Usina de Letras
Usina de Letras
119 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Sugestão de PL para revogar crime continuado -- 04/03/2004 - 14:55 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Sugestão de Projeto de Lei



PROJETO DE LEI Nº ____, DE 2008
(Do Deputado Federal ..............)



Revoga o artigo 71 e parágrafo único do Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal).


O Congresso Nacional decreta:


Art. 1º. Fica revogado o art. 71 e parágrafo único do Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal).

Art. 2º. Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.


JUSTIFICATIVA

“A justiça é cega, daí não se ruborizar com os comentários do povo' (Machado de Assis).

A morosidade do Poder Judiciário tem beneficiado demasiadamente os criminosos no Brasil. O artigo 71 do Código Penal se mostra excessivamente benevolente com os que infringem a norma penal.

O espírito do constituinte consagrou a regra de que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (art. 5º CR/88). Busca-se tratar os nascidos com vida de forma igualitária.

O projeto tem como escopo a revogação de artigo que beneficia de forma injustificável quem pratica crimes nas circunstâncias que levam a tipificar os crimes continuados, em detrimento de outros meliantes não enquadrados neste conceito. A aplicação da pena de um só dos crimes, mesmo quando praticados dezenas deles, cria desigualdade com outros delinqüentes que praticam crimes em concurso material, com penas somadas na integralidade.
É necessária a remoção do Direito Penal de artigos que causam injustiças. Quem pratica delito com dolo – intenção de consumar do crime – não pode receber tamanho beneplácido, principalmente quando a quantidade dos delitos causa imensuráveis prejuízos a terceiros, como é o caso de delitos contra o patrimônio – a exemplo do estelionato, em que dezenas de vítimas são as verdadeiras sacrificadas. Parte da impunidade vem da falta de legislação que puna adequadamente os ilícitos.

A redação do art. 71 e respectivo parágrafo único do Código Penal brasileiro (Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940) é a seguinte:


“Crime Continuado

Art. 71 - Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)

Parágrafo único - Nos crimes dolosos, contra vítimas diferentes, cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa, poderá o juiz, considerando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias, aumentar a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, até o triplo, observadas as regras do parágrafo único do art. 70 e do art. 75 deste Código. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984)”

Em suma, nos casos em que os réus são beneficiados com a redução das penas, somente a vítima do ilícito criminal é punida. A recuperação dos danos é quase sempre impossível e a impunidade ganha força.

O Direito Penal não pode contrariar a Constituição Federal criando distinção entre cidadãos.

Brasília, ..... de ........... de 2008.
Deputado Federal ..........................





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui