Usina de Letras
Usina de Letras
172 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Dom Quixote... O que terá visto no Iraque ?!... -- 09/08/2003 - 19:09 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Recentemente considerado por uma comissão internacional de escritores como o melhor livro de todos os tempos, Dom Quixote surge-nos em 2003 traduzido e adaptado por vários autores, que extraíram o melhor possível do conteúdo poético e humanista dos cinco grossos volumes da edição original da obra de Miguel de Cervantes e, numa linguagem moderna e fluída, tornaram-a mais acessível aos leitores de nosso tempo. As novas ilustrações constituírão naturalmente um deleite para os leitores. Enfim, Dom Quixote, sempre...

A história descreve um ingénuo senhor rural cujo passatempo favorito era a leitura de livros de cavalaria. Na sua obsessão, acreditava literalmente nas aventuras escritas e decide tornar-se cavaleiro andante. Suas viagens sucedem-se sob a alucinação de que estava vivendo na era da cavalaria. Pessoas que encontrava nas estradas pareciam-lhe como cavaleiros em armas, damas em apuros, gigantes e monstros e, até moinhos de vento, na sua imaginação eram seres vivos. Combatendo as injustiças do humano, o personagem enfrenta situações penosas e ridículas, mantendo, porém, uma figura nobremente patética. No fim, Dom Quixote volta à razão, renuncia aos romances de cavalaria e morre como piedoso cristão.

A propósito, os leitores-escritores da Usina sabem quem é o mais recente Dom Quixote hodierno? Já aqui me relacionaram com o ridículo cavaleiro o que, em face de Bush e quejandos, me deixou felizardo de lisonjeio.

Torre da Guia


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui