Usina de Letras
Usina de Letras
241 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Utilizando a internet para conquistar eleitores -- 06/05/2004 - 11:17 (Douglas Lara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Utilizando a internet para conquistar eleitores
Douglas Lara

Todos sabem que o Brasil tem papel preponderante e avançado no sistema eleitoral.
Das urnas eletrônicas ao sistema de apurações, nossas técnicas são conhecidas e respeitadas, a ponto de serem adquiridas e usadas em outros países.
Torna-se imperativo que qualquer pessoa que almeje ocupar um cargo por meio de eleições conheça o maximo possível do funcionamento da internet.

O princípio de tudo
Parei por um momento para pensar em como e por que comecei na internet.
Num Natal de alguns anos atrás, meus filhos me deram de presente um computador, para que usasse meu tempo escrevendo. Depois de montada, olhei aquela maquina de escrever e... Foi um dia de muitas risadas. Minha filha contava a todos que o pai dela não sabia usar o mouse.
Aquele dia maravilhoso passou, e comecei a escrever textos e mais textos, que imprimia e guardava numa gaveta.
Até que um dia recebi pelo correio um CD da UOL que oferecia serviços de internet.
Resolvi tornar-me um internauta, escrever e mandar meus textos para os poucos internautas que conhecia e outros que ainda não tinha ouvido falar.

Por onde começar?
Aqueles que desejam usar a internet, que hoje é uma grande vitrine de PP (pessoas e produtos), devem de preferência começar do zero. Se têm experiência como internauta, devem esquecer tudo que conhecem de net e começar olhando o equipamento, verificando o que ele pode fazer, em lugar de se preocupar com os lindos textos que podem produzir.
Olhe detalhadamente para os recursos do Outlook Express (que estará usando a maior parte do tempo). Na parte de cima tem grandes espaços quadrados que você usará muitas e muitas vezes por dia. O primeiro recurso é 'criar e-mail', que significa pegar uma página em branco e escrever um bilhete, recado ou carta. Aproveite para verificar que tipo de letra irá usar (o padrão jornalístico prevê tamanho 10 para fonte Arial). Não queira ser muito diferente do padrão para evitar agredir visualmente quem recebe sua mensagem eletrônica (e-mail). Existe um código de etiqueta para os usuários de internet. A tal de Netiqueta, que é bom ler antes de se aventurar.

Passo a passo
Está nervoso por ter que gastar tempo com detalhes teóricos?
Não fique, pois cada passo que queimar poderá também 'queimar' sua imagem e, com ela, muitos votos.
O segundo botão à esquerda é 'responder'. Você estará respondendo para quem lhe enviou uma mensagem. O terceiro é 'responder para todos', o que significa responder para quem lhe escreveu e para todos que receberam cópia. O quarto botão é 'encaminhar', que significa enviar a mensagem recebida para um terceiro que não recebeu a cópia originalmente e que desejamos que tome conhecimento.

O formato ideal
Tenha sempre em mente que internautas odeiam e-mails de desconhecidos. Imagine então esses e-mails formatados com a foto de cabelo repartido do candidato a vereador - um estranho adentrando em nosso ninho, que aceita cinco ou seis amigos apenas...
Portando, se quer sair na chuva, pense bastante. Nada de informes em HTML (mensagens formatadas com musiquinha e toda parafernália que a net oferece). Você é o candidato e, da mesma forma que é cuidadoso e humilde pessoalmente, na net seus cuidados devem ser redobrados.
Você colherá certamente, entre internautas estranhos, duas atitudes: eles podem ignorar ('deletar', no jargão internáutico, ou seja, jogar no lixo sua mensagem) ou brigar pelo fato de você ter invadindo a privacidade do possivel eleitor.
Mas podem também receber com alguma simpatia a sua mensagem. Para isso, você terá que tomar certos cuidados essenciais...

Se você quer saber mais sobre como utilizar a internet para conquistar eleitores, participe do curso de Marketing Político e Legislação Eleitoral, dia 16/05, das 8h às 18h, no auditório do Sorocaba Park Hotel. Mais informações: (15) 224-1617 / 9721-6676 ou no site www.lojadeideias.com.br

--------------------------------------------------------------------------------



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui