Usina de Letras
Usina de Letras
61 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Barba e Barriga -- 19/06/2000 - 13:46 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Observando à minha volta sou forçado a concluir que deve existir uma estranha e perversa associação entre barba e barriga. Digo perversa porque aparentemente há o que poder-se-ia chamar de Maldição da Barba. De acordo com ela, qualquer um que use barba comprida, mais cedo ou mais tarde terá o que poderíamos chamar de "barriga comprida", ou seja aquela barriga que persiste mesmo alguns anos depois de se parar de beber cerveja.

Não posso imaginar o motivo, mas procuro na rua alguém magro que use barba e encontro um que outro, muito poucos frente ao número de barbudos barrigudos. Naturalmente, são todos jovens, de modo que a maldição não é desmentida, simplesmente ainda não gerou seus efeitos. Concluo portanto que ninguém está livre.

O curioso é que a maioria deixa a barba crescer quando ainda não tem barriga e, considerando que Che Guevara já saiu de moda há um bom tempo, não posso imaginar o motivo. Talvez a carestia, talvez a preguiça. Os mais velhos a gente sabe, apenas um ato disfarçado de protesto. O fato é que hoje em dia ninguém mais deixa a barba crescer. A rebeldia da juventude se dá pela ausência de cabelo, com o estilo Ronaldinho. Ronaldinho agora, mas na realidade a inspiração para o estilo deve estar em alguma unidade da FEBEM, ou em todas.

Se a barriga sinaliza o amadurecimento, em alguns casos a prosperidade, a barba se mantém como uma reserva de juventude. Ninguém comenta, mas todos sabem que sempre é possível raspar e remoçar uns dez anos com facilidade. Claro que paralelamente há que malhar um pouco para amenizar o efeito da maldição. Infelizmente não há elementos que permitam afirmar que a maldição opera também no sentido inverso. Ainda não vi nenhum caso em que, tendo raspado a barba, tenha sido "raspada" também a barriga. De qualquer forma a aparência com dez anos a menos nunca é desprezível, mesmo que fique por algum tempo o que chamaríamos de barriga residual. Mas há que ter cuidado, a barba costuma disfarçar a papada e aí há que estudar custos e benefícios.

Outro dia eu avisei aqui em casa que nas minhas próximas férias eu iria raspar a cabeça, a barba e o bigode. Não chegaram a vaiar, mas rapidamente ficou definido que eu deveria tirar férias sozinho e que só deveria voltar depois que todos os pelos públicos estivessem de volta ao seu lugar. Resta saber se os cabelos, já tão raros, voltariam. Quem sabe não voltam fortificados e abundantes? Não parece muito provável. Considerando que minhas próximas férias ainda devem demorar muitos e muitos meses, há tempo para uma reflexão mais cuidadosa sobre as razões de uma reação tão drástica.

Talvez seja o medo do desconhecido uma vez que aqui em casa ninguém jamais me viu sem barba e sem bigode. Na realidade Inajá me viu sem barba uma única vez e só guardou a lembrança de que não gostou muito. Já me viram com cabelo, mas já faz tanto tempo que esqueceram. Talvez estejam querendo me dizer que o prognóstico sobre a minha imagem sem barba não é dos melhores. As mulheres sempre tem um jeito especial de dizer as coisas que não queremos ouvir.

Não sei, vou refletir durante este tempo que ainda falta para as férias.


Escrito em 18.12.1999
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui