Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Conseqüências de uma educação errada -- 11/11/2002 - 22:54 (CARLOS CUNHA / o poeta sem limites) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






Conseqüências de
uma educação errada









Não sobrava tempo para aquela mãe prestar atenção nas necessidades de seu filhinho porque ela era uma mulher muito atarefada, que passava grande parte do seu tempo no trabalho. No pouco que lhe sobrava tinha que tratar dela mesma, afinal era uma mulher elegante e era de vital importância se cuidar para preservar a sua imagem.
Ainda tinha que olhar se o serviço da casa era bem feito pelos empregados e comparecer a compromissos sociais e jantares importantes para o seu marido. Tinha o seu tempo todo tomado e não precisava se preocupar com a criança, afinal nada lhe faltava.
Ela sempre ganhava presente caro. No aniversário, no natal, na páscoa ou em qualquer data festiva e a babá que tomava conta dela era de confiança. Não, ela não tinha com o que se preocupar.
A criança cresceu nesse “ambiente perfeito” onde cada desejo seu era realizado, pois seus pais eram pessoas importantes e ele uma criança privilegiada. Só que se fez um jovem problemático que tinha tudo menos o que mais precisava e ansiava na vida, os seus pais perto dele e participando dela.
Quando se tornou adolescente passou a guiar um carro zero, mesmo sem ainda ter a sua carteira de motorista, com muita irresponsabilidade. Quando causava algum prejuízo no trânsito ou era parado por um policial, o dinheiro de seu pai sempre resolvia o problema. Se engravidasse uma pobre garota, iludida pela imagem que ele apresentava, para ela só restava arcar com as conseqüências. Ele nada assumia na vida.
Seus estudos iam de mal a pior. Se passava de ano era por que estudava em um colégio caríssimo, onde para a direção dele tudo o que importava era não perder a mensalidade exorbitante que era paga pelo seu pai.
Só conhecia o trabalho por ouvir falar nele, ignorando a importância e o valor que ele tem no desenvolvimento do ser humano.
Tinha tudo na vida e a imagem que apresentava nas festas fazia com que os seus amigos, e todas as pessoas com quem ele mantinha contato, sentissem dele uma pontinha de inveja, mas ele em seu íntimo era um jovem muito triste porque o que mais desejava e precisava na vida sempre lhe faltou. A atenção, o carinho, o afeto e a dedicação de seus pais.
Pra fugir dessa tristeza, e preencher um grande vazio que existia em sua alma, ele procurou fazer algo só que fez da maneira errada. Quis fugir da sua dura realidade com sonhos e ilusões e acabou se tornando um rapaz viciado em drogas. Sua vida estava terminantemente destruída.


Muitas crianças que cresceram em ambientes humildes e carentes, que conheceram a miséria e a necessidade, quando ficaram adultas se tornaram grandes homens. Isso aconteceu porque tiveram o apoio das pessoas que amava e apesar da carência das coisas materiais, que tiveram em suas infâncias, receberam amor de seus pais.
A uma criança pode-se dar tudo e do melhor materialmente, mas se lhe faltar o verdadeiro amor de que tanto precisa, o carinho, o apoio e a educação proporcionada com dedicação por sua família ela nada terá recebido. Crescerá triste, vazia e carente. Sua vida estará fadada a não valer a pena de ser vivida.




CARLOS CUNHA







Visite a página do autor clicando aqui

CARLOS CUNHA/o poeta sem limites

dacunha_jp@hotmail.com








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui