Usina de Letras
Usina de Letras
117 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ESCRITORES UBAENSES DOIS -- 11/06/2004 - 14:45 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONTINUANDO NOSSO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DOS ESCRITORES DA CIDADE DE UBÁ, MG.:

1 - ADELINA PEIXOTO CORROTI - NASCEU EM UBÁ, EM 1868. CONFERENCISTA E POETISA. OBRA PRINCIPAL : DESABROCHAR DOS MESES -POESIAS, 1911.
PATRONA DA ACADEMIA UBAENSE DE LETRAS, CIÊNCIAS E ARTES (AULECA)

2 - ANTONIO MARTINS MENDES - NASCEU EM UBÁ NA FAZENDA DA PEDRA REDONDA. JURISTA, PROFESSOR E POETA. PROMOTOR EM CATAGUASES. ADVOGADO PELA UFMG. OBRA PRINCIPAL : 13 POEMAS .DEIXOU VASTA OBRA ESPARSA. PATRONO DA AULECA.

3 - RAUL SOARES DE MOURA - NASCEU EM UBÁ, A 7 DE AGOSTO DE 1877. MORREU EM 24 DE AGOSTO DE 1922. PRESIDENTE DO ESTADO DE MG. MINISTRO DA MARINHA.PROFESSOR, JORNALISTA, ORADOR, ESCRITOR E POETA. OBRA : O POETA CRISFAL . PATRONO DA AULECA.

4 - LINDOLFO COELHO PAOLIELLO - NASCEU EM 12 DE JULHO DE 1946, EM UBÁ. BACHAREL EM DIREITO PELA UFMG, SEU CAMPO PROFISSIONAL É A COMUNICAÇÃO SOCIAL. JORNALISTA, ESCRITOR, COLABORA NO JORNAL ESTADO DE MINAS ESCREVENDO CRÔNICAS. É NETO DE LEVINDO COELHO, SEU PATRONO NA AULECA. OBRAS: AS MAL AMADAS , CRÔNICAS E NOSSO ALEGRE GURUFIN.

5 - FRANCISCO DE FILIPPO - NASCEU EM UBÁ,NO DIA 1 DE OUTUBRO DE 1926. COMPLETOU SEUS ESTUDOS NA UFMG, EM LETRAS NEOLATINAS. MESTRADO EM LINGÜÍSTICA NA UFMG COM A DEFESA DA TESE : A SUPRESSÃO DE CONSTITUINTE COORDENADO EM PORTUGUÊS EX PROFESSOR EM BELO HORIZONTE, MIRAÍ.EX PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE ITAÚNA. EX PREFEITO DE UBÁ POR DUAS VEZES. EX PROFESSOR DA EE RAUL SOARES, DE UBÁ. GERENTE DE COMUNICAÇÃO DO ARMARINHO SANTO ANTONIO, ONDE DESENVLVEU PROJETOS EDUCACIONAIS DE SUA AUTORIA. MEMBRO DA AULECA. (LEIA BILHETE? AO RICARDO , DE AUTORIA DO PROFESSOR FRANCISCO DE FILIPPO, AQUI NA USINA.)

6 - JOÃO CORRÊA NETTO - NASCEU EM UBÁ, NA FAZENDA DA UNIÃO , A 17 DE AGOSTO DE 1911. MÉDICO VETERINÁRIO PELA UFV. FUNCIONÁRIO APOSENTADO DE BANCO DO BRASIL, EM FUNÇÃO DE SUA PROFISSÃO, RECOLHENDO FARTO MATERIAL VIVENCIAL, SURGINDO DAÍ O LIVRO MEMÓRIAS INEVITÁVEIS.

7 - JOÃO ANGELO DA SILVA - NASCIDO A 14 DE DEZEMBRO DE 1891, NA FAZENDA SANTA CRUZ, DISTRITO DE SAPÉ DE UBÁ. FORMOU-SE EM FARMÁCIA EM JUIZ DE FORA. POETA, JORNALISTA, CHARADISTA,INVESTIGADOR COM DOM DIVINATÓRIO. OBRA PRINCIPAL LIRA REMOTA , VERSOS, PUBLICADO EM 1919. PATRONO DA AULECA.

Ubá, MG, 11.06.2004 rnn
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui