz, estamos certos de um equívoco visual: não é bonita.'

Burle Marx - 'Os jardins de Burle Marx não têm flores. Têm grama e não flores. Mas, para que grama, se não somos cabras?'

Casamento - 'Só o cinismo redime o casamento. É preciso muito cinismo para que um casal chegue às bodas de prata.'

Críticos - 'Ou o sujeito é crítico ou é inteligente.'

Idade - 'Aos 18 anos, o homem não sabe nem como se diz bom-dia a uma mulher. O homem devia nascer com trinta anos.'

Marx - 'Se me perguntassem quais seriam as minhas últimas palavras, eu diria: Que besta quadrada, o Carlos Marx!'

Ódio - 'Ninguém trai o seu ódio, e repito: o homem é mais fiel ao seu ódio do que ao seu amor.'

Psicanálise - 'Para a mulher, a psicanálise é como se fosse um toque ginecológico, sem luva.'

Sorte - 'Sem sorte, não se chupa nem um chica-bom. Você pode engasgar com o palito ou ser atropelado pela carrocinha'.
________________________________________________

*Fonte:
http://www.pe-az.com.br/biografias/nelson_rodrigues.htm






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui