Usina de Letras
Usina de Letras
109 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->20. NA VÉSPERA DA POSSE PRESIDENCIAL -- 11/06/2003 - 07:13 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Haverá regozijo no céu toda vez que alguém, contritamente, elevar seus rogos a Deus, objetivando solicitar auxílio para todo o povo. É claro que, em casos como o que atualmente temos na nação brasileira, sói acontecer pedido coletivo de ajuda, ao qual a Divindade não está infensa. Por isso, podem esperar os amigos que clamaram por ajuda espiritual que as forças superiores encarregadas da pátria estão envidando os melhores esforços, no sentido de iluminar as mentes de quantos estão assumindo encargos de responsabilidade.

Evidentemente, muitos espíritos atrasados estão em espantosa atividade, pois é muito fácil demonstrar interesses de apropriações indébitas para muitos que estão acostumados a se deixar seduzir pelos aparatos de magnificência material. No entanto, existe grande assistência espiritual para os principais elementos do governo, mui especialmente em relação ao Presidente, cuja intenção de bem governar é um de seus apanágios mentais. Decorrente desse fato, temos certeza de que a nação terá oportunidade de progredir, não tanto como gostariam os homens de coração mais puro, mas o suficiente para se permitir acrescentamento material individual capaz de possibilitar alguns ganhos de ordem intelectual, através da instrução escolar. Isto, contudo, será ainda muito pouco para se obter a adesão incondicional de todo o povo junto às fileiras do espiritualismo cristão. A ignorância, mãe de todos os males (“mater omnium malorum”), ainda reinará durante muitas décadas até que seja extirpada dos meios sociais para restringir-se ao domínio dos indivíduos mais renitentes, mais contumazes no mal.



Exercícios

Este texto, atendendo a especial solicitação do caro escrevente, vai servir-nos para algumas perquirições importantes na intimidade consciencial dos prezados alunos.


1. Que desforços a mais você estaria disposto a despender para ajudar o novo governo, no sentido de propiciar a toda a sociedade avanço nos campos do material e do espiritual?

2. Você acredita em que, deveras, um governo tenha o condão de mobilizar as forças espirituais superiores, para auxílio de suas atividades administrativas? Justifique a sua negativa. Em caso de resposta positiva, aponte algumas diretrizes factíveis de serem insufladas no corpo da organização terrena.

3. Através de que meios podem os espíritos de nível inferior insinuar-se junto aos governantes e como podem vir a ser obstados? Exemplifique com alguns casos possíveis. Não se esqueça de que a citação de fatos reais requer a ajuda do socorrismo espiritual, para que as vibrações sejam positivas e nunca tenham a possibilidade de causar danos a ninguém.

4. Se você se colocasse na situação de governante, qual seria a sua atitude relativamente aos centros espíritas kardecistas? Você propiciaria condições especialíssimas de desenvolvimento, através, por exemplo, da facilitação de verbas, ou preferiria estimular o seu desenvolvimento, favorecendo-lhes os mecanismos administrativos, como a cessão dos prédios, o empréstimo de impressoras etc.? Por quê?

5. Quem você escolheria de coração para governar o país: um conselheiro do diabo, ou seja, pessoa que estimulasse negativamente os avanços, com a finalidade de provocar reações positivas contrastantes, ou daria esse encargo a anjo de candura que acreditasse que todos os homens são puros? Explique e exemplifique cada situação, chegando logicamente a um resultado em suas deduções.

6. Valerá a pena ficar a cismar a respeito de governos e governantes? Não se resume tudo em um anexim de origem popular: “cada povo tem o governo que merece” e fim? Ou, por outra, acredita você na predestinação das nações ou prefere atuar diretamente na ordem prática dos sucessos, não se deixando levar por excogitações de ordem filosófica? Justifique sua posição.

7. Que méritos pessoais podem levar as pessoas a pleitearem posições de alto comando administrativo? Obtendo sucesso, terão esses espíritos regalias outras, diferentes daqueles que, através de seu trabalho honesto mas esquecido, conseguem obter êxito em suas encarnações? A projeção social releva o indivíduo diante das “autoridades” espirituais? Encare esta questão no duplo aspecto de espírito encarnado e de espírito solto no etéreo. Veja se consegue vislumbrar alguma semelhança entre o seu encarne atual e o de entidades que se filiaram ao quadro dos governantes. Caracterize bem tais semelhanças e busque conceituar com justeza em que esses atributos especiais podem alterar o rumo de seu procedimento diante da sociedade. Discorra a respeito, buscando fixar as virtudes necessárias para que o êxito de sua encarnação nesse sentido seja completo, ligando e religando tudo a fatos ocorridos em sua existência carnal.

8. Se você obtivesse dos irmãos superiores permissão para visitar em espírito o gabinete do Presidente, que aspectos gostaria de observar? Por quê? Seria você capaz de imaginar viagem assim e relatá-la em espécie de história, de conto, com pretensões literárias? Faça-o de qualquer modo.

9. Vá até a esquina e busque sentir o pulso do eleitor. Veja se ele está contente com o governo ou se já se arrependeu de ter participado com seu voto para sua constituição. Estabeleça roteiro de perguntas a fazer a essas pessoas, de sorte a obter respostas afetivas e respostas conceituais. Depois, pacientemente, monte o perfil desse eleitor e relacione a atual disposição psicossocial com a euforia dos momentos da vitória eleitoral. Em seguida, extraia de suas conclusões alguns aspectos morais envolvidos e estabeleça cotejo com suas próprias reações. Servirá este trabalho para aprofundar um pouco mais o caro aluno no conhecimento de sua personalidade.

10. Finalmente, após a elaboração individual de todas as respostas e de todos os trabalhos, reúna o grupo e estabeleça leitura crítica de cada resultado. A seguir, sem esmorecimentos, redijam mensagem de apoio ao Presidente a ser transmitida por via mediúnica.



Toda esta lição visa a estimular o espírito de patriotismo e de vibração cristã que cada cidadão deve ter para facilitar visão integrada da realidade: o indivíduo e o cidadão serem uma pessoa só diante de sua peregrinação rumo à casa do Senhor. Se conseguirmos despertar para a responsabilidade cívica o querido aluninho, teremos satisfeito o objetivo maior.



Graças a Deus! Mais uma vez insuflamos na mente do médium lição daquele tipo de que mais gosta. No entanto, é preciso advertir que dificilmente os leitores se predisporão para exercícios tão complexos, a menos que sintam, eles mesmos, a necessidade de fazê-lo. Hoje em dia, o que mais vemos, infelizmente, é os alunos das escolas procurarem escapar ao trabalho mais sério para a aprendizagem das noções, pois dão preferência a respostas e resultados prontos, catalogados, resumidos ou inseridos em maquinismos eletrônicos de fácil manejo. Como terão de bater a cabeça ainda! Sirva esta peroração como alerta, no sentido de se prevenirem as possíveis frustrações, quer dos que se distanciarem do trabalho intelectualizado, quer dos que se abstiverem de emitir conceitos ou opiniões a respeito do próprio trabalho.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui