Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Teresa de Lacerda Braga -- 10/05/2003 - 20:35 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Árvore de costado de TERESA DE LACERDA BRAGA (1), esposa de CAETANO EMÍLIO CARRANO

1- Teresa de Lacerda Braga (2). C. c. Caetano Emílio Carrano (v. ensaio “Os Carranos do Paraná”).

PAIS:

2- Coronel Manoel Antônio da Cunha Braga. Fazendeiro e prestigioso político da Lapa (PR), onde foi, também, acreditado negociante e industrial. Gozou de vasto prestígio social e político. C. em 25-FEV-1885 c. Vitória de Lacerda, com quem teve os filhos: Leocádia, João, Teresa, Antônio, Luís, Guilherme, Maria, Sílvia, Alice, Ana e José de Lacerda Braga.
3- Vitória de Lacerda. N. em 3-JAN-1863 na Lapa (PR). Fal. em 1903.

AVÓS:

4- Tenente-Coronel João Manoel da Silva Braga. Abastado comerciante da Lapa (PR). C. c. Francisca Luísa da Cunha. Pais de: Joaquina, Francisca, João Manoel, Gertrudes, Domingos e Gabriela Braga, Francisco da Silva Braga, Antônia Braga, Major Manoel Antônio da Cunha Braga, Davi, Ana, Carolina e Maria Joana Braga e Guilherme da Silva Braga.
5- Francisca Luísa da Cunha.
6- Capitão Manoel José Correia de Lacerda. N. em 6-DEZ-1815 na Freguesia de Santo Ildefonso, Concelho e Distrito do Porto, Portugal. C. em primeiras núpcias, em 1843, na Lapa (PR), c. Leocádia Cassiana Pereira de Rezende e em segundas núpcias c. Teresa Branco de Rezende (fª de Antônio José Pereira Branco Júnior e de Francisca Eulália Pereira de Rezende). Filhos oriundos do 1º casamento: Coronel Joaquim Rezende Correia de Lacerda, Maria Rita de Lacerda, Coronel Manoel José Correia de Lacerda, Rita, Leocádia Cassiana, Balbina, Teresa e Francisca de Lacerda, Francisco Rezende Correia do Ó, Vitória de Lacerda e Tenente João José Correia de Lacerda. Fal. em 30-DEZ-1875 na Lapa (PR).
7- Leocádia Pereira de Rezende. N. em 12-AGO-1829 na Lapa (RP).

BISAVÓS:

10- Comendador Manoel Antônio da Cunha. N. em Portugal. Foi abastado comerciante na Lapa (PR), onde possuía grande prestígio social e político. Exerceu cargos da governança local, entre os quais o de Prefeito, cargo que substituiu o de Capitão-Mor de Vila na Organização Municipal de 1833. Com Joaquina Teixeira Coelho teve os seguintes filhos: João Teixeira Coelho da Cunha, Antônio Manoel, Francisco e Francisca Luísa da Cunha.
11- Joaquina Teixeira Coelho.
12- Joaquim José Correia de Lacerda. Residiu com a esposa em Santo Antônio (PR).
13- Vitória Joaquina de Santa Cruz.
14- Major Joaquim Pereira de Rezende. N. por volta de 1801. C. c. Rita Joaquina Guimarães, com quem teve os seguintes filhos: Francisca Eulália e Leocádia Pereira de Rezende e Capitão Américo Pereira de Rezende. Fal. em 18-FEV-1868.
15- Rita Joaquina Guimarães. N. em torno de 1806, em Paranaguá (PR). Irmã, pelo lado paterno, do Visconde de Nacar (Manoel Antônio Guimarães). Fal. em 17-FEV-1871 em Paranaguá (PR).

TRISAVÓS:

22- Francisco Teixeira Coelho. N. em Portugal. Tronco da Família Teixeira Coelho da região, foi o 1º Capitão da Freguesia da Lapa, de cujo destacamento era comandante. Logo após a ereção da Freguesia em Vila, em 6-JUN-1806, foi eleito e confirmado no cargo de Capitão-Mor. C. em 13-JUN-1774 c. Gertrudes Maria dos Santos. Pais de: Maria da Conceição Coelho, Francisco de Paula Teixeira Coelho, Ana Perpétua, Manoel, Antônio e Joaquina Teixeira Coelho.
23- Gertrudes Maria dos Santos. Fal. em 5-FEV-1832 na Lapa (PR).
24- Manoel José Correia de Lacerda. N. em Viana, Portugal.
25- Tomásia Maria de Lacerda (nome de casada). N. na Freguesia de Vitória, Concelho e Distrito do Porto, em Portugal.
26- Lourenço Antônio dos Santos. N. em S. Lourenço de Darmes, Portugal.
27- Ana Rosa dos Santos. N. em Nossa Senhora do Ó, Algarve, Portugal.
28- Tenente João da Mota Rezende. Bat. em 28-FEV-1773. C. c. Ana Ferreira Torres. Pais de: Constança Rezende, Major Joaquim Pereira de Rezende, Manoel Pereira de Rezende, Querubina do Espírito Santo Pereira de Rezende e Francisca Pereira de Rezende.
27- Ana Ferreira Torres. Oriunda do litoral paulista.
28- Capitão Joaquim Antônio Guimarães. Citado na pág. 117 do Vol. VII e na pág. 188 do Vol. IX da obra 'Genealogia Paulistana', de Silva Leme. C. em 1804 c. Ana Maria da Luz (fª de Manoel Gonçalves Cordeiro do Nascimento e de Maria da Luz, com descendência mencionada na pág. 168 do Vol. IX do 'Genealogia Paulistana'), com quem teve o filho Manoel Antônio Guimarães (Visconde de Nacar). Joaquim Antônio teve ainda, com outra mulher, a filha Rita Joaquina Guimarães.

TETRAVÓS:

56- Tenente Domingos Pereira da Silva. N. em 1725 e fal. em 1812, com testamento aberto em 23-MAI-1812. Filhos oriundos do casamento c. Casemira Rodrigues de França: João da Mota Rezende, Maria Angélica da Silva, Francisco de Paula Rezende e Lourenço da Silva Rezende.
57- Casemira Rodrigues de França.
58- João Ferreira Torres.
59- Maria de Sá.
60- Coronel Manoel Gonçalves Guimarães. N. em Portugal. Vulto de grande valor moral, era possuidor de avultada fortuna e de muitas sesmarias de terras em Castro, Ponta Grossa e Curitiba, entre as quais as de Carambeí, Santa Cruz, Samambaia e Barigui. Foi um dos signatários do auto de ereção a vila, em 20-JAN-1789, da antiga povoação de Iapó, que recebeu o nome de Castro. Foi contratador dos impostos de pedágio de Porto de Cima e do Registro do Rio Negro, fazendo tais serviços mais para prestar serviços à Coroa que para obter lucros pessoais. Dedicou-se à compra e venda de animais no Sul, vendendo-os em Sorocaba (SP). Foi Guarda-Mor das águas minerais a talho aberto. Fez construir o altar de Nossa Senhora do Parto, em sua Fazenda de Santa Cruz e construiu, à sua custa, em 1811, a Capela de São Francisco de Paula, de Curitiba, benta em 13-ABR-1811 com grande pompa e solenidade. A 'Gazeta Paranaense', em sua edição de 26-SET-1886, contém notícia sobre a vida de Manoel Gonçalves. C. c. Mariana Luísa Soares, com quem teve o filho Joaquim Antônio Guimarães. Foi casado, também, c. Maria Madalena de Lima (n. em Ponta Grossa; fª do Capitão-Mor Manoel Nunes de Lima e de sua mulher Joana Cardoso de Lima), com quem teve os seguintes filhos: Padre Augusto Gonçalves Guimarães, Balbina Iria Guimarães, Ana Ubaldina do Paraíso Guimarães (casada c. João da Silva Machado, o Barão de Antonina), Francisca de Paula Lima, Tenente José Gonçalves Guimarães, Capitão Manoel Gonçalves Guimarães, Capitão Matias Gonçalves Guimarães, Capitão Joaquim Gonçalves Guimarães e Maria Clara do Nascimento. Fal. em MAR-1816.
61- Mariana Luísa Soares. N. em S. Paulo (SP).

PENTAVÓS:

112- João Pereira Braga. V. nº 34 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
113- Josefa Gonçalves da Silva. V. nº 35 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
114- Capitão José da Costa Rezende. N. na Ilha de S. Miguel, Açores, Portugal. C. c. Maria do Ó Pinheiro França. Pais de: Cônego Joaquim da Costa Rezende, Cordula e Casemira Rodrigues de França. Fal. em 1776.
115- Maria do Ó Pinheiro França.
122- Antônio Leite Cardoso.
123- Luciana Maria do Espírito Santo.

HEXAVÓS:

224- José Martins. V. nº 68 Do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
225- Esperança Pereira. V. nº 69 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
226- João da Silva Reis. V. nº 70 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
227- Maria Rodrigues. V. nº 71 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
230- Capitão-Mor André Gonçalves Pinheiro. Pertencia a uma das principais famílias de Paranaguá (PR), conforme consta de sua patente de Capitão-Mor passada por Rodrigo César de Menezes em 25-JAN-1722. Foi Provedor dos reais Quintos do Ouro da Fundição da Vila e Comarca de Paranaguá e Mestre de Campo, tendo servido em outros importantes cargos. Sempre mereceu elogiosas referências. Foi, ainda, Mestre de Campo de Milícia. C. c. a viúva Maria da Ascensão (ou Maria de Ascensão França), com quem teve os seguintes filhos: Ana Pinheiro, Maria do Ó Pinheiro França, Bernarda, Lourença, Isabel, Vitória e Joana Rodrigues de França, Padre José Rodrigues de França e Padre João Rodrigues de França. Fal. em 1745 em Paranaguá (PR).
231- Maria de Ascensão França. Foi casada, em primeiras núpcias, c. o Capitão Francisco Rodrigues Godinho (n. na Vila da Conceição de Itanhaém, Estado de São Paulo; fal. em naufrágio do navio em que regressava do Rio de Janeiro) e em segundas núpcias c. André Gonçalves Pinheiro. Com o 1º esposo teve os seguintes filhos: Josefa Rodrigues de França, Francisca Pinheiro e Maria Pinheiro de França. Fal. em JAN-1742 em Paranaguá (PR).

HEPTAVÓS:

452- Manoel dos Reis. V. nº 140 do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
453- Maria Francisca da Silva. V. nº 141 Do ensaio “Árvore de costado de Hercília de Oliveira Lima”.
462- João Rodrigues de França. Descendia de ilustre e abastada família paulista. Residiu em Santos (SP). Possuiu várias fazendas de criação nos Campos Gerais e em Curitiba e São José, bem como minas de ouro em Araçatuba e São José, de onde teria extraído grande quantidade do precioso metal. Deu muita atenção à educação dos filhos, conseguindo que seis deles ingressassem na carreira eclesiástica, sendo que um deles formou-se na Universidade de Coimbra. Foi Capitão-Mor de Paranaguá (PR), conforme carta patente passada em 6-DEZ-1707 por D. Fernando Mascarenhas e confirmada pelo Rei D. João V em 19-JAN-1711. Último Lugar-Tenente do Donatário Marquês de Cascais. C. c. Francisca Pinheiro, com quem teve os seguintes filhos: Joana Rodrigues de França, Maria da Ascensão, Padre Nicolau Rodrigues de França, Padre Inácio Rodrigues de França, Frei João Rodrigues de França, Padre Júlio Rodrigues de França, Padre Lucas Rodrigues de França, Padre José Rodrigues de França e o Sargento-Mor Cristóvão Rodrigues de França. Teve, também, três filhos naturais com Maria da Conceição: Custódia, Paula e Ana Rodrigues de França. Governou Paranaguá até o seu falecimento, ocorrido em 1715.
463- Francisca Pinheiro. Foi casada em primeiras núpcias c. João Rodrigues de França e em segundas núpcias com o Capitão Veríssimo Gomes da Silva, com quem teve, pelo menos, uma filha (Maria Angélica Gomes). Fal. após 1729.

Notas Explicativas:

1- A Família Lacerda procede do Infante D. Fernando, primogênito de Afonso X, 'o Sábio', que passou a usar o apelido por ter uma mecha de cabelo (cerda) no peito, sendo por isto chamado de 'de la cerda'. Braga, por seu lado, é sobrenome português toponímico, isto é, utilizado, inicialmente, por alguém proveniente da região de Braga.

2- Os dados registrados nesta ensaio foram extraídos das seguintes fontes bibliográficas: 'Anuário Genealógico Latino' (Vol. 1); 'Dicionário de Bandeirantes e Sertanistas do Brasil', de Francisco de Assis Carvalho Franco; “Encontro com os Ancestrais”, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque; 'Genealogia Paranaense', de Francisco Negrão, e 'Vital Brazil, Mineiro da Campanha', de Lael Vital Brazil.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui