Usina de Letras
Usina de Letras
304 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta para Yeda Guanaes e Fernando Tanajura -- 13/10/2002 - 17:55 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Esclarecendo Posições
(por Domingos Oliveira Medeiros)

O que mais me impressiona neste site não são os palavrões e as bobagens que, vez por outra, aparecem no Quadro de Aviso. E tudo isso, vale lembrar, por conta de que as sugestões para a melhoria da qualidade deste site, como a criação de um espaço (tipo chat) para reduzir o excesso de má utilização do Quadro de Avisos, não foram bem aceitas.

Por parte de uma minoria, evidentemente, que não se deram ao trabalho de usar suas “boas cabeças” para sugerir coisa melhor; e de outros tantos que nem isso chegaram a fazer.

As mudanças estão aí para serem confirmadas. Pois os problemas persistem. As saídas de alguns colegas têm em parte alguma coisa a ver com elas. Ou com a falta delas. Não se corrigiram disfunções amplamente aqui anunciadas e, agora, me vêm alguns companheiros, com a conversa fiada de querer atribuir ao fato à queda da qualidade dos textos; numa demonstração irrisória de falsa humildade ou, o que pior, avocar para si a qualidade de competência narcisista, exclusiva e superior aos demais, que, em tese, deveria ser aferida por terceiros, e não amplamente divulgada por quem assim se julga.

Acomodaram-se na omissão e no silêncio. E agora falam em jardins e flores. Sensíveis às piadas e brincadeiras que se fazem com gente de todas as raças e cores. Incomodam-se com o supérfluo. Com o varejo. Sem que se apresentem razões ou argumentos convincentes.

Não se vislumbra nenhum espírito de colaboração.

Se as propostas, aqui apresentadas, para a melhoria do site, não foram as melhores, o que seria até natural, caberia aos gênios contestá-las de imediato; e apresentar substitutivo à altura de sua competência. Mas não. Calaram-se. E agora arvoram-se no direito de distribuir críticas e estabelecer quem deve ou não ficar no site. Como se isso fosse possível. E vão mais longe. Pretendem, ou assim sugerem, capazes de definir quem teria ou não competência para continuar no site. Isto sim, é que é piada de mau gosto. Preconceito e presunção.

Como de resto, são piadas de mau gosto o descaso do presidente Bush para com o mundo inteiro. A começar pelo meio ambiente. Passando pela intransigência e inobservância das leis. Matando e destruindo povos inocentes. Crianças, mulheres, idosos e civis. Virando as costas para o genocídio que o governo israelense está impondo ao povo palestino. E tem mais.

Bush já se dispõe a invadir o Iraque. Numa posição imperialista e unilateral. Que contraria os princípios de liberdade e de respeito à soberania dos povos tão defendidos pela gente valorosa que são os cidadãos americanos daquela grande Nação. O povo americano não merece o governo que tem. Nem o mundo. Por que se diz tudo isso?

Para enfatizar a aludida questão da sensibilidade. Avocada por alguns críticos de plantão. Mas como a sensibilidade só vale quando o mesmo sangue corre nas veias, ninguém reclama da piada. Ninguém escreve sobre a África. Sobre os 53 milhões de miseráveis brasileiros, criados por este governo submisso e incompetente. Que endividou o país no grau máximo. Deixando uma herança difícil de ser resolvida. Ninguém fala, também, do descaso de Bush para com o meio ambiente. Para com a sua política de subsídios, que tantos prejuízos tem causado à economia do nosso país. Etc..etc...etc....


Mas reclamam do Domingos. Que escreve sobre tudo isso, e ainda conta piada. Pretendem identificá-lo como insensível e ditador. Só porque ele tem colocado sua indignação no papel. Prestando sua colaboração, quando menos, para alertar as autoridades a respeito. Para combater o vício do fumo. (As Aparências Enganam), para combater a usura pela nossa floresta (A Amazônia), para melhorar este site (proposta de minuta), e assim por diante.

Ora, bolas! Troquem de jardim. Há jardins sendo destruídos por todos os lados do mundo. Flores estão sendo pisoteadas. Nem conseguem florescer. Que precisam de atenção. De serem irrigadas pelas mãos da fraternidade. De colaboração. Do bom senso. Do perdão.

Domingos Medeiros
13 de outubro de 2002


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui