Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Uma CERVEJA com MARCEL PROUST! -- 13/04/2003 - 10:49 (LUMONÊ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Umas das maiores especialidades do brasileiro é inventar desculpas para não fazer aquilo que não gosta ou acha desnecessário. Inventa-se desculpas para tudo neste país; desculpas para justificar o atraso, para não saldar uma dívida, para não ir à escola, para não trabalhar, para não ir ao dentista, para não ir ao museu, para não usar camisinha, para não cumprir as promessas (especialmente as feitas em palanques), para não parar no sinal vermelho, para não votar... enfim, inventa-se desculpas para todos os gostos e necessidades.

Desculpamo-nos o tempo todo. Somos verdadeiras máquinas de fazer desculpas e umas das mais manjadas é a desculpa da falta de tempo, sendo uma das maiores vítmas desta desculpa, que já não convence ninguém, a LITERATURA, uma vez que, quando o assunto é a leitura de um bom livro transformamo-nos no povo mais ocupado do mundo, um povo cheio de compromissos, em nome dos quais deixamos os livros de lado, como se ler, não fosse também um compromisso que temos para com a gente mesmo, nestes tempos em que é imprescíndivel ter acesso às informações para acompanhar o processo evolutivo pelo qual passamos.

No mundo de hoje as pessoas que não destinam um tempinho par a leitura, literalmete, perde o seu lugar ao sol e condena-se a passar a vida 'viajando na maionese' como dizem por aí.

Ler um bom livro, uma revista, um jornal ou um sítio de conteúdo é abrir a mente para novos conceitos de vida, é desenvolver o senso crítico, é conhecer uma infinidade de personagens que dependdendo do autor, passam a fazer parte de nossas vidas como se fossem vivas, além é claro de aumentar nosso vocabulário, o que as vezes livra-nos de situações difícies.

E aí? Você considera o hábito da leitura indispensável para a vida?

Se a resposta for 'sim', nada mais tenho a dizer-lhe, afinal você tem uma infinidade de autores a sua disposição, não devendo perder tempo com alguém que sabe tão ou menos do que você; mas se a resposta for 'não' peço que dê uma olhada pelos bares da cidade, onde os que dizem que não possuem tempo para ler, costumam desperdiçar o mesmo entre geladinhas. Preste atenção no que falam e avalie o conhecimento que possuem sobre a vida, a sociedade, o sexo, a política, a religião e outras coisas e então, se você considerar capaz de sobreviver num universo tão pequeno e limitado, peça mais uma, senta-se à mesa e 'SAÚDE', mas se você achar que tão pouca informação não vai te levar a nada (como não vai mesmo) não perca mais tempo e procure um bom livro, o que definitivamente não o impedirá de tomar suas cervejinhas pelos bares da vida, afinal ninguém é de fibra de carbono.

Vamos tomar uma gelada e discutir a obra de Marcel Proust???


®LUMONÊ
SE OS LINQUES ABAIXO NÃO FUNCIONAREM, RETORNE e TENTE UMA SEGUNDA VEZ!!! OBRIGADO!!!
Meu Quadro de AvisosBatendo Papo na UsinaDicas de HTMLComentando Textos Usineiros
Sentado no cabo da enxada eu lia Marcel Proust!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui