Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->OUVIR E ENTENDER MÚSICA – PARTE VINTE -- 14/03/2003 - 12:12 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OUVIR E ENTENDER MÚSICA – PARTE VINTE
(FORMAS FUNDAMENTAIS – chaconne e tema com variações)
por Coelho DE Moraes, baseado na obra de Aaron Copland

Chaconne: Tem relacionamento com a passacaglia. Causa dúvida nos estudiosos. Um exemplo: último movimento da quarta sinfonia de Brahms.
É uma dança lenta em compasso ternário. Sóbria e digna.
Em primeiro lugar, ela não se obriga a começar com o baixo ostinato, eis a diferença básica. Em vez disso, o tema do baixo é ouvido desde o início com as harmonias.
A chaconne poderá ser uma espécie de intermediário entre a passacaglia e o tema com variações. Enfim, o baixo da chaconne tem um compromisso harmônico que não existe na passacaglia.

Tema com variações: Foi além da música e já aparece como título de poemas e romances. O tema que servirá de variação pode ser original – do autor – ou tomado de alguma fonte – folclórica, por exemplo.
O tal tema terá um caráter simples e discreto.
À medida que as variações vão se fazendo sobre o tema a trama começa a se complicar.
Tipos de variações: a) harmônicas; b) melódicas; c) rítmicas; d) contrapontísticas; e) combinações das anteriores.
a) Harmônicas: À medida que a música se desenvolve a estrutura de acordes vem se alterando, muitas vezes com o desenho temático inscrito na harmonia, espalhado ou não pelos variados acordes.
b) Melódicas: O tema melódico passeia pelas vozes e enquanto se repete nas seções seguintes recebe floreios e adornos, por exemplo.
c) Rítmicas: A variação é na alteração das células rítmicas, criando descompassos, atrasos, inclusão de pausas em contratempo, atrasos.
d) Por inclusão, sobre o tema, a aparição de novos vozes que são em si variações do próprio tema.
e) Combinação das anteriores.
Em geral, no começo das composições se manterá o compositor próximo de seu tema, alterando-o gradativamente, á medida que a música transcorre.
Após tudo isso, retorna-se ao tema original como que dizendo: “Olha como fomos longe, e agora retornamos ao que era”.
Exemplos: Primeiro Movimento da sonata em Lá Maio para piano de Mozart, que é uma obra com tema e seis variações. A variação 1 é uma típica melódico-florida. A variação 4 expõe a “esqueletização” da harmonia, desdobrando-a em arpejos ou fragmentando–o em suas notas. A variação 3 a harmonia passa de maior para menor, estilo muito estimado pelos mestres clássicos.
Outros exemplos: “Estudos Sinfônicos” de Schumann, ou o “Temas e Variações” de Gabriel Fauré.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui