Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore de costado de Rossilany Marques Mota -- 01/05/2003 - 16:40 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Árvore de costado de ROSSILANY MARQUES MOTA, nora de PEDRO WILSON CARRANO ALBUQUERQUE

1- Rossilany Marques Mota (1). N. em 30-MAI-1971 em Brasília (DF). Comerciante. C., em 20-OUT-1990, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Brasília (DF), com Wilson Luís Esteves Albuquerque, com quem teve o filho Luís Guilherme Marques de Albuquerque (v. ensaio “Quinze Gerações da Família Carrano”.

OS PAIS:

2- Raimundo Soares Mota. N. em Independência (CE) em 13-SET-1941. C. em Brasília (DF) em 17-DEZ-1963 c. Isabel Marques Lira, com quem teve as filhas Rosemary e Rossilany Marques Mota.
3- Isabel Marques Lira. N. em Independência (CE) em 11-NOV-1944.

OS AVÓS:

4- Vicente de Oliveira Mota. N. por volta de 1913 em Independência (CE), onde foi celebrado o seu casamento, em 2-JUN-1935, com sua prima Maria Soares Mota, com quem teve, pelo menos, o filho Raimundo Soares Mota.
5- Maria Soares Mota. N. por volta de 1915 em Independência (CE).
6- Raimundo Carvalho Lira. N. em 24-JUN-1920, em Independência (CE). C. na Igreja Matriz de Crateús (CE) com Petronila Marques Albuquerque. Pais de: Maria Aparecida, Maria das Graças, Lúcia, Antônia, Maria de Fátima, José Wilson, Francisco e Isabel Marques Lira. Fal. em Brasília (DF).
7- Petronília Marques Albuquerque. N. em 6-JUN-1922, em Crateús (CE) e fal. em 23-SET-2008 em Fortaleza (CE).

OS BISAVÓS:

8- Francisco de Oliveira Mota.
9- Maria Viana do Amor Divino.
10- João de Oliveira Mota.
11- Francisca Pereira Soares.
12- Francisco de Sousa Lira.
13- Francisca de Sousa Carvalho (também citada como Francisca de Sousa Lira).
14- José Marques de Albuquerque (também mencionado com os nomes de José Marques e José Marques de Lima). N. em 11-AGO-1882 em Crateús (CE). Casou-se em 9-NOV-1920, em Crateús (CE), com Francisca Maria da Conceição.
15- Francisca Maria da Conceição (também conhecida como Francisca Áurea dos Santos). N. por volta de 1898 e fal. em 1943 em Crateús (CE).

OS TRISAVÓS:
28- Francisco Marques da Fonseca (também conhecido como Francisco Marques Franco, Francisco Franco Aprígio e Francisco Irineu Aprígio). N. em Crateús (CE), onde se casou, em 14-JAN-1879, com Maria Bezerra de Lima.
29- Maria Bezerra de Lima (também citada como Maria Bezerra de Sousa). N. em Crateús (CE).
30- Antônio Matias dos Santos. Casou-se com Luísa Maria de Jesus.
31- Luísa Maria de Jesus.

OS TETRAVÓS:
56- Marcos Franco da Fonseca. Casou-se com Leonarda Gomes Taveira.
57- Leonarda Gomes Taveira (também conhecida como Leonarda Maria da Conceição).
58- Vicente de Lima Barbalho. Casou-se com Ana Maria da Conceição.
59- Ana Maria da Conceição.

Notas Explicativas:

1- O apelido português Marques é patronímico de Marcos (v. ensaio “A origem do antropônimo Carrano”). Já o sobrenome Mota é toponímico, isto é, proveniente de uma lugar (segundo Aurélio Buarque de Holanda, mota é um 'aterro à beira de rio para proteger contra inundações os campos ou lugares marginais'). Os Motas tiveram seu início em Fernão Mendes de Gundar, filho de Mem de Gundar, capitão do tempo do Conde D. Henrique.

2- Fontes das informações contidas neste ensaio: apontamentos do autor e de Rossilany Marques Mota, arquivos paroquiais de Crateús (CE) e Independência (CE) e os livros: 'Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes', do Professor Rosário Farâni Mansur Guérios, “Encontro com os Ancestrais”, de Pedro Wilson Carrano Albuquerque, e 'Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa', de Aurélio Buarque de Holanda.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui