Usina de Letras
Usina de Letras
231 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->21. AGITAÇÕES SOCIAIS -- 12/06/2003 - 06:43 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Os argonautas do saber maiúsculo dos planos econômicos e quejandos preocupam-se em demasia com os resultados formalmente materiais das atividades concernentes às ações práticas, almejando, com isso, ganhos no aspecto terreno. No entanto, existem aproveitamentos espirituais de monta e, se bem canalizadas as intenções de beneficiarem-se as pessoas irrestritamente, sejam elas componentes do grosso da população, sejam ainda aquelas que até pouco tempo atrás nadavam nas águas férteis e promissoras das falácias administrativas e financeiras, mas que agora podem vislumbrar o quanto vinham propiciando o desenvolvimento da usura e o aproveitamento da produção sob forma coercitiva dos trabalhadores e daqueles que não foram bafejados pela “sorte” de nascerem em berço afortunado, então, poderão ter certeza de que contarão no céu com grande soma de dividendos a favor de sua paz e de seu progresso.

Não nos atreveremos, contudo, a generalizar conclusões: existem aqueles que agem de boa-fé bem como os que propugnam os eventos com finalidades interesseiras pessoais ou de grupos que os apóiam e lhes dão sustentação político-funcional. Não vamos discriminar quem é quem nesse processo de açambarcação dos direitos constituídos, em prol de medidas de restauração ou implementação de maior justiça social, pois não há interesse algum de se julgarem méritos ou deméritos, mesmo segundo o princípio evangélico emanado das palavras do Mestre, Jesus. Vamos advertir para o fato e esperar que, da leitura de nossas palavras, os que procedem por amor-próprio se inteirem de suas reais intenções e possam desencadear dentro de si ato exortativo que os conduza para o lado dos verdadeiros inspirados pelos ditames das leis de Deus.

Nesse sentido, vamos incentivar os médiuns disponíveis em todo o país a receberem mensagens de apoio às medidas econômicas e sociais agora em vigor, para que nós, do etéreo, possamos mais facilmente inspirar os espíritos renitentes a configurarem mentalmente sociedade mais justa e equilibrada, de modo a proporcionar segurança e estabilidade mais consentâneas com os princípios que norteiam a evangelização, de sorte que sejam facilitadas situações de maior crescimento moral e espiritual. Se “a ocasião faz o ladrão”, no dizer do povo, obstar que haja situações de tentação, quando os exemplos impedem outra interpretação do ato de agir, principalmente para os filhos da corrupção, é ato de benemerência e merece incondicional apoio de todos os que detêm o poder de julgamento imparcial e incolumemente são capazes de atuar junto à população, no sentido de lhe trazer mais luz e, ao mesmo tempo, possibilitar o crescimento moral e espiritual dos que estão em fase de penetrar no mundo dos adultos e necessitam ser educados mais civilmente.

Sabemos que as anotações de caráter moral neste instante de vida buliçosa na nação podem parecer anacrônicas. Entretanto, é preciso advertir os cidadãos de que seu procedimento, em qualquer circunstância, se deve pautar pelo equilíbrio, pela boa vontade e, principalmente, pelo discernimento evangélico, onde impera a lei do amor ao próximo, segunda em importância para toda a vida humana.

Nesses momentos insólitos, em que a humanidade passa por crises de consciência que toda mudança brusca favorece, é mais difícil de coordenar avançada rumo ao esclarecimento espiritual e intelectual, por meio da inspiração mediúnica. Fica sempre mais fácil para as forças malignas atingirem o cerne do poder decisório de cada um, uma vez que as vibrações tendem a atingir as raias da obscenidade moral. Entretanto, pacientemente, iremos insuflar na mente das pessoas passagens caracteristicamente favoráveis a pensamentos de ordem positiva, de modo a propiciar condições de acatamento e de serenidade das atitudes mais drásticas e mais revoltadas.



Exercícios

Esta mensagem contém elementos relativos às atitudes e atividades tanto dos encarnados quanto dos espíritos guardiães. Perguntamos:


1. Como você recebeu em seu íntimo as medidas anunciadas pelo novo governo? Dependendo do momento físico em que se situe, você dará respostas mais completas e mais abrangentes. Se, por acaso, a perquirição ultrapassar a lembrança deste plano atual, imagine-se em situação de ter de aceitar medidas administrativas e jurídicas que revolucionem o seu modo de viver e aplique à situação o questionário todo.

2. Se você estivesse na condição de socorrista, estaria regozijando-se por contar com os trabalhos mais facilitados, ou estaria carreando para as excogitações muitas preocupações, de sorte a ter de realizar séria transformação em seu “modus operandi”? Justifique amplamente sua resposta.

3. Caso tenha respondido de modo positivo à pergunta anterior, caracterize algumas “inspirações” que insuflaria nas mentes dos encarnados. Não se esqueça de fazer referência às características de cada pessoa, para que se possa medir o grau de coerência entre a psicologia aplicada e aquela do recebedor da mensagem.

4. Se respondeu com espírito de preocupação à questão de número dois, diga quais seriam os meios para superar os problemas levantados, bem como o roteiro de trabalho a ser implantado, de sorte a atingir com mais propriedade os objetivos do socorrismo mediúnico.



Claro está que esta pesquisa é de caráter normativo e visa principalmente a refletir, de modo específico e inequívoco, a reação das pessoas diante dos traumas de ordem social que podem refletir em seu comportamento interior. Caso você busque conseqüências mais íntimas, estabeleça o nível de relacionamento entre os fatores exteriores e o íntimo consciencial, de sorte a revelar com clareza possível quais os liames existentes e como pode operar-se transformação que avance no sentido redentor da vida humana sobre a face da Terra. Este exercício, no entanto, é livre e deve ser objeto da apreciação somente dos que integram grupos de inteira liberdade de conhecimento íntimo das personalidades dos membros. Caso os indivíduos não se sintam à vontade para desnudar o intelecto, a mentalidade, mesmo até a consciência, têm a permissão de se absterem de participar desta seção, mas saibam que, no fundo dos seus quartos, quando estiverem conversando com Deus, sempre que levantarem problemas de tal ordem, terão oportunidade de receber, por via da misericórdia divina, emanações inspiradoras, que, se bem dirigidas e aceitas, lhes darão pistas e roteiros para decifrarem seus próprios mistérios.



Com todo o cuidado, estamos voltando a manifestarmo-nos diante da realidade atual para confeccionar unidade de estudos condizente com o desenvolvimento mental do homem esclarecido deste século, o qual tem a oportunidade de conhecer o inteiro teor das obras evangélicas, devidamente interpretadas pela Terceira Revelação. Sendo assim, é preciso saber escolher as pessoas mais aptas a trabalharem nas respostas solicitadas, cuja formação espiritista deve ser vigorosa e cuja aceitação do trabalho possa ser incondicional. Não nos absteremos, contudo, de trazer a nossa contribuição para a formação do caráter de quantos se consagrarem à compreensão da vida.



Estejam com Jesus e orem para que a situação atual de sua realidade propicie condições de melhoria para a percepção e recepção das mensagens de amor emanadas dos círculos superiores e que cada vez mais as circunstâncias favoreçam a consecução maior da vida humana: o cumprimento integral das missões e a superação vitoriosa de todas as provações.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui