Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62306 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->OUVIR E ENTENDER MÚSICA – parte SEIS -- 22/02/2003 - 15:10 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OUVIR E ENTENDER MÚSICA – parte SEIS
OS QUATRO ELEMENTOS DA MÚSICA - MELODIA
por Coelho De Moraes baseado na obra de Aaron Copland

A melodia trás a idéia do movimento da emoção íntima. A melodia pode nos comover, ninguém sabe por que. O que constituirá uma boa melodia, se ele ativer valores pessoais? Jung explicará?
A melodia com altos e baixos, evitando a repetição de notas sem significados, que seja longa e fluente e um clímax que se aproxime de seu fim.
Outro ponto importante é a fluência rítmica.
A melodia deve obter uma resposta emocional, e aí não há regra, a não ser que o compositor seja um grande leitor do emocional de seu povo e saiba obter linhas melódicas que estimulem uma resposta. O compositor tem que ter cultura.
Há movimento e repousos provisórios – cadências - nas melodias. E elas, academicamente falando, existem dentro dos limites de escalas. A escala é um certo arranjo de notas. Não podem ser arranjos arbitrários, mas se forem seqüências escolhidas terão que seguir um critério e que esse critério seja obedecido até o fim da composição.
Usamos quatro sistemas: oriental, grego, eclesiástico e moderno.
Tomemos o MODERNO: essa escala está dividida em doze tons “iguais”, chamados semitons, formando a escala cromática (Kroma=cor). A maior parte da nossa música “moderna”, não se baseia no cromatismo, mas na escala de sete tons extraídos dos doze. Essa escala de sete sons é a escala diatônica. Cante o dó-ré-mi-fa-sol-lá-si-dó que você conhece desde criança, e é isso. Isso é uma escala do modo MAIOR.
Teremos então doze escalas do modo Maior.
Teremos, daí, doze escalas do modo Menor.
O nome da escala é a primeira nota da escala. No caso acima teremos uma escala de Dó, do modo Maior ou do modo Menor.
Modular é passar de uma para outra ou para uma terceira a escolher. O compositor tem livre arbítrio aí, ou o livre arbítrio que uma escola ou estilo permitam.
Dentro da escala há as forças de atração. Nesse sistema, que chamaremos tonal, a primeira da escala é a maior atração tonal. A segunda mais forte é quinta da escala, ou seja DÓ-ré-mi-fa-SOL. Em seguida teremos o FA, com poder de atração, completando o jogo do sistema Tonal, onde se apóia a música ocidental e clássica, em linhas gerais.
Para construir sua melodia muito cantável evite saltos maiores do terças – ou duas notas, pulando uma, - facilitando assim a entonação e decoração das partes. É claro que esse tipo de melodia vem sendo feita desde o século 9, portanto há necessidade de muita criatividade para algo original.
No sistema tonal o retorno à tônica é uma obrigatoriedade. Ou uma fixação na notas mais atrativas, ou seja a QUARTA ou a QUINTA, contadas em relação à tônica, que é a PRIMEIRA. A habilidade com que se faz isso é que dará a característica e formará o estilo do compositor.
Wagner e Strauss foram mais arrojados e criaram melodias com saltos mais audazes; mas, nesse momento também tempos uma época em que se está questionando o sistema Tonal. É um momento de rompimentos. É – no caso de Wagner, Debussy - final do século 19. Revoluções e mudanças no planeta. A arte acompanha esses destinos.
A melodia é a pista que nos leva por território desconhecido. Ela pode desaparecer, voltar, voltar com obstáculos, mas é a pista.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui