Usina de Letras
Usina de Letras
182 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Ensaiozinho a desensaiar os futuristas teóricos... -- 15/11/2003 - 01:08 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Imagine, Leitora e Leitor, que tem um amigo, ou uma amiga, capaz de responder a todas as suas perguntas antes mesmo que lhe ponha qualquer questão e que, além de conhecer sempre as melhores soluções, se mostra disponível em todas as situações. Apenas e só há uma importantíssima dificuldade: ela não entende claramente os assuntos que lhe expõe.

Este enunciado serve para alinhar o raciocínio na senda das descobertas de Carl G. Jung, já que é de modo idêntico que tentamos a relacionação com nosso próprio inconsciente.

Jung considera que essa imensa porção de psique humana não é apenas um depósito de memórias. Ao contrário, para Jung, ela é composta por uma incrível variedade de material psíquico, como impulsos, intenções, percepções, intuições, pensamentos racionais e irracionais. Como se não bastasse, também guarda ainda germes de ideias e situações psíquicas futuras. Isto, pretende Jung fazer intuir, que nosso inconsciente é atemporal e, a rigor, abre caminho para a possibilidade de nos permitir captar imagens do passado ou do futuro em determinadas circunstâncias.

Ao baile com Jung iria eu até 4 de Junho de 1939 e, após rebuscar os arquivos todos dos concelhos de Arouca e Vila do Conde, sedes das terras de meu pai e de minha mãe, convidava-o para irmos ambos, por período bastante, para dentro de um bem recheado arquivo de história universal. Se porventura o cientista insiste na fuga para a frente, bem, com o feitio que tenho, mandá-lo-ia sem mais delongas internar-se numa boa clínica onde já estivessem hospedadas umas boas gajas com a mesma mania. Que boa solução eu daria aos futurismos do Jung...

Vá... Pelo menos as Leitoras... Sorriam. Sou ou não sou um futurista que ao exprimir a ideia teórica aponto os objectivos muito promissoramente na prática?...

António Torre da Guia






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui