Usina de Letras
Usina de Letras
196 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ESCRITORES UBAENSES UM -- 06/06/2004 - 19:01 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(para MARIA CLOTILDE, in memorian)

1- AGOSTINHO MARTINS DE OLIVEIRA,MÉDICO PELA UFMG,PERTENCEU A UMA FAMÍLIA DE TRADIÇÃO CULTURAL DE UBÁ- JORNALISTA, POETA, DEIXOU VASTA OBRA POÉTICA INÉDITA. NASCEU EM 1895 E MORREU EM 25 DE AGOSTO DE 1957.
2- ANTONIO OLINTO, NASCEU EM UBÁ EM 10 DE MAIO DE 1919. ESTUDOS PRIMÁRIOS NO COLÉGIO BRASILEIRO.PROFESSOR, JORNALISTA, CRÍTICO LITERÁRIO, CRONISTA, ENSAISTA, ROMANCISTA E POETA.
POSSUI VASTISSIMA OBRA LITERÁRIA TRADUZIDA EM VÁRIAS LÍNGUAS. CONFERENCISTA INTERNACIONAL, REPRESENTA O BRASIL NO MUNDO. É MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.(mais sobre o autor, no site ricardo nacif njaim)
3- FRANCISCO LINS, NASCEU EM UBÁ, EM 9 DE MAIO DE 1896. CURSOU A ESCOLA DE MINAS EM OURO PRETO. ESTUDOU PEDAGOGIA NA EUROPA, ESPECIALIZANDO-SE NAS IDÉIAS DE CLARARÉDE E BOUVET.MEMBRO FUNDADOR DA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS EM JUIZ DE FORA.OBRAS: CANÇÕES DA AURORA -HARPA DAS SELVAS , POESIAS; BORBOLETAS NEGRAS E UMA CAMPANHA ,PROSA.
4- MARTINS DE OLIVEIRA.NASCEU O DESEMBARGADOR CÂNDIDO MARTINS DE OLIVEIRA JÚNIOR EM FURTADO DE CAMPOS, RIO NOVO,MINAS GERAIS, NO DIA 21 DE JUNHO DE 1896. INICIOU SEUS ESTUDOS COM REGINA GODINHO.FORMADO EM ODONTOLOGIA EM OURO PRETO E CIÊNCIAS JURÍDICAS ,NO RIO DE JANEIRO. PROFESSOR DA UFMG. MEMBRO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SÃO PAULO, PARANÁ, PERNAMBUCO E DA SOCIEDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BUENOS AIRES. MEMBRO DA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS. JURISCONSULTO, FILÓSOFO, BIÓGRAFO, HISTORIADOR, CRÍTICO LITERÁRIO, ENSAISTA, ROMANCISTA E POETA.
POSSUI VASTISSIMA OBRA LITERÁRIA.OBRAS: GAVITA , O VIÚVO ALEGRE , SANGUE MORTO , FOGUETES DE LÁGRIMAS , O MASCARADO DE VILA RICA , ROSAS DE JERICÓ , RELIGIÃO E DIREITO , HISTÓRIA DA LITERATURA MINEIRA E DEZENAS DE OUTRAS OBRAS DE INESTIMÁVEL VALOR. PATRONO DA AULECA.
5- NEWTON CARNEIRO, NASCEU EM OURO PRETO EM 28 DE SETEMBRO DE 1894. PROFESSOR, ADVOGADO,JORNALISTA, ESCRITOR, EXERCEU O MAGISTÉRIO NO GINÁSIO SÃO JOSÉ DE PROPRIEDADE DE SUA FAMÍLIA. DEIXOU VASTA OBRA LITERÁRIA INÉDITA.
OBRA: CRÔNICAS UBAENSES .
PATRONO DA ACADEMIA UBAENSE DE LETRAS.
6- JOSÉ DE ALMEIDA SIMÕES, NASCEU EM SAPÉ DE UBÁ. PROFESSOR, JORNALISTA, ESCRITOR E POETA.OBRAS: SOMBRAS , POESIA E TOPOLOGIA PRONOMINAL , ANÁLISE LÓGICA EM POUCAS LIÇÕES.
PATRONO DA ACADEMIA UBAENSE DE LETRAS.

UBÁ,MG,06.06.2004 (RNN)c o n t i n u a
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui