Usina de Letras
Usina de Letras
291 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ESCRITORES UBAENSES OITO -- 13/06/2004 - 12:57 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONTINUANDO, A SÉRIE ESCRITORES... OITO

1- ADEMAR GOMES - NASCEU EM UBÁ EM 1891. ESTUDOU NO GINÁSIO SÃO JOSÉ. FORMADO EM ODONTOLOGIA PELA UFJF. POETA E JORNALISTA. PROFESSOR DO GINÁSIO SÃO JOSÉ. REDATOR DA LÁGRIMA , JORNAL HUMORÍSTICO NO QUAL COLABORAVAM ATHOS ALBINO DE SOUZA, MARTINHO FREIRA, SAMUEL BRANDÃO E ALCINE COTTE, NO PERÍODO DE 1914/1915.

2 - OTÁVIO BRAGA - NASCEU EM 21 DE JULHO DE 1917 E FALECEU EM 18 DE AGOSTO DE 1950 AOS 32 ANOS DE IDADE,DE TUBERCULOSE.ESTUDOU NO COLÉGIO RAUL SOARES. JORNALISTA E ESCRITOR, POETA E FUNCIONÁRIO DO BANCO DE CRÉDITO REAL DE MINAS GERAIS. OBRAS: GRITO DE LIBERDADE , POESIA. FELICIDADE , NOVELA E POESIA. DEIXOU VASTA OBRA POÉTICA INÉDITA.

3 - FRANCISCO XAVIER PEREIRA - NASCEU EM RIO NOVO, EM 3 DE DEZEMBRO DE 1922. RADIALISTA, CRONISTA E POETA. FUNDADOR, SÓCIO DIRETOR DAS RÁDIOS EDUCADORA TRABALHISTA FM E AM. SEU PROGRAMA ANGELUS É REPRODUZIDO ÀS 18 HORAS, DIARIAMENTE EM DIVERSAS EMISSORAS DE RÁDIO E SEU PROGRAMA JORNALÍSTICO AO MEIO DIA, DE SEGUNDA À SÁBADO ALCANÇA QUASE DUZENTAS MIL PESSOAS. OBRAS:
SOMBRAS E SONHOS , POESIA. CONTRASTES , CRÔNICAS E ÂNGELUS , CRÔNICAS. MEMBRO DA AULECA.

4 - IVANOFF GODINHO - NASCIDO EM UBÁ, NO DIA2 DE JULHO DE 1914. FALECEU EM 1940, NO RIO DE JANEIRO.ADVOGADO, JORNALISTA, ESCRITOR E POETA, DEIXOU MUITAS OBRAS INÉDITA, POIS FALECEU PREMATURAMENTE, AOS 26 ANOS. O COGNOME CIDADE CARINHO , DADO A UBÁ, É DE SUA AUTORIA.

5 - ABEL GOMES - NASCEU EM CONCEIÇÃO DO TURVO, EM 30 DE DEZEMBRO DE 1893. FALECEU EM 15 DE AGOSTO DE 1934 EM ASTOLFO DUTRA. PROFESSOR E ESPERANTISTA. FALAVA E ESCREVIA EM INGLÊS, ITALIAO E FRANCÊS.POETA, CONTISTA E JORNALISTA.
DEIXOU VASTA OBRA ESPARSA EM JORNAIS. OBRAS BRÁS PIRES , HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO, FELICIDADE , POESIA E PÉROLAS OCULTAS , CONTOS.

6 - EDGAR DE ANDRADE ROCHA - NASCEU EM TOCANTINS,MG, EM 18 DE OUTUBRO DE 1920. ADVOGADO PELA UFMG. JUIZ DE DIREITO. ESCRITOR E POETA. OBRAS: EM POUCAS PALAVRAS , ÉTICA E POÉTICA.

7 - TARQUÍNIO BENEVENUTO GRANDIS - ITALIANO RADICADO EM UBÁ. ESCRITOR,CIENTISTA,ENGENHEIRO AGRÔNOMO. POSSUI OBRA CIENTÍFICA E LITERÁRIA.

8 - ANTONIO CARLOS GONÇALVES CRUZ - NASCEU EM 3 DE JUNHO DE 1957. MÉDICO PELA UFMG. HOMEOPATA-INSTITUTO HANNEMAMN, RIO DE JANEIRO. CONFERENCISTA E POETA.POSSUI OBRA POÉTICA INÉDITA. MONÓLOGOS . MEMBRO DA AULECA.

9 - FRANCISCO ARTHIDORO DA COSTA - NASCEU EM TOCANTINS,MINS GERAIS EM 25 DE AGOSTO DE 1917. FALECEU EM UBÁ. ESTUDOU NO GINÁSIO SÃO JOSÉ, DE UBÁ.PROFESSOR, JORNALISTA,ESCRITOR E POETA.FUNDADOR DO JORNAL O TOCANTINS . ESCREVEU PARA OS JORNAIS FOLHA DO POVO , CIDADE DE UBÁ , O IMPARCIAL E JORNAL DE UBÁ.

NOTA: OS ESCRITORES E ESCRITORAS CITADOS NESSE TRABALHO, ESTÃO NO LIVRO ANTOLOGIA LITERÁRIA UBAENSE , ORGANIZADO PELA SAUDOSA ESCRITORA UBAENSE MARIA CLOTILDE BATISTA VIEIRA, QUE TEM TAMBÉM, SEUS DESENHOS DE CAPAS.O LIVROFOI IMPRESSO NA IMPRENSA OFICIAL DE MINAS GERAIS,EM 1986 E CONTOU COM O APOIO DE PUBLICAÇÃO DO ILUSTRE UBAENSE DR. EDUARDO LEVINDO COELHO.
(CONTINUA,COM A ATENÇÃO DOS MEMBROS DA AULECA)
UBÁ,MG,13.06.2004.
mf/RNN
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui