Usina de Letras
Usina de Letras
297 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->4. 3.o Relato — OTÁVIO -- 14/12/2003 - 07:13 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Fique agora com um amigo da espiritualidade inferior, que foi trazido para cá em lastimável estado perispiritual, uma vez que intentou contra a própria integridade física, tendo logrado êxito na iniciativa.

Pelo que sabemos, além de desesperado por razões financeiras, acumulou motivos para desperdiçar a vida quando percebeu que a esposa não lhe estava sendo fiel. Na tentativa de extinguir a vida a ela, falhou e foi perseguido pela polícia. Cercado, ao se ver atingido por vários balázios, complementou a sucessão de atos desatinados, atirando-se desprotegido contra os perseguidores, forçando-os a disparar contra seu peito desguarnecido. Nem por isso deixou de ser réu de suicídio e largo período de estadia no Umbral passou com a impressão dolorosa de estar agônico.

Atualmente, as dores estão amortecidas e, especialmente para esta sessão, foram-lhe administrados fluidos vitais específicos, para que a mente pudesse revigorar-se, de modo que sua manifestação se apresente coerente. De qualquer forma, estaremos atentos para possíveis deslizes emocionais.

Temos, ainda, pedido especial ao escrevente: não dê curso a lamentações improdutivas nem a acusações desabusadas e injuriosas. Favoreça, isto sim, ditado escorreito, procurando estimular o confrade a observar a magnitude da grandeza de Deus, em seu equilíbrio de verdade, atribuindo a cada causa efeito correspondente de mesma intensidade e valor.



Meu amigo, boa tarde!

Estou aqui a pedido dos companheiros que me tiraram da escuridão. Sei que sou um frangalho de gente e tenho o corpo todo perfurado pelos tiros com que obriguei os soldados a darem cabo de minha vida.

Só me atrevi a comparecer a este lugar porque me convenceram de que conseguiria curar as feridas, se mantivesse a cabeça no lugar. Pois bem, estou aqui faz bastante tempo e não tenho visto nenhum orifício se fechar. Reconheço que as dores passaram e que quase não sinto pressão na cabeça, mas tenho o coração ferido.

Já compreendi o mal que pratiquei. Um dos companheiros me mostrou o retrato de minha mulher e eu vi que ela está bem, um pouco mais gorda, mas pareceu-me feliz da vida. Magoei-me muito com sua atitude para comigo e agora sei que fez isso porque eu não ligava mais para ela: só pensava no dinheiro que tinha perdido e, ainda por cima, com a cabeça sempre girando por causa da bebida. Se ela me perdoou por todo o mal que lhe fiz, vou ficar bem contente.

Quanto aos policiais, devo pedir desculpas a eles por ter provocado aquela situação difícil. Não sei se queriam realmente me pegar, mas fui muito injusto em fazer com que atirassem em mim. Penso que mais tarde vou precisar entender-me com eles, principalmente se acharem que foram prejudicados por minha atitude impensada.

O que espero destes amigos que me trouxeram para a luz é que continuem me ajudando como me prometeram, levando-me para tratamento em algum hospital. Durante os tempos que passei na escuridão, remoí-me de dores. Sei que fui precipitado e que poderia ter achado alguma saída para minha situação; agora, porém, não conheço nenhum remédio que possa ajudar-me.

Este amigo que está nesta de escrever me diz que posso fazer uma prece para pedir ajuda a Deus. Enquanto estava lá embaixo (o pessoal me aponta que é aqui mesmo), isto é, enquanto estava vivo, aprendi as orações do padre-nosso e da ave-maria, mas nunca consegui entender por que deveria rezar. Afinal de contas, que tem Deus a ver comigo e também Nossa Senhora?

Está bem, diante das explicações do pessoal que está me amparando, prometo que vou prestar atenção nas orações.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Ajudado pelo irmão incorporado, pude compreender melhor o significado das preces. Santo Deus, como elas encaixaram direitinho em minha situação! Parece até que foram feitas para mim!

Muito obrigado, irmãos, pelo interesse em me ajudarem. Agora estou sentindo verdadeiramente o poder de um favor. Se, mais tarde, eu melhorar, podem contar comigo para o que der e vier.

Acenam-me com o sinal de positivo e pedem-me para abandonar o posto. Posso agradecer? Então, quero deixar um abraço bem apertado a este irmão que me acompanhou desde lá onde me encontrava até aqui, e devo também, respeitosamente, dar meu “muito obrigado” a este amigo que demonstrou tanta atenção comigo, ao ficar tão interessado em me acompanhar os pensamentos.

Posso dizer 'fiquem com Deus!'? Então, fiquem com Deus e que a Virgem Maria proteja a todos!



Comentário

Caro escrevente, louvamos-lhe a atitude de acompanhar o ditado com tanto interesse, bem como a compreensão do ato da doutrinação. Queremos dizer-lhe, contudo, que, ao lado de sua dedicada atenção e a par de suas elucidações particulares a respeito dos tópicos das preces, fazendo com que o irmão pudesse correlacionar cada frase a momentos de sua existência carnal e do sofrimento que o acompanhou desde o momento do desenlace, nós também implementamos vibrações positivas, no sentido de conscientizar o irmãozinho em dificuldades dos meios de que poderia lançar mão para amenizar os sofrimentos.

Neste instante, ele ouve atentamente as explicações de vários irmãos, uma vez que se compenetrou da necessidade do sofrimento para resgatar os débitos. Pai amoroso e amante exemplar, o tresloucado gesto significou tão-só a fragilidade moral de seu arcabouço espiritual.

Agora será encaminhado para instituição adequada para tratamento específico das lesões perispirituais. Mas devemos esclarecer que recuperação total só será possível através de meticulosa recomposição, que se dará, como de hábito, através de outro encarne e, o que é mais provável, com os ônus físicos correspondentes aos danos causados à tessitura de seu invólucro perispiritual.

Tudo isto só foi possível graças à inevitável aquiescência que de todos se espera para a consecução das leis de causa e efeito. Na medida em que há rebeldia, bem pouco se consegue em termos de assistência socorrista. O amigo Otávio, por certo pelo muito que sofreu, foi cordato e demonstrou estar de acordo com os critérios evangélicos, esforçando-se por compreender o que lhe era explicado. Essa atitude de aceitação lhe valeu rápido atendimento, o que, pela nossa experiência, não é fato muito corriqueiro. Sendo assim, estamos todos de parabéns por termos alcançado os nossos objetivos.

Resta agradecer comovidamente a ajuda dos guias e as sábias instruções que nos chegaram do Alto, durante toda a atividade. Mais ainda: ergamos os pensamentos ao Senhor e saibamos reconhecer em tudo o seu amor misericordioso.

Augusto.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui