Usina de Letras
Usina de Letras
280 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Agir ou Reagir -- 25/12/2003 - 18:36 (Tom Coelho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

“Pouco conhecimento faz com que as criaturas se tornem orgulhosas. Muito conhecimento, que se tornem humildes.” (Leonardo da Vinci)


Uma das características inerentes ao profissional empreendedor é a busca incansável pelo autoconhecimento. Quanto mais você se conhece, mais pode potencializar suas forças e amenizar suas fraquezas.

Minha proposta hoje é compartilhar com você um breve exercício. Trata-se do que chamamos Locus de Controle, ou Centro de Controle. Apresentarei apenas dez questões e sua missão será efetuar a leitura dos textos respondendo de forma absolutamente franca com qual das assertivas, A ou B, você concorda mais. Os resultados serão comentados na seqüência e, tenha certeza, revelarão um aspecto fundamental de seu perfil atitudinal: como você se comporta perante o mundo externo.


01
A) Fazer muito dinheiro está muito ligado a uma questão de escolher os caminhos certos.
B) As promoções são obtidas com muito trabalho duro e persistência.

02
A) Percebi que existe uma conexão direta entre quanto me esforço e o resultado que tenho.
B) Muitas vezes, as reações dos clientes parecem confusas.

03
A) O número de divórcios indica que mais e mais pessoas não estão se empenhando em fazer seus casamentos funcionarem.
B) Casamento é em grande parte um negócio de risco.

04
A) É tolice pensar que alguém pode mudar de fato as atitudes básicas de outra pessoa.
B) Quando estou certo, posso convencer outros.

05
A) Ser promovido é realmente uma questão de ter mais sorte do que a outra pessoa.
B) Em nossa sociedade, o futuro ganho de poder de uma pessoa depende de sua habilidade.

06
A) Se alguém sabe como lidar com pessoas, é fácil liderá-las.
B) Exerço pouca influência na maneira como outras pessoas se comportam.

07
A) Os objetivos que conquisto são resultados de meus próprios esforços; sorte não tem nada com isso.
B) Às vezes, acho que tenho pouco a fazer com a situação apresentada.

08
A) Pessoas como eu podem mudar o curso do mundo dos negócios se nos fizermos ouvir.
B) É apenas um pensamento esperançoso acreditar que alguém pode influenciar prontamente o que acontece no mercado.

09
A) Grande parcela do que acontece comigo é provavelmente uma questão de acaso.
B) Sou senhor do meu destino.

10
A) Dar-se bem com pessoas é uma habilidade que deve ser exercitada.
B) É quase impossível descobrir como agradar a certas pessoas.


Para que possamos proceder à análise dos resultados, confronte suas respostas com a tabela abaixo, anotando “0” ou “1” de acordo com a opção feita. Evidentemente, o somatório dos pontos deverá ser um número entre 0 e 10.


Questão ... Alternativa A ... Alternativa B

01 ................... 0 .............. 1
02 ................... 1 .............. 0
03 ................... 1 .............. 0
04 ................... 0 .............. 1
05 ................... 0 .............. 1
06 ................... 1 .............. 0
07 ................... 1 .............. 0
08 ................... 1 .............. 0
09 ................... 0 .............. 1
10 ................... 1 .............. 0


De posse de sua pontuação final, veja no quadro a seguir como pode ser classificado seu Centro de Controle, se Interno ou Externo.


Pontuação ... Classificação ..... Locus de Controle
8 – 10 ........ Interno Alto ........... Pessoas Internas
6 – 7 .......... Interno Moderado ... Pessoas Internas
5 ............... Misturado
3 – 4 .......... Externo Moderado ... Pessoas Externas
0 – 2 .......... Externo Alto ........... Pessoas Externas


Interpretando o Resultado


Esta atividade foi desenvolvida por companheiros da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento Empreendedor e reproduzida com autorização. Tenho utilizado, eventualmente, este exercício em minhas palestras e os resultados são sempre interessantes.

Pessoas com Centro de Controle Externo, ou seja, aquelas com pontuação entre 0 e 4 pontos, são pessoas muito influenciadas pelo mundo exterior. Para elas, o destino depende do que acontece à sua volta.

Os negócios não andam bem porque as taxas de juros estão muito elevadas, a Economia está recessiva, as Reformas ainda não foram votadas no Congresso, o conflito no Iraque está tomando proporções preocupantes, colocando em risco a estabilidade política e econômica do mundo globalizado.

A empresa não anda bem das pernas porque a alta direção não toma as decisões acertadas, os concorrentes apresentam produtos e preços melhores, o mercado não está comprador, os colegas não trabalham em sinergia dentro da empresa, os departamentos não se comunicam de forma efetiva.

O profissional não se recoloca no mercado de trabalho porque o desemprego é crescente e não há oferta de vagas, suas qualificações não são reconhecidas pelos selecionadores, os cursos de atualização são muito dispendiosos, os currículos enviados não são lidos, e somente através da indicação de terceiros é possível obter uma oportunidade para demonstrar talento e capacidade.

No pólo oposto, estão as pessoas com Centro de Controle Interno. Quem atingiu de 6 a 10 pontos enquadra-se neste grupo. São pessoas que realmente enxergam-se como donas de seu próprio futuro. Os fracassos são sua responsabilidade, decorrentes de ações inadequadas que invariavelmente levaram ao aprendizado. O sucesso, por sua vez, é fruto do trabalho, da ousadia, da criatividade, da perseverança, enfim, de todo um conjunto de atitudes vencedoras.

A Economia brasileira apresenta-se com sua estabilidade instável, mas isso não tem importância. Se os juros aumentarem ou a carga tributária for elevada, paciência. Vamos nos adequar. Se novos ataques terroristas assombrarem o mundo ou uma nova chaga ameaçar a saúde das pessoas no planeta, paciência. Vamos nos adaptar. Porque são ações que atingirão a todos indistintamente e sua intensidade dependerá da forma como reagirmos a elas.

A empresa está passando por um momento difícil, então vamos virar o jogo. Vamos observar as melhores práticas da concorrência e implementá-las. Ouvir mais os consumidores, diferenciar nossos produtos, agregar valor através de benefícios reais e percebidos. Melhorar um pouco mais a cada dia. Imaginar e inventar.

O profissional que busca recolocação procura traçar seus aspectos positivos, relaciona o perfil de empresa e do cargo que almeja ocupar, associa-se a parceiros profissionais e faz uso de sua rede de contatos para garimpar oportunidades, cuida de seu marketing pessoal e, especialmente, adota uma postura pró-ativa ciente de que sua adversidade é passageira e que o futuro que o espera é reflexo de suas próprias escolhas e atitudes e não de devaneios ou julgamentos de terceiros.



* Tom Coelho, com graduação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP e especialização em Marketing pela MMS/SP e em Qualidade de Vida no Trabalho pela FIA-FEA/USP, é empresário, consultor, professor universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity Consulting, Diretor do Simb/Abrinq e Membro Executivo do NJE/Fiesp. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br Visite: www.tomcoelho.com.br.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui