Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50595)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LULA E O IDH -- 05/11/2011 - 15:39 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


000080">Lula ficou &
39;iradíssimo&
39; com posição do Brasil no ranking do IDH, diz ministro


Estudo divulgado pelas Nações Unidas pôs o País em 84º lugar entre 167 países, com avanço do Brasil em apenas uma posição no índice; ex-presidente critica método usado pela entidade.



000080">03 de novembro de 2011
18h 28



000080">Fonte: 000080">http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,lula-ficou-iradissimo-com-posicao-do-brasil-no-ranking-do-idh-diz-ministro,794222,0.htm



000080">Tânia Monteiro, de O Estado de S.Paulo





000080">BRASÍLIA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou "iradíssimo" e classificou como "injusta" a avaliação do estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que pôs o País em 84º lugar entre 167 países, com avanço do Brasil em apenas uma posição na classificação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do ano passado para cá. Lula e o governo criticam o método usado desde o ano passado pelo PNUD para o estudo, que mostra que o Brasil subiu apenas quatro posições no ranking e questionou o órgão em relação à metodologia.





000080">A queixa e o desabafo do ex-presidente e do governo foram transmitidos pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, durante um seminário de cooperação entre Brasil e Itália, no anexo do Palácio do Planalto. Para Carvalho, a reclamação contundente do ex-presidente Lula é sinal de que ele continua acompanhando atentamente tudo que está acontecendo no País e "é uma prova de que ele está muito bem de saúde". O que não considero surpresa. Afinal ele é um dos mui poucos que podem usufruir um hospital como o Sírio-Libanês. Enquanto a gente-de-gastar do interior nordestino apodrece nos corredores de casas de sacrifício eufemísticamente chamadas de "hospitais".



000080">Depois de comentar que Lula falou que o governo "precisa reagir" aos números apresentados pelo PNUD, Gilberto Carvalho esclareceu que já havia uma reclamação da metodologia adotada desde os dados apresentados no ano passado. Carvalho queixou-se que "os números das instituições brasileiras (do governo brasileiro) não foram utilizados" para se chegar ao IDH apresentado no estudo. Ele ressalvou que entende que é preciso ter respeito e cautela nesta questão e que "tem uma questão de metodologia do PNUD", e defendeu que "vale a pena uma discussão em torno da metodologia que é usada". Me parece bastante sana a decisão da ONU em não utilizar os números apresentados pelo governo brasileiro. Porque dessas mentiras e manipulacões consumimos até demais...



000080">"Nós temos consciência de que nossos indicadores sociais cresceram e seguem crescendo. Segura-mente! Nenhum deles jamais aparece onde o povo vive de fato. No chão da dura realidade e não nas estatísticas surreais.  Mas nós não queremos entrar em uma polêmica sobre isso", disse Carvalho, explicando que o ex-presidente ficou preocupado com a primeira visão que houve. "Estamos colocando ele a par de tudo que houve, de todo o processo. Para nós o importante é que o Brasil continua, em um ritmo mais lento, ou mais rápido, em uma linha de diminuir as suas diferenças sociais".



Questionado se a maior queixa de Lula em relação ao PNUD era o fato de o Brasil ter subido apenas um ponto no ranking de IDH, Carvalho respondeu: "É por todo o esforço que temos feito, e então ele questionou a metodologia". Gilberto Carvalho lembrou que "no ano passado já tinha havido uma contradição grande porque o PNUD havia mudado a metodologia sem nos avisar e aí houve uma queda em não sei quantos pontos". O ministro Carvalho se referia ao estudo de 2010 que dizia que, com desigualdade, o IDH do Brasil caiu 19%, de acordo com a nova metodologia do PNUD.



000080">Para a apresentação deste novo estudo, reconheceu, "houve um comportamento diferenciado" e houve diálogo com o PNUD anteriormente e o governo não quer criar "nenhuma confusão ou briga" com o órgão. Mas ressalvou: "Só temos ainda divergências quanto ao método, mas aí é uma questão técnica e que os nossos técnicos se sentarão com o PNUD para fazer a discussão adequada. Para nós, o importante é que nós continuaremos investindo para que a diminuição das desigualdades prossigam e que sejamos cada vez mais um país menos desigual".



000080">Gilberto Carvalho insistiu que o importante de tudo isso é que Lula está bem e vigilante e acompanhando todos os fatos.



000080">Eu VIVO e observo (n)o chão da realidade. Eu vivo e vejo todos os dias. Entra ano, sai ano. Seja nos bairros populares das cidades grandes nordestinas. Seja nas zonas rurais no interior. Seja nas Terras Indígenas. É a mesma cruel forma de gastar gente que o saudoso Darcy Ribeiro já descreveu como uma das faces REAIS e transseculares desse Brasil de uns poucos. E nesse chão REAL, afirmo empiricamente mais uma vez, NÃO VEJO AS MUDANCAS DOS PAPÉIS E PROPAGANDAS do governo dos últimos 9 anos!

Parece que a ONU vê com muito mais nitidez! Brasil é um dos senão O país mais rico do mundo
.Mas tudo fica centrado nas garras dos canibais-chefes. E Lula  e seu clã de portadores de passaportes diplomáticos, hoje, são uns deles.



000080"> 



000080"> 



000080">Obs.: O artigo acima foi encaminhado via e-mail pelo amigo ARDAGA, de Piatã, Bahia.

 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui