Usina de Letras
Usina de Letras
205 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O RISCO BOLÍVIA, ARGENTINA, PARAGUAI -- 20/10/2003 - 23:15 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O RISCO BOLÍVIA, ARGENTINA, PARAGUAI...

Estava pensando em algo que não deveria supor, mas, devido aos últimos acontecimentos na Bolívia, não pude deixar de conjeturar: o perigo que o governo Lula corre ao tomar medidas que contrariam o anseio popular.
Vejo o que aconteceu na Argentina, no Paraguai, no Equador, na Venezuela, e agora na Bolívia. Em todos esses países há algo em comum: um presidente foi derrubado por ter tomados medidas que contrariam grandes grupos de pessoas.
Não vejo isso como um sinal de maturidade democrática, como muitos podem pensar. Não! Isso não é democracia! A democracia prega o respeito a constituição, as leis e os direitos de ir e vir de todos os cidadãos. Mas nesses afastamento de presidentes há um desrespeito à constituição, ao mandato legítimo do presidente eleito democraticamente. A partir do momento que um governante é deposto sem completar o mandato para o qual foi eleito, é um ato arbitrário. Ainda mais se levarmos em conta que não foram por incapacidade dos mesmos -- talvez com exceção do Equador.
Desde a queda de Fernando Collor que vários presidentes foram afastados do poder na América do Sul. Parece-me que a moda pegou.
Agora fico imaginando o risco que o presidente Lula está correndo ao fazer a reforma previdenciária e tantas outras que contrariam o interesse de grupos políticos, do funcionalismo público e de tantos membros da sociedade. No momento esse risco não existe, mas a medida que vá tomando medidas impopulares, como a alta da taxa de juros e tantas outras que terá de tomar ao longo de seu mandato esse risco passa a ser real.
É bom ficar claro que isso tudo não passa de especulação, todavia, esse risco é real. Ainda mais se levarmos em conta as recentes declarações do presidente Lula, as divergências do governo brasileiro com o presidente Norte Americano, a aproximação do Brasil com o governo cubano e venezuelano. Tudo isso pode ser um estopim para uma revolta orquestrada por um grande grupo e que pode levar a uma revolta popular.
Enquanto o Lula mantiver taxas elevadas de popularidade; enquanto souber conduzir a economia no sentido de manter a moeda controlada, de evitar explosão de preços e queda constante do PIB não haverá risco algum, mas se tudo der errado -- o que parece improvável --, isso é bem possível que aconteça. Esperamos que não! Mas é bom ficarmos atentos!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui