Usina de Letras
Usina de Letras
251 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->31. EM ATENÇÃO AO CRISTO -- 08/09/2003 - 08:00 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Indubitavelmente, todos temos de prestar íntimas homenagens ao nosso Mestre e Senhor, que desceu à Terra para nos fazer sentir a presença de Deus na vida quotidiana.

Antes de Jesus, erravam os homens pelo orbe sem entender direito como fazer para religar a criatura ao Criador. Faziam templos, ofereciam holocaustos de sangue e dor, procuravam internar as leis de Moisés, o Decálogo, mas de tudo que faziam bem pouca coisa produzia real efeito regenerativo. Os princípios do amor não estavam bem firmados.

Por intermédio de Jesus, os homens puderam conceber a graça de mundo mais próximo do Pai, sem ameaças ferozes de castigos eternos. No entanto, tomaram a vez do Senhor, durante muitos séculos, pessoas que não se haviam habituado com a mansuetude do Cordeiro e os povos, de novo, se viram constrangidos a seguir religiões oficiais, altamente perniciosas para sua salvação. Não estamos esquecendo-nos daqueles que, à revelia da ordem das dioceses, conseguiam compor verdadeiros hinos de louvor a Deus, através de procedimento corretamente fundamentado nos ensinamentos cristãos. Mas muitas dessas denodadas e sábias criaturas se viram perseguidas até a morte.

Finalmente, no século XIX, legiões de espíritos, sob os auspícios dos dirigentes máximos da Terra, foram enviadas para resguardar os princípios do amor instituídos pelo Senhor, em sua jornada de fé, e capacitaram os encarnados a reconhecerem alguns roteiros existenciais que revelariam o caminho a seguir para a conquista dos bens morais que lhes dariam oportunidade para, com mais apuro, conseguir fazer valer as vidas atuais, no sentido de ganharem os galardões iniciais para a angelitude. Principalmente através da codificação kardequiana, puderam os homens bem caracterizar a presença dos espíritos, conscientizando-se de que estes nada mais são do que eles mesmos transpostos para o etéreo. Conheceram, ainda, a misericórdia da reencarnação, a comprovar que os males a serem enfrentados não são eternos, dado o retorno regenerativo à carne a evidenciar com extrema propriedade o poderio da justiça divina. Conheceram, ainda, os demais aspectos morais capazes de sublimar a expectativa da vida material, de sorte a possibilitar regresso mais rápido às lides da benquerença caritativa, que proporciona o ensejo mais seguro e se cumprir a lei do amor.

Assim, os homens, graças a Jesus e a seus fiéis discípulos, possuem extensa obra de orientação a satisfazer todas as suas aspirações religiosas, místicas, científicas e até artísticas, sem esquecer de citar à parte as filosóficas, que, em última análise, contêm todas as anteriores no bojo. São orientações extremamente precisas, seguras e oportunas, escritas em linguagem acessível, sem floreios literários mas com toda a dignidade e respeito pela mente humana mais exigente e desenvolvida. Para não aceitar os princípios espíritas do kardecismo, é preciso não pautar o procedimento pela honestidade de propósitos, é preciso vilipendiar o raciocínio humano, menosprezando a capacidade de entendimento dos encarnados.

Se você, apesar de tudo, conseguir levantar dúvidas a respeito de qualquer item relativo à existência do homem sobre a face da Terra e ao que concerne à existência no sentido universal, será amparado pelas forças do além, desde que não incorra em mistificação, em falsificação de sentimentos, em hipocrisia. Tudo que lealmente for levantado para esclarecimento terá o auxílio nunca recusado dos amigos da espiritualidade, principalmente agora que ficou tão fácil de se contatarem os guias e demais instrutores por meio do mediunato.

Em atenção ao Cristo, todas as vezes que as pessoas se reúnem em seu nome para estudo dos problemas da realidade corpórea ou espiritual, receberão o influxo energético e vibratório dos irmãos do etéreo, para que seus desígnios mais puros possam obter respostas condizentes com o nível das preocupações. Nem sempre as respostas serão aquelas desejadas pelos encarnados, mas as intuições e mensagens terão o condão de esclarecer o motivo da recusa da oferta em plenitude de todas as respostas, principalmente quando simples pesquisa poderá oferecer subsídios para integral compreensão dos problemas. Sendo assim, graças ao Cristo, podem os homens continuar a caminhada rumo à casa do Senhor, com maior certeza de que estão trilhando os caminhos da verdade.

Em atenção ao Cristo, estamos trazendo este texto ao conhecimento dos encarnados, esperando que os caros leitores se convençam da necessidade de se absterem de abusar das regalias materiais, tornando-se mais comedidos e fiéis seguidores da doutrina.

Em atenção ao Cristo, devem os humanos perlustrar os seus caminhos com sobriedade, morigeração de hábitos, com serena confiança em que são seus passos acompanhados pelos guias e protetores, sempre que cada um deles se coloque exatamente na forma da pegada deixada pelo Senhor. Sabemos que é muito difícil caminhar com a segurança do Mestre, mas com boa vontade, com espírito de sacrifício, com denodo e coragem, todos nós seremos capazes de perfilhar-lhe os ensinamentos sublimes, principalmente se contarmos com o amparo nunca negado dos companheiros mais adiantados. Na escola da vida, sob os embates dos trabalhos no campo social e no campo moral, estejamos atentos para as lições do Senhor, para a sabedoria de suas palavras, conquanto às vezes indecifráveis devido à nossa pequenez, e para o seu exemplo inolvidável.

Seja quem for que esteja à nossa frente, saibamos respeitá-lo, vendo nele a figura excelsa de Jesus, e façamos ao irmão como se fosse a ele.

Homero (pela equipe).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui