Usina de Letras
Usina de Letras
195 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ARDAM em HTML = ABC -- 04/02/2003 - 21:13 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O que a poucos serve...
Serve à maioria!
Torre da Guia





Apesar de ser por enquanto um periclitante caloiro no 'uso - abuso - reabuso' da apaixonante técnica informática HTML (perdoem-me as travessuras de menino), atrevo-me a expor algumas indicações que produzam efeito imediato e satisfaçam minimamente os usineiros que me solicitaram esclarecimentos. Evidentemente que o ensejo estende-se sem excepção ou reserva a toda a comunidade 'U - d - L' (Unidos das Letras). É soer dizer-se que 'o sol quando nasce é para todos'. Pena e lamentável é que na prática os predadores da humanidade persistam em tapar o sol para viverem extorsionáriamente sob a esconsa luz da escuridão. Seria espectacular e esplendidamente belo que todos pudessem 'arder' ao sol da felicidade... Tenho razão?! (Diógenes)

Então, à guisa de Lumonê, a quem aproveito para cumprimentar e saudar, muito simples e singelo, à moda de Milene Arder, para quem o humilde efeito vale todas as palavras, eis a minha primeira 'burridouta' lição de HTML = (H)oje (T)enho (M)ilene (L)uminosa...


1. - Itálico = ( i )O texto insere-se sempre aqui( /i )
1. - Negrito médio = ( b )Assim... Assim...( /b )
2. - Negrito = ( strong )Fica mesmo preto( /strong )
3. - Letra grande = ( h6 )Quanto menor for o número, maior é a letra( /h)
4. - Letra de máquina = ( pre )Pequena sensação( /pre )
5. - Centralizar = ( center )O nosso coração( /center )
6. - Movimento = ( marquee )Da esquerda para a direita( / marquee )
7. - Cor = ( font color=' 0000FF' )Azul( /font )

Cores:

' FF0000' = Vermelho
' 00FF00' = Verde
' 0000FF' = Azul
' FFFF00' = Amarelo
' FF00FF' = Cor-de-rosa
' 00FFFF' = Turqueza
' FFFFFF' = Branco
' 000000' = Preto

Primeiro Exercício Compacto:

Reparem bem nos caracteres que emolduram, circundam e se entranham neste poemetozinho a seguir inserto: vamos colocá-lo em movimento cor-de-rosa (Gosto imenso da cor-de-rosa, mas... Bem... Cuidado com as ilacções...), a letra grande, a negrito, a ilálico, em letra de máquina, e expomos este exemplo ao centro:


( marquee )( font color=' FF00FF')( h4 )( strong )( i )( pre )
O milagre da pureza...
Que minha( font color=' FF0000' ) Musa( /font ) me inspira
Senta a maldade à mesa
E a bondade respira!
( /pre )( /i )( /strong )( /h )( /font )( /marquee )


Para produzir o efeito que acabei de descrever ou, se quiserem, o 'ardente' milagre que almejo aqui, vou substituir, rigorosamente atento, os sinais ( ) por < >. Cerca de dois minutos de laboriosa atenção fará então...
O milagre e a 'ardência'...


O milagre da pureza
Que minha Musa me inspira
Senta a maldade à mesa
E a bondade respira!



De seguida, se quiserem saber tão pouco como eu sei sobre esta técnica, sintonizem ' www.sapo.pt' e busquem 'textos em movimento'. Deparar-se-vos-à HTML para cegos... Sim, se dá para cegos, é exactamente o que os iniciados em HTML precisam. Precisam?! Pois... Todos sem excepção precisamos de VER sempre mais.

Deixo-vos com todo gosto esta liçãozinha entre simpáticos ursos... Ursos?! O que é que somos mais do que simpáticos ursos?!... Se porventura quiserem testar uma interessantíssima confusão, passem integralmente este texto ao Vosso 'Word Pad'. Ai, substituam todos os sinais ( ) por < >. Depois, insiram tudo numa página 'U - d - L' e gozem por alguns minutos (só!) o esplendoroso movimento da confusão. Às vezes, faz bem e ilumina o espírito.

Lusitano
Abraço






Torre da Guia
DR-SPA-1.1453

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui