Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Se... Et caetera... = São ou não ?! -- 02/04/2003 - 20:43 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
E tudo por cauda...... da morte!

                       

           

Se... Et caetera... Não, não seria a Deus que eu iria perguntar. Para a questão que sei e não sei pediria sem dúvida ao Diabo o favor de me esclarecer e de pelo menos me libertar de umas quantas reticências que me inquietam.

Estranhas, muito estranhas são, sem mais, as atitudes dos indivíduos da minha idade, que me conhecem assim-assim, para comigo. Esforço-me quanto posso para lá, mas algo impede pelo propositado afastamento que me aproxime.

Mau ou bom que seja, sou elástico convivencial. Dos sete aos trinta Natais prezo-me de ter centenas de francos e leais amigos. Não há zangas, não há inconveniências. Há, sim, alegria, espontaneidade e franqueza nas palavras e nos actos. Em suma, existe enlace dilecto entre mim e os jovens.

Se... Et caetera... Ah... Não se atrevem, não. Só provávelmente entre dentes e bastante distantes das minhas costas. Levavam logo no focinho sem hesitação. Os da minha idade, mais do que eu só poderão ter uma coisa: dinheiro!

Voltando ao curso do assunto que enformo. Os da minha idade sentir-se-ão porventura rivalizados com a minha presença? Caramba, sou dos que opinam e deixam opinar. Sou dos que procuram esclarecimento objectivo no veio das palavras.

Ainda não encontrei ninguém, aí 12 ou 15 anos mais velho do que eu, que me elucidasse. Quando era miúdo seria o sintoma que sinto agora uma evidência entre os mais velhos?

Se... Et caetera... Não fosse o dito 'Ah... O senhor é poeta' pingando sarcástico à cambalhota na ironia... Eu replico logo: que percebe o senhor de ser ou não ser poeta? Para si o poeta faz versinhos e não escreve no papel dos euros?!... O propalado exemplo de Camões levanta o temor nas almas.

A plêiade da poesia homosexual também leva o nabo com grelo a torcer a nabiça. Já ouvi referir muito baixinho que Camões fazia umas coisinhas com o escravo jau. O povo é assim quando presume que alguém utiliza o fecho da dignidade aquém ou além do assento da sanita.

Se... Et caetera... Interrogo-me: os velhos são ou não uma grandessíma cambada de trampa a tentar cercear desmedidamente a juventude para melhor a explorar?! Se são... É tudo por causa da morte, coitadinhos!

Torre da Guia

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui