Usina de Letras
Usina de Letras
276 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50579)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->PEC para inserir juízes no parlamento -- 05/04/2003 - 11:21 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos









Minuta


PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº___. DE 2003



Altera o inciso V do parágrafo terceiro do art. 14 e inciso III do parágrafo único do art. 95, ambos da Constituição Federal.




As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte emenda ao texto constitucional:

Art. 1º - O inciso V do § 3º do artigo 14 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte alteração:

“Art. 14............................................................................................
§ 3º ..................................................................................................
.........................................................................................................

V - a filiação partidária, ressalvado o disposto no inciso III do Parágrafo Único do art. 95 desta Constituição;”


Art. 2º - O inciso III do parágrafo único do artigo 95 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte alteração:


“Art. 95 .......................................................................................
Parágrafo único: ..............................................................................
..........................................................................................................

III - dedicar-se à atividade político-partidária, sendo elegíveis para os cargos de Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual independentemente de filiação a partido político.”


Art. 2º - Esta Emenda Constitucional entrará em vigor na data da sua publicação.
Brasília, ___de____de 2003.






Minuta de PEC
Altera o inciso V do parágrafo terceiro do art. 14 e inciso III do parágrafo único do art. 95, ambos da Constituição Federal.





JUSTIFICATIVA


A nova ordem política exige rediscussão sobre a participação parlamentar. a sociedade faz-se representada no parlamento por quase todos os seus seguimentos e até os militares são elegíveis.

Os magistrados exercem atuação política em suas atividades e merecem ser inseridos no contexto. o cenário político requer a participação de todas as entidades de classe, o que urge inserir os juízes na possibilidade de debate sobre temas da atualidade.

A voz no parlamento é necessária para que os magistrados tenham nele o direito de expressão, revelando as particularidades do poder judiciário – o que contribuirá para torná-lo mais transparente – e propondo as modificações necessárias para o aperfeiçoamento da justiça.

Porém, para assegurar efetiva isenção, urgem alguns cuidados a serem consagrados na legislação infraconstitucional: afastamento do exercício da função de juiz por um ano; afastamento da função de juiz eleitoral por quatro anos; inserir previsão de inelegibilidade em decorrência de associação com partidos políticos e inserir previsão de inelegibilidade em razão de decisões que beneficiem indevidamente alguém, vedando o uso indevido do cargo de juiz para fins eleitorais.

A possibilidade de inserir os magistrados na vida parlamentar sem filiação partidária garantirá a independência do juiz eleito para o parlamento, tornando-o livre das paixões que dominam os partidos políticos. E isto atende à necessidade e ao desejo de participação democrática e ilustra a tendência de construir uma nação politicamente aberta.











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui