Usina de Letras
Usina de Letras
177 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62189 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Sobre a morte ?!...Os ângulos dos sentimentos são diversos.. -- 13/07/2004 - 18:12 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Desde muito novo que os funerais me causavam nítida repulsão, pelo menos na parte em que o cadáver se vela ou é exposto...

Quando pela primeira vez a morte me tocou a sério, no inesperado falecimento de meu pai, não fui capaz de permanecer um segundo sequer perto do corpo de meu progenitor.

Nos passamentos de familiares e amigos que ao longo da minha vida se foram sucedendo, pessoas que de algum modo me tocavam no íntimo, só e apenas junto da urna fechada permaneci. Logo que alguém se aprestasse para mostrar o corpo, afastava-me.

Pela morte de minha filha Paula, ó diacho de vida e de mundo, quase enlouqueci. Embora em princípio, porque não fui por todos entendido, consideraram-me até indivíduo de estranhos sentimentos. Abandonei tudo e todos. Durante oito dias permaneci em permanente embrieguez. Foi um dilecto amigo, o saudoso Brás Medeiros, que me sacudiu firme e me chamou à vida normal.

Em 1992, logo que o corpo de minha Mãe se me deparou sem vida, retirei-me para Lisboa e andei como um autêntico sonâmbulo uma data de tempo.

Não suporto deveras o corpo exposto de gente falecida. Caso se trate de pessoas que porventura me caiam a fundo nos sentimentos, nem vale a pena entrar em considerações comigo para que me aproxime do corpoo. Afasto-me mesmo.

No entanto, no que a mim toca em referência, estou descansado. Não verei o meu corpo e posso garantir a quem quer que seja que sei bem o que é a morte... Não é nada para quem morre. Não tenho medo absolutamente nenhum de morrer.

Todavia e daí não se presuma ligeiramente que quero e desejo finar-me. Tenho ainda muitíssimos planos para cumprir e basta esse desenho espiritual para me incentivar a viver.

Em resumida frase, considerarei que é preciso treinar com a antecedência possível a perda do medo em face da nossa própria morte. É inexorável.

Torre da Guia = Portus Calle

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui