Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->OUVIR E ENTENDER MÚSICA – parte DEZ -- 25/02/2003 - 13:14 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OUVIR E ENTENDER MÚSICA – parte DEZ
OS QUATRO ELEMENTOS DA MÚSICA – TIMBRE (cordas)
por Coelho De Moraes baseado na obra de Aaron Copland

Depois do ritmo, da melodia e da harmonia vem o timbre. Colorido tonal. O timbre na música é como a cor na pintura. É a qualidade do, som produzido. Cada voz com seu timbre. Cada instrumentos se caracteriza pelo seu timbre.
O compositor escolherá a melhor roupagem para sua composição. A escolha desses coloridos se fará em função da idéia intrínseca de sua composição.
Cabe ao compositor saber escolher o detalhe musical que causará efeito. Ele tem que ter, de certa maneira um denso espírito crítico. Uma perspicácia para propor uma música que toque o ouvinte, mesmo aquele não goste do estilo.
Diferente de um compositor anterior a Hændel – que não costumavam indicar que instrumentos tocar aqui ou ali, não se importando tanto com a manutenção do timbre específico da peça – os posteriores indicarão claramente que tipo de instrumentos deve efetuar aquela melodia, mesmo em função da tessitura de cada instrumento.
A limitação da obra também se deve à limitação de cada instrumentos. Mas, há novos recursos, hoje.
Tomemos o piano. Ótimo para se ter à mão. É o “pau para toda obra”. Abrange todas as tessituras instrumentais. É um instrumento que forma acordes, portanto, harmônico. Pode ser usado politonalmente. Pode ser usado como instrumento de percussão. Ou para efeitos especiais. Além de muitos o usarem alterado – com moedas ou latinhas nas cordas como John Cage. E, é claro, pode ser usado como piano, mesmo.
Os instrumentos de orquestras dividem-se em sessões: as cordas, ; as madeiras; metais; e percussão.
Cordas: Violinos (I e II), Violas, Violoncellos e Contrabaixos. As cordas usam efeito de pizzicato, que é puxar a corda, como no violão, com o dedo ou efeito de arco, ou seja, tocar com o arco. O som dos harmônicos se obtém tocando levemente a corda com o dedo, obtendo-se um som aflautado. Pode-se tocar duas ou mais cordas ao mesmo e usa-se, também, a surdina, aveludando o som.
Em relação ao violino a viola é, um pouco maior, com alcance mais grave. Considerando o violino o soprano das cordas, a viola é o contralto, o cello o tenor/barítono e finalmente, o contrabaixo os baixos.
A sonoridade da viola tem denso apelo emocional.
O violoncelo é preso aos joelhos do executante sentado. Pungente nos agudos e sóbrio nos graves. Nos tons médios o cello é sério, abaritonado, sutil e carregado de emoções.
O contrabaixo será tocado em pé. Foi incorporado às jazz bands. No início – na era Beethoven - repetia, uma oitava abaixo, o que o cello fazia. Seu som emerge das profundezas da orquestra. É abismal. Mas, ele é a base dos sistemas. O alicerce de onde partirão por reverberação infinitas notas harmônicas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui