Usina de Letras
Usina de Letras
292 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->42. NÃO PERCA TEMPO -- 03/07/2003 - 08:48 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O despertar da humanidade para seus compromissos não será tão doloroso quanto possa parecer, se atentarmos para o atraso atual de grande parte da população terrestre. É que Deus é pai misericordioso e sabe dosar, com muita precisão, o peso da carga possível de ser transportada estrada afora. Por isso é que lamentamos a falta de interesse de muitos, que preferem ficar ao largo, sem participar da caravana que passa. Lamentamos porque a sua carga é bem leve mas o seu jugo muito pesado. Se se atrevessem a se apetrechar para a caminhada de luz, certamente fortaleceriam a ossatura moral, encheriam de rijas carnes o aparato espiritual, criariam largo fôlego existencial, de sorte que mereceriam carregar fardos mais promissores de rápidos ganhos no terreno da ascensão rumo à vinha do Senhor. Do jeito que fazem, no entanto, vão lastimar-se quando compreenderem que há mais tempo poderiam integrar o rebanho de Deus. Terão, nesse momento, de sobrecarregar-se ainda mais, não por força da divina justiça, que a todos aquinhoa igualmente, mas por requisitório próprio, na ânsia de recuperarem as oportunidades desleixadas.

O que de mais difícil terão para admitir é o progresso de seus pares, não por inveja ou ciúme de sua situação, mas por não se terem compenetrado, na hora certa, de que o caminhar haveria de ser conjunto. Não adiantarão as lágrimas que banharão abundantemente o infortúnio e a tristeza de ver que os amigos mais caros se perdem na luz dos círculos elevados, embora haja o reconforto de saber que tais entidades lhes oferecerão apoio e lenitivo ao sofrimento, ao desespero. Mas, com certeza, o tempo perdido nas malhas do ócio, da preguiça, pela dissipação sem parcimônia dos atributos mentais, intelectuais e físicos, fartamente empregados ainda para exaltação ególatra da personalidade, muito pesará na necessidade de retornos contínuos e amiudados a encarnes dolorosos de expiação.

Caso os amigos leitores desejem confirmar estas advertências, solicitamos-lhes que se dediquem à leitura das obras mediúnicas mais tradicionais do espiritismo, quais sejam os romances de Rochester, de Emmanuel, ou os compêndios quase científicos do irmão André Luís, no que tange à exemplificação abundante que registram, extraída dos documentos arquivados nas bibliotecas do além, como assim de casos que pôde observar pessoalmente. De resto, a literatura espirítica é muito vasta e o que mais contém é advertência sobre advertência, para que os encarnados se decidam a rumar para sua redenção.

Se “perda de tempo” pode parecer expressão dúbia, tendo em vista que o conceito de TEMPO pode sofrer controvérsia, admitindo-se a hipótese de que o cerne da criação exija antes conceitos como “energia”, “poder cósmico”, “vibração etérea”, “magnetismo interior” etc., que não se perca o amigo na discussão teórica da verdade imanente ou transcendente, mas que saiba que, quanto antes se decidir por compreender os ensinamentos evangélicos, menos terá de esperar pelas oportunidades de recondução ao caminho do bem e do amor divinos, recondução cada vez mais difícil e onerosa.



Exercícios

Vamos estabelecer os limites das tarefas. Aceitando o texto como verdadeiro, reproduza algum caso verídico ocorrido com alguém de seu relacionamento em que a pessoa retardou a aceitação do Cristo e se viu na necessidade, posteriormente, de reconhecer que cometera grande erro. Em seguida, busque analisar o porquê dessa atitude de rebeldia, de insubmissão à verdade cristã, descartando desde logo a influenciação de espíritos sofredores, mas fazendo com que a tal pessoa seja integralmente responsabilizada pelos seus atos.

O passo seguinte será destacar de suas leituras caso em que se comprovem inteiramente as assertivas do texto. Cuide para não citar nenhum dos autores indicados na mensagem inicial. A intenção desta propositura é fazer com que o aluno se dedique a outras leituras mediúnicas além das citadas, que são as mais tradicionais e obrigatórias.

Após a devida discussão em grupo para confirmação do acerto dos trabalhos individuais, convocamos o pessoal para reunir-se telepaticamente durante alguns minutos, na expectativa de se obterem informações comuns a respeito de alguma mensagem que os guias do grupo queiram fazer chegar. Para configuração das coincidências, devem os integrantes da equipe escrever as intuições que conseguiram. Caso haja alguma semelhança de idéias, devem ser desenvolvidos os temas oralmente, de sorte que se desperte em cada um a faculdade da improvisação do discurso moral. Se nenhuma coincidência for observada, não devem frustrar-se as expectativas: é que a hora da imantação coletiva ainda não é chegada. Neste caso, abra-se alguma obra de orientação moral e leia-se tópico ao acaso. Tal tópico servirá como embasamento para dissertação oral dos componentes do grupo, cada qual esforçando-se por imprimir ao discurso cunho bem particular.

Evidentemente, este último trabalho visa ao descerramento e desenvolvimento dos atributos da mediunidade, que toda pessoa possui. A vibração de caráter grupal objetiva a aquisição da certeza do relacionamento com as esferas espirituais, bem como a possibilidade de intercâmbio direto com as entidades que orientam, que guiam e socorrem cada componente do grupo. Se da equipe participarem médiuns experimentados, tanto melhor, pois a configuração do recebimento de mensagens idênticas ou, pelo menos, parecidas facultará aos demais membros a percepção da seriedade dos trabalhos.

Sem dúvida nenhuma, estas tarefas preconizadas se destinam a grupos bem coesos e acostumados aos trabalhos de pesquisas temáticas e do socorrismo fraterno. Não vão os amiguinhos expor-se ao ridículo perante si mesmos, pensando poder obter sucesso sem esforço. Aí seria o contrário do texto: na ânsia de caminhar par a par com a caravana, esquece-se de que são necessários inúmeros preparativos.

Como recomendação final, a costumeira exortação à prece contrita, comovida, em busca do amor do Pai e do auxílio sempre incondicional dos protetores espirituais.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui