Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PERFIL: PEDRO SILVA (Portugal) -- 23/10/2011 - 20:36 (Paccelli José Maracci Zahler) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


``style=`clear:both;float:left;





`Posted






Por Paccelli José Maracci Zahler



A Revista Cerrado Cultural inaugura a coluna PERFIL entrevistando o escritor português Pedro Silva, autor de mais de cinquenta livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Chile, abrangendo diversas áreas como o ensaio histórico a ficção, o conto e o roteiro turístico.

Pedro Silva, 34 anos, reside na cidade de Tomar, Portugal.



1)Onde nasceu Pedro Silva, onde vive atualmente, qual a sua formação e sua ocupação principal?



Nasci na cidade templária de Tomar (Portugal), onde ainda hoje resido. Neste momento, a minha ocupação principal é a escrita.



2)Como foi o seu início na Literatura?



O meu início na literatura aconteceu quando eu tinha apenas cinco anos, ou seja, quando aprendi a escrever. Já na altura, tive mais força de vontade para aprender a arte da escrita, pois queria muito redigir pequenos textos, o que veio a acontecer.



3)Alguns escritores o influenciaram? Quais?



Na minha geração é normal que a influência seja europeia, no caso Enid Blyton (infância), Sue Townsend (adolescência) e Franz Kafka (fase adulta).



4)O senhor segue uma rotina diária para escrever?



No meu caso, não sigo uma rotina de escrita, até porque, paralelamente, desenvolvo outras atividades dentro da área da escrita (como cronista ou consultor literário), assim como fora desta área (parte acadêmica, por exemplo). Mas, sempre que estou embrenhado num projeto literário, todas as oportunidades são passadas de volta do original.



5)O que costuma fazer em suas horas livres?



Para além do (inevitável) tempo passado a ler (por distração, ficção e por razões profissionais, ensaio), também aprecio sobremaneira passear (no caso, visitar os múltiplos monumentos históricos do meu país) e, claro, assistir a uma boa partida de futebol.



6)Como o senhor se autodefine?



Em termos profissionais/literários, considero-me um Escritor e Historiador, que são as minhas principais competências.



7)Fale-nos sobre sua obra e sobre a receptividade dela entre editores e leitores.



Independentemente do fato de ter publicado mais de cinquenta livros em onze anos de atividade literária, a grande verdade é que continuo a ser um autor medianamente conhecido, até porque a minha área (ensaio histórico) não permite grandes destaques na mídia. Felizmente, e apesar desse silêncio da grande imprensa sobre a minha pessoa literária, tenho granjeado amizades junto de leitores e editores.



8)Grande parte de sua obra trata de estudos sobre a Ordem dos Templários. De onde surgiu o interesse sobre o tema? Foi de alguma iniciação mística?



Na verdade, a resposta sobre o interesse pelos Templários surge pela minha cidade-natal, no caso Tomar, que foi a principal sede da Ordem em Portugal.



9) Rapidinhas:



a) Um livro: “A Metamorfose”



b) Um autor: Franz Kafka



c) Um ator: Ruy de Carvalho (Portugal)



d) Uma atriz: Fernanda Montenegro (Brasil)



e) Um filme: Os Pássaros (Alfred Hitchcok)



f) Um cantor: Brett Anderson (Suede)



g) Uma cantora: Teresa Salgueiro (ex-Madredeus)



h) Uma canção: Next Life (Suede)



i) Um dia especial: Qualquer um, desde que na companhia dos meus entes queridos.



j) Um desejo: Ser feliz, em saúde, na companhia dos meus, e poder escrever muitos livros. Sim, é mais do que um desejo!



10)Quais seus próximos projetos literários?



Pretendo, a médio prazo, criar um novo ensaio histórico na temática Idade Média. Encontro-me, atualmente, na fase inicial, momento de pesquisa e análise dos dados para depois partir para a redação propriamente dita.



A Revista Cerrado Cultural manifesta seu agradecimento pela entrevista.



Uma amostra da bibliografia do escritor Pedro Silva:



-"Ordem do Templo: Em Nome da Fé Cristã" (Ulmeiro, Portugal, 2000)

- "História e Mistérios dos Templários" 2ª Edição Esgotada (Ediouro, Brasil, 2001)

- "Escritos Errantes (histórias leves como o vento mas tocantes como a tempestade)" (Senso, Portugal, 2002)

- "Ku Klux Klan: Pesadelo Branco" (Magno, Portugal, 2003)

- "Tripla Imparável I: Juventude em Acção" (Magno, Portugal, 2005)

- "Os Templários e o Brasil" (Flâmula, Brasil, 2005)

- "Templários em Portugal (a verdadeira história)" (Ícone, Brasil, 2005)

- "Templários (Ordem Militar e Religiosa)" (Catedral das Letras, Brasil, 2005)

- "Confraria Mística Brasileira: a História" (Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Brasil, 2005)

- "Símbolos e Mitos Templários" (Centauro Editora, Brasil, 2006)

- "Roteiro Místico de Portugal" (Editora Leitura, Brasil, 2006)

- "Mistérios da Humanidade" (Editora Via Occidentalis, Portugal, 2006)

- "O Sol de Rita" (Corpos Editora, Portugal, 2006)

- "Os Grandes Mistérios da Humanidade" (Editora Axcel Books, Brasil, 2006)

- "Assassini - uma Seita Esotérica" (Via Occidentalis, Portugal, 2006)

- "História dos Lusitanos" (Editora Prefácio, Portugal, 2006)

- "Assassinos" (Pulso Editorial, Brasil, 2006)

- "A vida portuguesa como ela é" (Matrix Editora, Brasil, 2006)

- "Romance na Net - Conectando emoções" (Idea Editora, Brasil, 2006)

- "Já Passou" (Corpos Editora, Portugal, 2006)



(Publicado na Revista Cerrado Cultural www.revistacerradocultural.blogspot.com, edição de set.2011)


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui