Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->17 – A ÓPERA COMO POEMA SINFÔNICO E A FORMA -- 26/12/2002 - 12:05 (COELHO DE MORAES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
17 – A ÓPERA COMO POEMA SINFÔNICO E A FORMA
-compilações da obra de Joseph Kerman, por Coelho De Moraes –
a idéia é popularizar o tema ópera e as críticas sobre essa arte

Chegamos a Wagner como homem que tomou para si mesmo, arrogantemente, o conceito de ópera e escreveu o Anel para sustentar sua pretensão, sacudindo o mundo musical, criando posições que estão em evidência até hoje.
Francis Fergusson viu Wagner ao lado de Racine numa perspectiva mais longa – o teatro da paixão – em oposição ao teatro da razão. Thomas Mann ensaiou em livro com o título “Freud, Goethe e Wagner”. Há outros autores referendando outros trinômios pilares como : Beethoven, Wagner e Schoemberg.
Repetimos, porém: Wagner e Debussy assumiram posições radicalmente opostas. Wagner tendeu em direção ao ideal da ópera como poema sinfônico e Debussy em direção ao ideal da ópera como peça cantada, e apesar de nenhum dos dois ideais ter sido atingido – o que é natural em termos de idéias – os resultados foram imponentes e de longo alcance. Pelléas et Mélisande é a ópera mais refinada, auto-consciente, reprimida e extravagante; Tristão e Isolda é de longe a mais radical, a mais imaginosa, a mais difícil de se chegar a um acordo a respeito.
No caso do Tristão, os preâmbulos são longos, às vezes não dramáticos, tediosos, mas cada um deles se encaixa nesse clima incandescente em vista. Desnecessário dizer; é a música quem desencadeia a conversão em Tristão e Isolda, e dá o sentido de verdade à visão mística extrema.
A forma musical em ópera, o elemento articulador essencial do drama, é sempre mais bem compreendida como reflexo, ou como a imagem original, da forma musical tal como existe segundo a sua época. Quando a arte da ópera foi criada Monteverdi reuniu elementos de estilo operístico a partir de vários gêneros musicais daquele período vigoroso, confuso e de transição. O ordenado plano barroco da ária e do recitativo de Metastásio encontra expressão também na música instrumental da época. A técnica operística de Mozart é paralela a seu estilo sinfônico. De forma similar, a continuidade operística de Wagner adota, define e consuma o ideal formal característico da música romântica.
Wagner levou o ideal orgânico a um clímax monstruoso: uma continuidade única, pulsante, ostensiva, carregada de temas, durante quatro horas – até mesmo durante quatro noites.
Sturm und Drang – os ideais românticos da Alemanha postos em palcos especialmente construídos para a consumação de toda aquela paixão emocional e musical que afligia a época
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui