Usina de Letras
Usina de Letras
291 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->16. ALEGRIAS PARTILHADAS -- 23/07/2003 - 19:27 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Inolvidáveis são os momentos do contacto mediúnico entre os planos. Se, para os encarnados, gozar dessa alegria é emoção profunda, para os espíritos no etéreo é fruto de muito trabalho, é o produto final de realização no campo da meditação, do estudo, da benemerência e do amor.

Se é bem verdade que espíritos menos evoluídos conseguem o mesmo efeito quanto ao fenômeno em si, também é verdade que não obtêm o sucesso como suprema vitória de labor duramente conquistado, não usufruindo senão melancólica e fugaz satisfação por ver o intento transformar-se em realidade. Satisfação, fazemos questão de ressaltar, totalmente inglória e logo convertida em dolorosa sensação de amargura e sofrimento.

Quanto a nós, que pelejamos durante muitos e muitos anos, segundo a humana contagem, para conseguir a necessária permissão para levar aos encarnados as nossas mensagens de trabalho, em forma de advertências morais e unidades de ensino, para conhecimento, desenvolvimento e integração dos viventes do orbe no conjunto dos operosos colaboradores para com o nosso plano, ficamos extasiados com a perspectiva cada vez mais próxima de abrangermos mais e mais pessoas mediante a divulgação e publicação de nosso ministério.

É, pois, essa alegria, essa ventura extraordinária que propomos ao caro leitor partilhar. Veja como é bom conhecer os Evangelhos, a palavra sublime de Jesus, os textos de superior clarividência do Espírito de Verdade, que, sob a codificação kardecista, se espraiam pelas prateleiras e estantes de inumeráveis bibliotecas. Dessa dedicação ao estudo, germinará a certeza da fé, brotará a esperança em porvir glorioso e crescerá a fortaleza da caridade, virtudes que exaltarão a alma diligente de nossos irmãos e lhes facultarão o ingresso no rol dos iluminados de Deus.

Que cada qual vistorie o intelecto e busque encontrar os defeitos e deficiências, que se encaminhe para as páginas salutares do divino amor e terão a recompensa prometida, na forma de tranqüilidade mental e perfeita saúde corporal. Não tomem as nossas palavras com o espírito voltado para as realizações humanas: corpo saudável, sob o ponto de vista espiritual, é aquele que consegue manter-se equilibrado, segundo o sistema de contenção das moléstias psicossomáticas, embora possa padecer de males crônicos, que nada mais são do que as provações cármicas necessárias, para que se possam superar condições adversas adquiridas em endividamentos pretéritos.

Sigamos todos nós, pois, confiantes na vitória do espírito sobre a matéria e envidemos os nossos esforços para superar as dificuldades ambientais, circunstanciais ou conjunturais, submetendo as intuições ao crivo da razão amparada pela fé nos poderes da benignidade e da misericórdia divinas, para termos certeza de desenvolvimento no campo evolutivo, em busca da redenção.



Exercícios

Que tem o amigo realizado ultimamente no sentido de cumprir as recomendações do texto-base? Que programas estão sobre sua mesa de trabalho? Com que objetivos gerais e específicos?

Com quem tem contatado no campo material para formação de grupo de estudo e de socorrismo fraterno?

Do contacto com os espíritos protetores, que orientação tem recebido? Qual gostaria de receber, caso lhe seja ainda vedado o encontro mediúnico? Teria confiança em receber anotações ou informações prestadas através de médiuns experimentados? Qual seria sua primeira reação ao saber que os guias desejariam que se integrasse em grupo de pessoas estudiosas do espiritismo e da mediunidade? Que faria para confirmar tais mensagens? Por quê?

Caso trabalhe segundo a orientação que temos prestado, faça sério balanço de seu aproveitamento e desencadeie junto ao grupo discussão, no sentido de estabelecer críticas e elogios. As críticas servirão para aperfeiçoamento das tarefas através de acrescentamentos oportunos ou de supressões de material excessivamente complexo ou exageradamente simplista. Os elogios poderão permitir maior grau de confiabilidade no trabalho, de sorte que os componentes do grupo possam vir a ser ainda mais estimulados a prosseguir no desempenho de suas funções.



É importante, neste ponto do curso, enfatizar que a alegria das conquistas não deve ser reservada para o final, para o coroamento das atividades, mas deve acompanhar cada momento da execução das tarefas, pois nada há de mais importante para todos nós que a felicidade de sabermos que estamos na estrada certa, sob o amparo do Pai. É preciso não esquecer que a vida no orbe, como ainda a permanência nas esferas de aprendizagem e desenvolvimento, é constante luta de aprimoramento moral. Ter consciência deste fato traz serenidade e afasta definitivamente qualquer ansiedade de domínio e de superação. Quando obtivermos os méritos que buscamos para ascender na escala evolutiva, a transição se fará até mesmo sem que tomemos consciência do fato, dada a natural progressão a que tendem todas as criaturas. Sejamos, pois, alegres e evidenciemos a satisfação aos companheiros de trabalho, mas façamo-lo sem a preocupação de sê-lo, como resultante da compreensão absoluta do existir.



Que esta mensagem sirva de portal para o ingresso nos diversos grupos de novos elementos, captados pelas vibrações de muito amor emitidas pelos companheiros em suas preces voltadas para o envolvimento de amigos e de parentes propensos a aceitarem, com boa vontade, sua arregimentação. Não é preciso que as pessoas sintam incoercível necessidade de participar dos estudos nem que tenham perpassado por sofrimentos vários que lhes indiquem o caminho de Deus. Certamente, tais pessoas, pressionadas por circunstâncias emotivas, tendem a mais facilmente aceitar a convocação. Estas naturalmente se aproximarão dos amigos ao saberem de seus trabalhos e atividades no campo do socorrismo moral.

O que desejaríamos incentivar é a conquista de pessoas de bom coração, ainda não totalmente convencidas das verdades evangélicas e espiritistas, por força de atitudes materialistas e negativistas forjadas sobre valores humanos perecíveis ou mentalizados e arquitetados a partir de pontos de vista meramente racionais, segundo as teorias filosóficas em voga nos ambientes do intelectualismo falacioso da ciência dos encarnados. Tais pessoas soem ser de boa índole e soem aceitar debater os pontos de elucidação do existir. No momento em que anuírem em participar como espectadores de alguma reunião, certamente irão receber alguma idéia que, como próspera semente, germinará, crescerá e brotará, permitindo que mais este ser humano venha a ser conduzido para o aprisco do Senhor.

Frisamos, contudo, veementemente, que tal arregimentação deverá respeitar inteiramente o livre-arbítrio e o livre pensar das pessoas, de sorte que de tudo lhes deve ser dado conhecimento, a fim de que sejam evitadas suspeitas de hipocrisia, de camuflagem das verdadeiras intenções do arregimentador, cuja primordial qualidade será pautar todo o procedimento por amor de Deus e do próximo.

Procedendo deste modo, iremos ampliando aos poucos o âmbito de nossa atuação, de forma a propiciar a cada vez mais pessoas os recursos assistenciais que temos usufruído em nossa jornada, pois, da boa vontade de nossos irmãos de luz, descerão o amparo e os fluidos inspiradores para imantar os recém-chegados, proporcionando-lhes o bem-estar e a segurança necessários para cumprimento harmonioso das tarefas que lhes serão cobradas para seu próprio bem.

Esta advertência é fundamental: a necessidade de trabalhar com afinco para que se consiga atingir o grau de conhecimento justo para a conquista dos bens maiores do Cristianismo redivivo. No entanto, que não se confunda, como temos proposto nesta mensagem, trabalho com sacrifício. Nada do que se abstiver o encarnado deve conter qualquer indício de perda, de insulamento ou de contenção. Antes, qualquer que seja o desprendimento, que seja fruto de decisão soberana, mediante profunda meditação e inteira conscientização.

De que vale abandonar, por exemplo, o vício do fumo, se a lembrança do cigarro e o desejo da nicotina oprimirem o cérebro a ponto de o indivíduo não pensar em outra coisa? Se você, no caso do fumo, ainda se lembrar do cigarro, é natural por certo tempo. Mas se a sujeição ao vício perdurar mesmo após ter-se afastado do cigarro, então estará prontinho para recomeçar.

Do mesmo modo, no que se refere a todas as conquistas no campo moral: além da firme deliberação de proceder com correção, é necessário ter solidamente implantados na mente e no coração os argumentos fundamentais da doutrina e a convicção inexaurível de sua validade. Deste modo, a só lembrança dos possíveis e transitórios prazeres dos vícios irá aos poucos perdendo-se nas trevas do tempo, sendo substituída pela dominadora e fulgurante alegria da perspectiva da eterna bem-aventurança.



Fiquem, amigos, na paz do Senhor! Que este dia sirva para concretizar ainda uma vez a sua fé na divina misericórdia e que possamos, todos juntos, erguer ao Pai prece de carinhoso afeto e de profundo reconhecimento por todos os benefícios de que temos sido alvos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui