Usina de Letras
Usina de Letras
272 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->2. PARA SOFREAR OS IMPULSOS NOCIVOS -- 10/07/2003 - 07:43 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Na angústia de passado pecaminoso é que reside a maior penalidade que qualquer ser criado por Deus possa sofrer. Se você, neste exato momento, estiver em vias de cometer algum deslize, suspenda imediatamente o intento. Busque logo compreender as causas que o levaram a tomar a decisão errada e elimine-as. Não se torture por ter tido essa exaltação psíquica que o levou à beira do desespero. Antes, convença-se de que você é de carne e está ainda muito verde para aspirar a atos perfeitos. “A carne é fraca”, mas o espírito é muito forte. Aja, pois, segundo os princípios emanados da vida superior, para debelar os desejos meramente provocados pela matéria mais densa do orbe. Veja que sua decisão se mantenha nos limites da espiritualidade, progredindo, passo a passo, rumo à perseverança no bem, de modo que se torne objetivo o seu proceder, de acordo com os preceitos evangélicos, sem que para isso precise de qualquer esforço de vontade, transformando todos os atos de vida em algo naturalmente bom, segundo os princípios das leis maiores, provindas do Pai e disseminadas por nosso mestre Jesus.

Até criaturas bem inferiores conseguem perceber que suas atitudes não condizem com a moralidade suprema do amor e do bem comum, entretanto, não agem segundo tal percepção por se deixarem envolver por paixões e interesses mundanos. Esse indigno procedimento se deve, principalmente, por se deixarem levar por rancores antigos, frustrações provocadas por débitos passados, difíceis de desarraigar do cerne da personalidade. São as chamadas pessoas egoístas, turbulentas, maldosas, iradas, como se tais rótulos, uma vez impressos, não mais pudessem ser despregados. Se você acha que possui alguma característica bem delineada, bem marcada na personalidade, e se tal tendência for nociva para a aquisição dos bens maiores das divinas virtudes, urge que estabeleça princípios regeneradores, para sufocar o mal. Dentre esses princípios, o primeiro, o mais importante é a exata compreensão da causa que promoveu tal incremento da maneira de ser. Se lhe parecer excessivamente difícil reconhecer a causa que o leva a moralmente diversificar o comportamento diante das circunstâncias da vida, atenha-se, então, a pressionar os centros de sua capacitação mental e consciencial, através da prece, da leitura de textos edificantes, da prática intensiva da caridade, do trabalho em prol das vítimas da sociedade em que você vive e prospera.

Quando assaltado for pela perspectiva de vir a descair novamente na tendência menos digna, no momento mesmo da crise, busque isolar-se dos companheiros, mergulhe o mais fundo que puder em sua mente, eleve seus pedidos aos guias de luz que o assistem e resguarde-se de qualquer atitude que possa vir a reatar os liames com o padrão que está lutando por superar. Sabemos que, sem fé, não conseguirá vencer, por isso é que recomendamos que, longe dos achaques, durante os momentos de calma, de serenidade, estude os livros básicos do espiritismo, para ir compenetrando-se cada vez mais, por meio da meditação mais profunda, da reflexão e do convívio salutar dos grupos de companheiros igualmente interessados em melhorar o desempenho dentro das virtudes evangélicas, das premissas da criação e dos intentos do Criador.

Se, de qualquer modo, estas recomendações puderem vir a ser úteis a algum dos caros leitores, muito nos regozijaremos, pois teremos por satisfeito um dos mais importantes lemas do socorrismo fraterno: o de auxiliar ao semelhante. Se tudo o que tivermos dito nada representar para você mesmo, vamos ficar ainda mais contentes, por sabermos que seres existem que já conseguiram superar as crises e se preparam para o socorrismo. A estes pedimos que dêem o nosso texto a conhecer a pessoas que, segundo o seu alvitre, estejam necessitadas, instando por que cumpram os compromissos que assumiram ao obterem o direito ao encarne atual, tão solicitado por tantas entidades espirituais que chega mesmo a ser uma espécie de prêmio ter conseguido esta oportunidade. Não vamos desperdiçá-la, pois.

Oremos, neste instante, pedindo ao Senhor que envie os mensageiros de luz para auxiliarem-nos a superar os defeitos, através de seu aconselhamento sempre importante e de seu conforto bendito, através das cálidas palavras de amor e de carinho que, com sabedoria, prodigalizam. Graças vos damos, Senhor, por termos tido ensejo de caminhar convosco mais este trechinho da jornada! Amém, Jesus!



Dedicatória

A presente mensagem é dedicada ao escrevente, que aniversaria. A ele desejamos vibrar com profunda emoção o mais carinhoso afeto. Fique na paz do Senhor, irmãozinho, e parabéns pelo festejar desta data!



Exercícios

Sabendo que a mensagem-texto foi dedicada ao escrevente, diga quais as razões que teriam levado o guia a fazê-lo. Seria porque o médium merecesse repreensão ou advertência? Seria porque teria superado alguma deficiência de personalidade? Seria porque seu trabalho precisasse ser mais incentivado? Ou seria porque se tratava tão-só de homenagem?

Em seu natalício, gostaria você de receber mensagem espiritual? Por quê? Não haveria nesse desejo algum aspecto de falta de humildade? Se for digno mediador das esferas, ficaria frustrado por não lhe chegar nenhuma palavra amiga em tal situação? Por quê?

Caso você recebesse a mensagem de incentivo ao trabalho, como agradeceria? Elevaria copo d água fluidificada em agradecimento, espécie de brinde à maneira dos encarnados? Que acharia se assim alguém fizesse? Por quê?

Este questionário poderia estar intrigando-o, no sentido de que estaria diminuindo a homenagem, ao tempo em que obriga a refletir a respeito dela. Está? Explique os seus sentimentos com relação a esta possibilidade.

Você se perturbaria em ter de relatar as sensações mais íntimas do ser? Por quê? Em quais circunstâncias o faria e em quais, não? Responda expondo as razões das reações e pensamentos.

Adote postura de espírito guardião e redija a mensagem que gostaria de receber por ocasião do aniversário. Inste por que o texto seja integralmente sério, mas, se desejar ser jocoso, não contenha os ímpetos: em outro texto, na mesma situação, coloque todos os impulsos cômicos à mostra e escreva de modo que provoque o riso aos companheiros.

Após a leitura de todas as mensagens, deve o grupo analisar cada uma, para oferecer aos colegas o apoio dos comentários, no sentido de compreender, com proficiência intelectual e com amoroso carinho fraterno, os dramas subjacentes.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui