Usina de Letras
Usina de Letras
195 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ESCOLA MUNICIPAL OLGA BENÁRIO. -- 07/10/2011 - 15:36 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
07/10/2011(WWW.BLOGDOMARIOMARTINS.ZIP.NET)



ESCOLA MUNICIPAL OLGA BENÁRIO.



Hoje, 07.10.2011. No dia 04.10.2011, terça-feira, pela manhã, eu(MARIO MARTINS) e o Dr. ODIR ROCHA, estivemos na ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL OLGA BENÁRIO.(perto da Maternidade Cristo Rei), em Palmas. Fomos recebidos pela Diretora Mariléia. Feita a abertura do evento pela BANDA DA GUARDA METROPOLITANA. Na mesa, a Diretora Mariléia, o Dr. Odir, o Dr. Mario Martins, o Prof. Gerardo e demais professores. De forma gostosa e animada, o Dr. Odir falou para a criançada, numa interação verdadeiramente fenomenal. Mario entregou Kit de livros de autores tocantinenses para a Biblioteca da Escola e com dedicatória personalizada, para as professoras, Ana Paula, Viviane, Raquia e para a aluna Rebeca. Reunião excelente(FOTOS NO ORKUT- MARIO MARTINS, DE PALMAS, TOCANTINS), NOS ALBUNS MARIO E SUAS LEITORAS e OUTRAS FOTOS INTERESSANTES. Mas, esta ESCOLA OLGA BENÁRIO foi construída pelo Dr. Odir, quando Prefeito Municipal de Palmas. POR QUE O NOME? VEJA A BIOGRAFIA RESUMIDA: OLGA BENÁRIO, de Munique, Alemanha, 12.02.1908. Filha de Leo Benário e Eugenie. Em 1923, com 15 anos, entrou para a JUVENTUDE COMUNISTA. Em 1934, com 26 anos, veio para o Brasil com o líder comunista Luis Carlos Prestes, por quem se apaixonou e de quem ficou grávida, tendo Anita Leocádia Prestes. Foi deportada para a Alemanha Nazista, com 7 meses de gravidez. Lá é levada à prisão de mulheres da Gestapo no número 15 da Barnimstrasse. No dia 27.11.1936 nasceu Anita Leocádia. Quando tinha 14 meses, Ana foi retirada de Olga e entregue à avó Leocádia, mãe de Carlos Prestes. Em 1938, com 38 anos, Olga foi transferida para o campo de concentração de Lichtenburg e em 1939 para Ravensbrück, o único grande campo exclusivo para mulheres. Lá, Olga foi líder de bloco e deu aulas para as outras presas. Em fevereiro de 1942, com 42 anos, Olga foi levada com outras 200 prisioneiras para a câmara de gás de Bernburg onde foi EXECUTADA. Quanto à filha. ANITA LEOCÁDIA PRESTES, da Alemanha Nazista, 27.11.1936, escreveu, entre outros, “UMA EPOPÉIA BRASILEIRA-A COLUNA PRESTES”(1995), sem dados biográficos completos e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via texto publicado. Filha de Luis Carlos Prestes e Olga Benário. Vinculada ao Tocantins, por ter refeito a trajetória de seu pai, via Coluna Prestes, passando por várias cidades do antigo norte de Goiás, hoje Tocantins, especialmente nas cidades de Taguatinga, Arraias, Natividade, Porto Nacional, etc. Após os estudos primários em sua terra natal, sem a presença de sua mãe, morta num campo de concentração da Alemanha, em 1942, terminou por formar-se em Economia, no Instituto de Ciências Sociais de Moscou, Rússia, antiga União Soviética. Com a anistia de seu pai, em 1979, também veio para o Brasil, já com 43 anos de idade. Fez o curso de Doutorado em História Social, na Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, onde também se tornou Professora de História do Brasil. Sua tese de Doutora em História, sob o título “A COLUNA PRESTES”, foi publicada em São Paulo, no ano de 1990. Seguiram-se outros livros, entre os quais, “OS MILITARES E A REAÇÃO REPUBLICANA-AS ORIGENS DO TENENTISMO”(1994), “LUIZ CARLOS PRESTES E A ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA”(1998). É mencionada em todos os livros que tratam da história da coluna prestes no Tocantins, entre os quais, “HISTÓRIA DIDÁTICA DO TOCANTINS”, de Liberato Póvoa. É verbete do DICIONÁRIO DE MULHERES, de Hilda Agnes Hubner Flores. Sobre sua mãe-OLGA BENÁRIO(JUDIA ALEMÃ), escreveu excelente livro o jornalista Fernando Morais. Encontra-se na ESTANTE DO ESCRITOR TOCANTINENSE, da Biblioteca Pública do Espaço Cultural de Palmas. Biografada no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS, de Mário Ribeiro Martins, MASTER, Rio de Janeiro, 2001.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui