Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A Violência de Volta às Origens -- 01/08/2003 - 20:05 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A Volência de Volta às Origens
Domingos Oliveira Medeiros)

Não acredito na premissa simplista de que a causa da violência que grassa neste país, nos últimos anos, esteja basicamente restrita ao problema do desemprego, da má distribuição de renda, e outras justificativas do estilo. Se fosse assim, a violência estaria em patamares bem superiores, posto que o exército de desempregados e de famintos é muito maior do que aquele dos que vestem a farda do crime organizado. Depois, tem a história da motivação. Quem tem fome não estupra, não mata, não seqüestra, não odeia. No máximo, se a fraqueza de caráter assim o permitir, consegue pedir uma esmola ou, até mesmo, “roubar” um pacote de biscoito ou um saquinho de leite de um desses supermercados, o que aliás não é considerado crime.

A violência violenta, digamos assim, faz parte de outra classe de miseráveis. A classe dos estúpidos que, à sombra do anonimato e, quiçá, acobertados por algumas autoridades, insistem em assaltar, ferir, torturar, matar, humilhar, com requintes de crueldade, de forma “profissional”, sem qualquer constrangimento ou arrependimento, apenas para cumprir um “trabalho” encomendado pelo “Cabeça” ou “Cabeças” da “Organização” ou “Organizações”criminosas, com propósitos os mais diversificados: “queima de arquivo”, interesses políticos, econômicos, aí incluídos o tráfico de entorpecentes, o tráfico de influências, o contrabando, o comércio da prostituição, adulta e infantil, a corrupção, a vingança pessoal e por aí vai. Com que finalidade ninguém sabe ao certo. Imagina-se.

A rigor, o objetivo de tudo está na luta pelo poder (indiscriminado e sem responsabilidade), pelo acúmulo de recursos materiais e financeiros. E para quê ? para obter mais e mais poder, mais e mais dinheiro. E para quê? Para fazer o que quiser e o que acha melhor. E o que é melhor para eles? A única e primeira finalidade nesta vida: orgia, sexo, vaidade, poder, vingança, orgia, sexo, vaidade, poder, vingança, só.

Somente isso, porque, a bem da verdade, chegaremos um dia em que as atitudes criminosas dessas organizações, sem regras e sem limites, acabarão por destruir a própria natureza, a própria alegria, a própria liberdade, deles mesmos, dos criminosos, que não terão nem onde gastar tanto dinheiro, nem aproveitar o que acham de melhor, que, tUdo indica, são as delícias eróticas, o sexo pelo sexo, com belas mulheres, em belos paraísos tropicais, boa bebida, conforto e lazer. E isto não será mais possível, por que, daqui a pouco tempo, nossas praias e nossas ilhas estarão todas poluídas, inundadas de óleos derramados pela indiferença dos estúpidos, incluído os governantes omissos.

Não poderão realizar uma simples pescaria, pois não haverá peixes para pescar; não terão sossego diante do imenso calor por conta do efeito estufa, que insistem em não cuidar, e que vem causando, ano a ano, o aumento da temperatura do nosso planeta. Não terão ar condicionado, pois até lá, com a falta de investimentos no setor, aliada á falta de chuvas, não haverá energia suficiente para propiciar o conforto da tecnologia. Não haverá água potável. Virão as doenças. A velhice. E não haverá hospitais nem médicos suficientes para atender a todos. Os hospitais terão fechados por falta de recursos. E os médicos foram procurar, junto com os professores, novos meios de vida, face aos parcos salários que cansaram de receber.
Os drogados começam a morrer e a diminuir de número. O contrabando de drogas começa a ruir. Não haverá mais clientes para garantir o consumo. Não há mais governo para corromper. Por orientação do neoliberalismo, o Estado afastou-se tanto da economia e do social, que encolheu e sumiu. O Congresso fechou às portas. Não há mais sistema político. Não há mais políticos. Nem bons nem maus. Fecharam-se as portas daqueles que se locupletavam com as fraquezas do poder constituído.

Sobrarão os grupos de organizações criminosas que, de resto, brigarão entre si, até restringir-se a um último grupo, o mais poderoso deles. Grupo aliás, em pouco de tempo, constituído de velhos criminosos, doentes e desinteressados, que vão morrendo pouco a pouco, à míngua, até restar o último deles, coincidentemente ou não, de nome Adão. Adão, o poderoso chefão, que olha para trás e verifica o inferno em que eles transformaram o que antes era o Paraíso.

De seus olhos rolam lágrimas. E lhe vem à mente algumas idéias do tipo podemos nos arrepender, poderemos consertar as injustiça. É preciso escolher logo nossa alternativa e negar todas as outras possibilidades.

E lembra do pensamento, lido em algum lugar: “O homem sempre decide o que será no próximo momento”.

Então, ele se põe de joelhos e, num último esforço de consciência, pede perdão a Deus. E Deus, que é Misericordioso, que é Justo, lhe dá mais uma chance. Chance que se estende para todos nós. E recria o mundo. E tudo recomeça das trevas. E faz-se a luz novamente...


Domingos Oliveira Medeiros
Pequeno ensaio sobre a violência

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui