Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62306 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->16 - UM POUCO DOS LEITMOTIVS DEBUSSYNIANOS -- 26/12/2002 - 12:05 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
16 - UM POUCO DOS LEITMOTIVS DEBUSSYNIANOS
-compilações da obra de Joseph Kerman, por Coelho De Moraes –
a idéia é popularizar o tema ópera e as críticas sobre essa arte

Sua linha vocal é uma coisa delicada, murmurante, com muita recitação monótona, poucos termos súbitos, um âmbito simples de poucas notas, e um horror aos intervalos melódicos fortemente emocionais. Por meio de mínimos desvios de intensidade e ritmo, a linha de Debussy indica precisamente como aquele que fala ergue a voz, acelera o seu discurso, hesita, permite-se um toque de sentimento e em seguida recai num polido anonimato emocional.
Por meio de interlúdios musicais que fluem e refluem das breves cenas de Maeterlinck, Debussy conectou suas cenas dentro dos atos. Este procedimento preserva a aprofunda o clima, pois não se permite à platéia relaxar entre as cenas.
O leitmotiv funciona como uma imagem recorrente, com esta diferença: a de que enquanto o símbolo verbal tem algum significado específico, por mais limitado que seja, em sua primeira aparição, o símbolo musical tem, na melhor hipótese, um clima, só é capaz de absorver um significado conceitual por associação. O leitmotiv é um complexo inteiro de associações, dramáticas e musicais que ligam a cada aparição sua, mas a cada vez que se ouve o leitimotiv, ele faz o seu efeito subliminar e consegue significar cada vez mais. Só poderá ser completamente apreendido no final da ópera. Para Debussy, a principal idéia temática musical da ópera representa mais o clima gerado do que a pessoa. Mais um detalhe da dramaturgia musical é levado a se relacionar com a idéia dramática central.
C´est magnifique, mais... esta peça, esta ópera, sofre das doenças crônicas dos dramas construídos essencialmente a partir de idéias, em vez de seres humanos e seu progresso. Talvez os idéias operísticos tenham sido feitos para serem, frustrados. É uma rara ópera em que a música de amor é a menos eficaz.
O ideal oposto era Wagner, como já se disse, e o poema sinfônico. Tristão, em vários sentidos,é o modelo óbvio de Pelléas, com sua sombria história de amor adúltero submetida a uma idéia obsessiva, uma visão da fatalidade que varre tudo que encontra pela frente. A idéia de um destino que tudo abrange é um componente regular da grande tragédia.
Debussy pratica neutralização da ação, evitando o drama, evitando o trágico.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui