Usina de Letras
Usina de Letras
47 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62247 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5442)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->João João -- 19/02/2003 - 20:56 (Lêda Maria Carvalho da Nova) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
João João
Acorda de bom humor, como que antevendo o inusitado, e desfruta o descompromisso de um dia de verão. Ouve clamar, de longe, o seu nome: - João João! – Mas não identifica, pelo alto da janela que abre, de quem vem.
Demora-se no banho frio, muito embora o adiantado da hora e nem a perspectiva de atrasar-se inibe o prazer da água escorrendo e formando bolhas.
João João adentra no metrô lotado e olha displicentemente para o lado, até por falta de opção de onde fixar a vista. O que vê, entretanto, o lisonjeia: uma mulher bonita, de cabelos longos e vestido amarelo, o encara provocante.
Experimenta o gesto feminino invadindo a sua privacidade, confronta-o e só se apercebe paralisado quando passa, por entre as janelas, a estação que deveria descer.
Passageiros entram e saem, já é a terceira vez que o transporte inicia o mesmo percurso e o homem permanece hipnotizado e sem movimento. Uma descarga elétrica atravessa o corpo, esquenta as veias e explode no ar, da mesma forma que o raio cortando o relâmpago.
João João é atraído pela fantasia do mistério: o cérebro entorpece; a realidade perde o sentido; Eros venda seus olhos e contrai o peito – tal qual uma flecha o atravessando; e espelha-se na beleza de Narciso, magicamente refletida no casal.
- O quê estou a sentir? – pergunta-se, contemplando-se. – É um encantamento e um desvario! Quando repõe a atenção, constata a mulher desaparecida por entre a multidão. O coração enfim desacelera, o sangue recompõe-se, situa-se no tempo e no espaço e senta-se na cadeira vazia.
- Apaixonei-me! – constata João João. – Mas ela é uma desconhecida! – Será por isso que desfrutei tamanho deleite?
E o moço segue caminho rumo ao serviço.
19.12.02
Lêda Nova
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui