Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62244 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Cunha Melo, o outro poeta de Pernambuco para o Brasil* -- 30/08/2004 - 20:01 (Lucas Tenório) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Cunha Melo, o outro poeta de Pernambuco para o Brasil - José Nêumanne*


Com três livros reunidos num volume, membro da geração pernambucana de 65 é, afinal, editado no Sudeste, após publicar 12 livros em Recife.


O lançamento do livro Dois caminhos e uma oração (352 pp., R$ 34) representa, ao mesmo tempo, uma revelação e um resgate. Seu autor, o sociólogo e jornalista pernambucano Alberto da Cunha Melo, deixa de ser, aos 62 anos de idade, uma espécie de devoção secreta de colegas que o respeitam como um dos maiores poetas da língua portuguesa em qualquer lugar ou época, porque tiveram acesso a edições semiclandestinas saídas a lume apenas às margens dos rios Capibaribe e Beberibe, para ser, enfim, editado no eixo Rio-São Paulo, por iniciativa de A Girafa Editora.

Cunha Melo é da mítica geração de 65, revelada por César Leal, a mesma a que pertence Marcus Accioly. Mas o padrão pelo qual se pode medir a importância de sua obra poética está alguns furos acima de seus contemporâneos, por mais respeitados que eles merecidamente o sejam. Idéia dessa medida pode ser dada pelo entusiasmo com que o poeta Bruno Tolentino o selecionou em entrevista dada nas páginas amarelas da revista Veja, como um dos raros poetas de indiscutível qualidade na poesia brasileira contemporânea. Ou pelo acadêmico Ivan Junqueira, que vislumbrou em Meditação sob os lajedos, seu livro lançado no ano passado pela editora Universitário do Rio Grande do Norte - EDUFRN, em co-edição com a Edições Bagaço, do Recife, um brilho, mais que raro, único entre os dez finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura a ser concedido ao melhor livro de 2003. Esse brilho foi percebido por jurados de várias tendências que escolheram os finalistas - do crítico Fábio Lucas, o primeiro a falar de sua obra no Sudeste, ao poeta Anderson Braga Horta que, residente em Brasília, é atento garimpeiro da literatura provinciana brasileira; de Deonísio da Silva, o autor de A Vida íntima das palavras, que, em São Carlos, recebeu pelo correio o exemplar da obra rara, a Alcir Pécora, o respeitado exegeta de Vieira, que, após ler os poemas da coletânea na Internet, em Campinas, a selecionou para ser premiada.

Esses especialistas concordam (na certa e com correção) com o professor Alfredo Bosi, da USP, que escreveu sobre Yacala, poema-livro lançado em edição artesanal impressa em Olinda para 200 amigos: “o Nordeste nos dá mais uma vez, depois do paraibano Augusto dos Anjos (presente de modo subliminar na atmosfera de várias passagens de Yacala), do alagoano Jorge de Lima e dos pernambucanos Carlos Pena Filho e João Cabral, a sua lição de dor que se faz beleza, e arranca de si forças para construir uma poesia como a de Alberto da Cunha Melo, cujo nome secreto é – resistência.”

Dor, beleza, força e resistência são as senhas para a leitura da poesia densa, sofrida, vivida e parida nos dois volumes citados, aos quais foi acrescentado um terceiro, Oração pelo poema, para completar o`????A ? tríduo encaixado no volume que acaba de ser lançado no resto do Brasil, graças, sobretudo, à maneira militante com que Bruno Tolentino, um maledicente temido das letras brasileiras, batalhou pelo atrasado, embora não tardio, reconhecimento do engenho do poeta maior e ao passado de monge beneditino do editor responsável pelo feito. Este, o carioca radicado na Paulicéia Pedro Paulo de Sena Madureira, o conheceu em sua passagem pelo mosteiro de São Bento em Salvador e pelas mãos de um mestre afeito às letras, Dom Timóteo Amoroso Anastácio. E, ao preparar os originais de Dois caminhos e uma oração, Madureira viu-se definitivamente arrebatado pela pungência dolorida de versos como “pelo temor da eternidade, / perguntaste a teu confessor / por que a resistência sempre fora / desperdício de tanta dor” ou pela cadência de uma estrofe como “Para os mais velhos, as escadas / vão ganhando novos batentes; / as estradas, novos quilômetros; / as lembranças novos ausentes”. Isso seduziu o editor que lançou Adélia Prado, por recomendação de Drummond, a ponto de fazê-lo exclamar ao fim da leitura: “Céus, um poeta à altura de João Cabral!”. Tal observação, diga-se, não soaria estranha ao outro pernambucano que lhe serviu de parâmetro.

Editado no Sudeste graças à generosidade de Antônio Campos, que dirige o Instituto Maximiano Campos (em homenagem a seu pai, também poeta e ficcionista da Geração de 65) e à pertinácia de Cláudia Cordeiro, professora de literatura, musa, mulher e exegeta de Cunha Melo, poeta cuja obra encena “a distância, a perda e a impossibilidade de evasão” (na precisa definição do prefaciador Mário Hélio, poeta e crítico pernambucano), Dois caminhos e uma oração é um livro que, enfim, faz justiça a um poeta de 12 livros publicados e poemas coletados em 23 antologias e escreveu: “Conheço minha letra, escrevo / para mim, escrevo à vontade”. Para gáudio geral de todo leitor exigente e de bom gosto.
__________________________________________________

Fonte:
http://www.plataforma.paraapoesia.nom.br/neumanne_ensaios9.htm

*José Neumanne é jornalista, escritor e editorialista do Jornal da Tarde.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui